A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Medicina do adolescente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Medicina do adolescente"— Transcrição da apresentação:

1 Medicina do adolescente
HPV Paula sedoski Raquel Greca Sergio marcon Medicina do adolescente Darci bonetto

2 Definição Papilomavírus humano (HPV)- grupo de vírus DNA vírus da família Papillomaviridae que causam lesões benignas e malignas de pele e mucosa. Possuem crescimento limitado e com freqüência regridem espontaneamente. Os papilomavírus humano constituem um pequeno grupo de vírus que causam uma variedade de lesões benignas e malignas de pele e membranas mucosas.

3 Doenças mais comumente reconhecidas:
Verrugas anogenitais (condiloma acuminado) Verrugas em superfícies cutâneas (verruga comum) Verrugas na superfície plantar (verruca plantaris) Neoplasia Intraepitelial Cervical (neo de colo de útero) As doenças associadas com HPV mais comumente reconhecidas incluem verrugas anogenitais (condiloma acuminado), em outras superfícies cutâneas (verruga comum) e na superfície plantar do pé (verruca plantaris). Além disse, infecção por HPV causa lesões intraepiteliais escamosas no colo do útero, também conhecidas como neoplasia intraepitelial cervical (NIC; CIN), e é considerado o agente etiológico do câncer de colo e possivelmente outros locais anatomicos.

4 Classificação São classificados de acordo com o risco oncogênico:
Baixo risco - 6, 11, 42, 43 e 44 Risco intermediário - 31, 33, 35, 51, 52 e 58 Alto risco- 16 e 18 Existem mais de 100 tipos virais de HPV descritos até o momento e, destes, aproximadamente 35 são encontrados no trato anogenital.

5 Fisiopatologia Infecções por HPV causam doença- ao produzirem crescimento celular aberrante Infecções por HPV causam lesões pré-cancerosas e cancerosas- substituição do epitélio por células indiferenciadas Infecções por HPV causam doença- ao produzirem crescimento celular aberrante. No caso dos tipos cutâneos e genitais de baixo risco, lesões como verrugas resultam da proliferação benigna das camadas epidérmicas induzidas por HPV. Quanto aos tipos genitais de alto risco, as lesões pré-cancerosas e cancerosas resultam da substituição do epitélio por células indiferenciadas como resultado da interferência, induzida por HPV, no crescimento celular normal.

6 Transmissão Infecções por HPV:transmitidas principalmente por
Contato direto da pele ou membrana com uma lesão infectada Infecção genital: Intercurso sexual Contato genital não insertivo Contato orogenital Contato manual genital Obs: Existem mais de 100 tipos virais de HPV descritos até o momento e, destes, aproximadamente 35 são encontrados no trato anogenital.

7 Diagnóstico Anamnese Exame físico Exames complementares
Anamnese: A maioria das pessoas não apresentam sintomas, portanto convivem com o vírus transmitindo a doença para os parceiros e também no caso da gestante para o feto. Em alguns casos as pessoas notam o aparecimento de verrugas nos genitais. Exame físico: Podem ser observadas lesões verrugosas na região genital. O diagnóstico completo só pode ser dado através do resultado de exames complementares.

8 Lesões Macroscópicas

9 Papanicolau Capaz de detectar as alterações celulares causadas pelo vírus “Screening” de câncer cervical Exame de rotina Papanicolau tem com objetivo a identificação de alterações células cervicais e também o grau de displasia dessas células. Essas alterações podem ter outras causas, não somente o HPV O procedimento de coleta propriamente dito deve ser realizado na ectocérvice e na endocérvice. junção escamo-colunar

10 Inspeção com ácido acético 5%
Identificação de alterações celulares Triagem dos casos que devem ser encaminhados para biópsia e colposcopia

11 Outros exames Colposcopia Biópsia Teste de hibridização molecular

12 Outros exames Captura Híbrida PCR Hibridização in situ

13 Tratamento O tratamento tem por objetivo reduzir ou eliminar as lesões causadas pela infecção. A forma de tratamento depende de fatores como a idade da paciente, o tipo, a extensão e a localização das lesões.

14 Agentes tópicos Ácido tricloroacético de 50% a 90%
5-fluoruracila em creme Podofilotoxina a 0,5% em solução ou 0,15% em creme

15 Imunoterapia Interferon Imiquimod

16 Cirúrgico Exérese cirúrgica (bisturi de lâmina e cirurgia de alta frequência) Eletrocoagulação Crioterapia Laserterapia

17 Prevenção da infecção e do câncer de colo uterino
Preservativos Vacinas Educação Diagnóstico e tratamento precoces


Carregar ppt "Medicina do adolescente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google