A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DOS ASSUNTOS ESTUDANTIS -UFU

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA DE INFORMAÇÃO DOS ASSUNTOS ESTUDANTIS -UFU"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO DOS ASSUNTOS ESTUDANTIS -UFU
Apresentação: Maria de Fátima Oliveira e Denilson Carrijo Ferrerira DIASE/DIRES/PROEX/UFU

2 Histórico Há mais de 10 anos buscamos criar o sistema de informação dos assuntos estudantis junto ao SIEX/PROEX/UFU; Em janeiro/2010 iniciamos os primeiros contatos com a equipe do CTI/UFU e empresa contratada Original TECH para atualização do SIEX/UFU e deixamos claro que as áreas temáticas da Política de Extensão são diferentes das áreas temáticas da Política de Assistência Estudantil.

3 DIFERENÇA ENTRE AS ÁREAS TEMÁTICAS DA EXTENSÃO E DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL
Áreas Temáticas(Assistência Estudantil) Moradia Estudantil; Alimentação; Transporte; Assistência à Saúde; Inclusão Digital; Cultura; Esporte; Creche; Apoio Pedagógico Fonte: Portaria Normativa Nº 39, de 12 de Dezembro/2007 – que institui o PNAES. Áreas Temáticas (Extensão) Comunicação Cultura Direitos Humanos e Justiça Educação Meio Ambiente Saúde Tecnologia e Produção Trabalho Fonte: Fórum de Extensão das IFES Deliberação em 23/11/2004 e atualizada em 2006. #

4 Histórico Em Fevereiro/2010 realizamos a 1ª construção coletiva (junto à equipe DIASE) das áreas temáticas e linhas programáticas da Assistência Estudantil, tendo como modelo o SIEX (extensão), mas com base nas áreas do PNAES em conjunto com a Política de Assistência Estudantil da UFU (Resolução 15/2009).

5 Histórico Nos dias 15 e 16/04/2010 realizamos a 2ª construção coletiva durante a reunião da Regional Sudeste – FONAPRACE, em Uberlândia na UFU. Nos dias 14 e 15/09/2010 realizamos a 3ª construção coletiva durante a reunião da Regional Sudeste – FONAPRACE, em Vitória na UFES.

6 3ª CONSTRUÇÃO COLETIVA Linhas Programáticas Áreas Temáticas
1.Moradia Estudantil, Alimentação e Transporte. 2.Integração dos estudantes Ingressantes; bolsas acadêmicas;estágios e mobilidade; ensino de línguas; ações específicas para estudantes com deficiência e necessidades especiais*;aquisição de material didático; redução do índice de evasão e reprovação; ações de incentivo à formação de cidadania; 3. Cursos de Informática; Aquisição de Equipamentos de Informática; 4. Saúde Física e Saúde Mental; 5. Incentivo à Formação Cultural; 6. Atenção aos filhos de estudantes 7. Educação e Prática Esportiva e Esporte e Lazer. * De acordo com o Decreto nº 7234, de 19 de julho de 2010. Áreas Temáticas 1.Assistência Básica 2.Apoio Pedagógico 3. Inclusão Digital 4. Assistência à Saúde 5. Cultura 6. Creche 7. Esporte e Lazer

7 Histórico No período de fevereiro a julho/2011 realizamos várias reuniões com representantes: do CTI, da empresa contratada e do SIEX/PROEX em conjunto com os membros da equipe DIRES e suas Divisões (DIASE,DIESU e DIVRU) para tecer o novo formato do Sistema de Informação dos Assuntos Estudantis.

8 Política de Assistência Estudantil
Concepção: Conjunto de princípios e diretrizes que norteiam a implantação de ações para garantir o acesso, permanência e conclusão de curso dos estudantes da UFU, na perspectiva de inclusão social, formação ampliada, produção de conhecimentos, melhoria do desempenho acadêmico e da qualidade de vida.

9 Inclusão Social Formação Ampliada Produção de Conhecimento
Assistência Estudantil - política de articulação entre o ensino, pesquisa e extensão. Ensino Pesquisa Inclusão Social Formação Ampliada Produção de Conhecimento Melhoria do Desempenho acadêmico e da qualidade de vida Extensão

10 Assistência Estudantil/UFU
Programas e Projetos nas Áreas temáticas: Moradia; Alimentação; Transporte; Assistência à Saúde; Inclusão Digital; Cultura; Esporte e Lazer; Apoio Pedagógico; Apoio aos Estudantes com deficiência e necessidades especiais de aprendizagem.

11 Modelo de Excelência em Gestão Pública
Fonte: Instrumento para Avaliação da Gestão Pública, Ciclo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Brasil, 2009.

12 Modelo de Excelência em Gestão Pública
Premissa: é preciso ser excelente sem deixar de ser público 1º Bloco: liderança,estratégias e planos, cidadãos e sociedade= planejamento 2º Bloco: Pessoas e Processos= execução 3º Bloco: resultados= controle 4º Bloco: informação e conhecimento (perpassa por todos os blocos anteriores = inteligência da Instituição).

13 Modelo de Excelência em Gestão Pública
Fundamentos : a gestão pública para ser excelente tem que ser legal, moral, impessoal, pública e eficiente (Cf. Art. 37 da Constituição Federal). Base de Sustentação: 1. Excelência dirigida ao Cidadão; 2. Gestão participativa; 3. Gestão baseada em processos e informação; 4. Valorização das pessoas; 5. Visão de Futuro; 6. Aprendizado Organizacional; 7. Agilidade 8. Foco em Resultados 9. Inovação 10. Controle Social

14 Finalidade O Sistema de Informação dos Assuntos Estudantis deve responder questões históricas do FONAPRACE, a saber: QUEM SOMOS? O QUE FAZEMOS? COMO FAZEMOS? QUANDO FAZEMOS? PARA QUE FAZEMOS?

15 Finalidades do Sistema de Informação
Inteligência da Instituição; Processa e avalia os dados da Instituição; Promove a publicidade dos dados e fatos; Oferece a possibilidade de corrigir ou melhorar suas práticas de gestão e consequentemente seu desempenho; Transforma a burocracia em redes de unidades em alto desempenho; Promove a interação on line entre as IFES.

16 Assistência Estudantil /UFU
“O momento que vivemos é um momento pleno de desafios. Mais do que nunca é preciso ter coragem, é preciso ter esperanças para enfrentar o presente. É preciso resistir e sonhar. É necessário alimentar os sonhos e concretizá-los dia-a-dia no horizonte de novos tempos mais humanos, mais justos, mais solidários ” Iamamoto Obrigada pela atenção!!!


Carregar ppt "SISTEMA DE INFORMAÇÃO DOS ASSUNTOS ESTUDANTIS -UFU"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google