A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DO CONHECIMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DO CONHECIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DO CONHECIMENTO
Princípios de Gestão do Conhecimento Universidade Gama Filho Prof. Carlos A S Carvalho

2 O que é Gestão do Conhecimento?
+ A Gestão do Conhecimento é um conjunto de processos que governam a criação, uso e disseminação do conhecimento na organização

3 O que é Gestão do Conhecimento
+ “Gestão do Conhecimento significa organizar as principais políticas, processos e ferramentais gerenciais e tecnológicas à luz de uma melhor compreensão dos processos de GERAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO, VALIDAÇÃO, DISSEMINAÇÃO, COMPARTILHAMENTO e USO dos CONHECIMENTOS estratégicos para gerar resultados (econômicos) para a empresa e benefícios para os colaboradores”. Jose Claudio Terra (

4 GESTÃO DO CONHECIMENTO
Múltiplos fatores levaram à explosão do conhecimento: Percepção e realidade de um novo mundo competitivo globalizado; Rápidas mudanças; Inovações Tecnológicas; Busca de sustentabilidade etc. O Movimento pelo Conhecimento mostra às empresas como devem atuar hoje como melhorar seus produtos amanhã. PORTANTO: Muitas empresas estão agora lutando para entender melhor o que sabem, o que precisam saber e o que fazer a respeito.

5 GESTÃO DO CONHECIMENTO
Inteligência Conhecimento Informação Dados Para Davenport; Prusak: “ (...) a única vantagem competitiva sustentável que uma empresa tem é aquilo que ela coletivamente sabe, a eficiência com que ela usa o que sabe e a prontidão com que ela adquire e usa novos conhecimentos.”

6 Visão de GESTÃO DO CONHECIMENTO ( Knowledge Management/KM) no Brasil
Fonte: HSM Management

7 ADOÇÃO DA GC NAS ORG. Pesquisa com 200 empresas de grande porte no Brasil, veiculada na HSM Management, revelam a intenção e aplicação da GC. Fonte: HSM Management

8 GC: “área guarda-chuva”
A GC consolidou-se como uma grande “área guarda-chuva”, que incorpora várias abordagens gerenciais, observadas as interfaces, comunicações e relacionamentos. Há a necessidade de trabalhar ... principalmente, a gestão das pessoas e dos talentos humanos.

9 Gestão do Conhecimento Tecnologia da Informação
GC: A convergência A gestão do conhecimento tem suas origens na GRI (Gestão de Recursos Informacionais), e esta, integrada a outras contribuições de diversas áreas e campos de conhecimento, constitui os fundamentos ou pilares nos quais se estrutura o que hoje se denomina gestão do conhecimento. Gestão do Conhecimento Computadores pessoais Ciência da Informação Administração Tecnologia da Informação Cultura organizacional Aprendizagem organizacional Redes Desenvolvimento de software Base de dados Desenvolvimento organizacional Gestão de pessoas Estudos de usuários Organização e tratamento da informação Fonte: Barbosa e Paim (2003, p.16)

10 IMPACTOS DA GC Fonte: HSM Management

11 ENVOLVIMENTO DAS ÁREAS EM GC
Fonte: HSM Management

12 DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO
Fonte: HSM Management

13 BENEFÍCIOS DA GC Fonte: HSM Management

14 De GI à GC Da gestão da Informação à Gestão do Conhecimento – da gênese à revelação A gestão do conhecimento não se limita à gestão de informações. A gestão do conhecimento vai além, por se preocupar com uma miríade de outros temas, tais como: a criação e o uso do conhecimento; a gestão da inovação e da criatividade; o compartilhamento das informações; a mensuração e consolidação do capital intelectual encontrado nos capitais humano, estrutural e do cliente; a criação de condições favoráveis que devem ser propiciadas pela organização.

15 De GI à GC A criação de um contexto favorável pela organização é condição sine qua non para as atividades de gestão do conhecimento. Há a necessidade de trabalhar não só a gestão da informação, mas também, e principalmente, a gestão das pessoas e dos talentos humanos.

16 De GI à GC A Gestão da Informação e a tecnologia da informação são elementos constituintes da Gestão do Conhecimento A GC não é um “modismo gerencial” e tem se estabelecido como um consistente paradigma gerencial do século

17 Do Saber ao Fazer

18 De GI à GC A Gestão da Informação e do Conhecimento são elementos-chave para a competitividade organizacional dos tempos atuais.

19 MODELO DE CONVERSÃO DO CONHECIMENTO
Fonte: Nonaka e Takeuchi

20 INOVAÇÃO X CONHECIMENTO
Para inovar, uma empresa necessita criar um ambiente certo, uma cultura certa para inspirar as pessoas e potencializar suas mentes a atingir todo seu potencial. Não adianta comprar máquinas, processos, sistemas e não trabalhar o indivíduo. Conhecimento é a chave para abrir as portas da inovação e está diretamente ligado com a qualidade de nossas fontes e o treinamento intelectual que nos colocamos Charles Bezerra em

21 O que queremos dizer com conhecimento ?
PRINCÍPIOS DA GESTÃO DO CONHECIMENTO O conhecimento tem origem e reside na cabeça das pessoas. O compartilhamento de conhecimento exige confiança. A tecnologia possibilita novos comportamentos ligados ao conhecimento. O compartilhamento do conhecimento deve ser estimulado e recompensado. Suporte da direção e recursos são fatores essenciais. Iniciativas ligadas ao conhecimento devem começar com um programa piloto. Aferições quantitativas e qualitativas são necessárias para se avaliar a iniciativas. O conhecimento é criativo e deve ser estimulado a se desenvolver de forma inesperadas.


Carregar ppt "GESTÃO DO CONHECIMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google