A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TIPOS DE VERBO NO PREDICADO OU PREDICAÇÃO VERBAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TIPOS DE VERBO NO PREDICADO OU PREDICAÇÃO VERBAL"— Transcrição da apresentação:

1 TIPOS DE VERBO NO PREDICADO OU PREDICAÇÃO VERBAL
GRAMÁTICA TIPOS DE VERBO NO PREDICADO OU PREDICAÇÃO VERBAL

2 O QUE É.... Chama-se predicação verbal ao resultado da ligação que se estabelece entre o sujeito e o verbo e entre os verbos e os complementos. Quanto à predicação, os verbos podem ser de LIGAÇÃO ou SIGNIFICATIVOS.

3 VERBO DE LIGAÇÃO É aquele que, expressando ESTADO, liga características ao sujeito, estabelecendo entre eles (sujeito e características) certos tipos de relações. A característica atribuída ao sujeito chama-se PREDICATIVO DO SUJEITO Quando o verbo é de ligação, o predicado classifica-se como PREDICADO NOMINAL. Principais verbos de ligação: ser, estar, parecer, permanecer, continuar, ficar.....

4 EXEMPLOS A exploração do cosmo é uma viagem de autodescoberta.
Sujeito verbo de ligação predicativo do sujeito A vitória parecía-nos impossível. Sujeito predicativo do sujeito verbo de ligação Renato permanece mal. Sujeito V. L P. S.

5 VERBO SIGNIFICATIVO Dependendo das relações sintáticas ou semânticas que um verbo significativo estabelece com outros elementos do enunciado, ele pode ter, em si, sentido completo ou pode precisar de outra palavra (ou expressão) para complementá-lo. Em função disso, ele será classificado como verbo INTRANSITIVO ou TRANSITIVO.

6 VERBO INTRANSITIVO É aquele que traz em si a ideia completa da ação, sem necessitar, portanto, de um outro termo para completar o seu sentido. Sua ação não transita. Por Exemplo: O avião caiu. O verbo cair é intransitivo, pois encerra um significado completo. Se desejar, o falante pode acrescentar outras informações, como: local: O avião caiu sobre as casas da periferia. modo: O avião caiu lentamente. tempo: O avião caiu no mês passado. Essas informações ampliam o significado do verbo, mas não são necessárias para que se compreenda a informação básica.

7 VERBO TRANSITIVO É o verbo que vem acompanhado por complemento: quem precisa, precisa de algo; quem escuta, escuta algo. O sentido desse verbo transita, isto é, segue adiante, integrando-se aos complementos, para adquirir sentido completo. Veja: As crianças precisam de carinho. Sujeito Verbo Transitivo Complemento O verbo transitivo pode ser: a)Transitivo Direto: é quando o complemento vem ligado ao verbo diretamente, sem preposição obrigatória. Por Exemplo: Nós escutamos nossa música favorita. V. Transitivo Direto Complemento (sem preposição)

8 VERBO TRANSITIVO b) Transitivo Indireto: é quando o complemento vem ligado ao verbo indiretamente, com preposição obrigatória. Por Exemplo: Eu gosto de sorvete. Complemento (com preposição “de”) V. T. Indireto

9 VERBO TRANSITIVO c) Transitivo Direto e Indireto ou Bitransitivo: é quando a ação contida no verbo transita para o complemento direta e indiretamente, ao mesmo tempo. Por Exemplo: Ela contou tudo ao namorado. Bitransitivo Complemento com preposição “ao” Complemento sem preposição

10 OBSERVAÇÃO IMPORTANTE
A classificação do verbo quanto à predicação deve ser feita de acordo com o contexto e não isoladamente. Um mesmo verbo pode aparecer ora como intransitivo, ora como de ligação. Veja: 1 - O jovem anda devagar. anda = verbo intransitivo, expressa uma ação. 2 - O jovem anda preocupado. anda=  verbo de ligação, expressa um estado.

11 MAIS EXEMPLOS INTRANSITIVO DE LIGAÇÃO Sandra vive em Natal.
Mamãe está em casa. Júlia encontra-se na escola Renato permanece no lugar. Sandra vive alegre. Mamãe está triste. Júlia encontra-se bem. Renato permanece mal.


Carregar ppt "TIPOS DE VERBO NO PREDICADO OU PREDICAÇÃO VERBAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google