A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

P ROTOCOLO BGP Componentes: Bruna Karielly Erick Moura Monique Marielly.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "P ROTOCOLO BGP Componentes: Bruna Karielly Erick Moura Monique Marielly."— Transcrição da apresentação:

1 P ROTOCOLO BGP Componentes: Bruna Karielly Erick Moura Monique Marielly

2 BGP (B ORDER G ATEWAY P ROTOCOL ) Os protocolos de encaminhamento exteriores foram criados para controlar o crescimento das tabelas de encaminhamento e para fornecer uma perspectiva mais estruturada da internet; Os domínios de encaminhamento e IGPs independentes; Os protocolos de encaminhamento exteriores ou EGPs são usados para trocar informação entre routers de sistemas autónomos diferentes; Os dois EGPs mais utilizados são: Exterior Gateway Protocol (EGP); EGP é usado entre routers de diferentes AS e assume que existe apenas uma rede de backbone, ou seja, que existe apenas um único caminho entre dois quaisquer AS. Esta é uma das razões para que o seu uso esteja remetido para grandes redes privadas (Intranets). Na internet o EGP está a ser substituído por BGP.

3 C ARACTERÍSTICAS BGP Permite a agregação de rotas; Reduz a informação de encaminhamento. Não impõe restrições à topologia da rede; Pressupõe que o encaminhamento dentro de todos os AS é assegurado por um IGP; A internet é vista como um grande grafo de AS identificados com um número único.

4 P ROCESSO DE ENCAMINHAMENTO O BGP é um protocolo simples e flexível; O modelo BGP inclui os seguintes componentes: Um conjunto de rotas para cada extremo BGP; um mecanismo de politica de entrada para filtrar estas rotas e para manipular os seus atributos; Um processo de decisão que escolhe as rotas a usar; Outro conjunto de rotas para consumo do router; Um mecanismo de politicas de saída para filtrar estas rotas e para manipular os seus atributos; Um conjunto de rotas para anunciar a cada extremo BGP.

5

6 N EGOCIAÇÃO ENTRE VIZINHOS BGP O primeiro passo no protocolo BGP é o estabelecido de sessões entre extremos BGP; Sem sucesso desta fase não há troca de informação de encaminhamento; A negociação entre vizinhos BGP é baseada Sucesso do estabelecimento da ligação TCP; Sucesso do processamento da mensagem de OPEN.

7 M ENSAGEM DE ATUALIZAÇÃO As mensagens de atualização contêm toda a informação necessária para o BGP construir as representações da rede e dos caminhos sem ciclos; Esta mensagem é constituída por três partes distintas; Redes não atingíveis; Atributos do percurso; Ajudam os extremos a detectar ciclos. Um dos possíveis atributos é o AS_PATH que consiste na sequência dos AS Reachability pela mensagem. Informação de acessibilidade do nível de rede – Network Layer Reachability Information (NLRI): Indica as redes que são anunciadas como atingíveis; Prefixo IP é a parte do endereço IP que representa a rede (CIDR); É este campo que contém as redes anunciadas como atingíveis.

8 A TRIBUTOS DO BGP Atributos do BGP são um conjunto de parâmetros usados para controlar informações especificas relativas a rotas, como informação sobre o caminho, grau de preferência da rota, o valor do netx-hop da rota e informações sobre agregação. Estes parâmetros são usados pelo algoritmo do BGP como elementos para a decisão da escolha das rotas e para a decisão sobre filtragem de rotas. Alguns atributos são : AS_path Next hop Local preference Mult –exit discriminator (MED) Origin Atomic Aggregator Agregator Community Weight

9 ROTAS DO BGP No protocolo BGP, rotas são definidas como sendo a unidade de informação que ajusta uma destinação com atributos de caminho para aquele destino. As rotas são anunciadas entre elementos BGP através de mensagens UPDATE e são armazenadas em banco de informações de roteamento (Routing Information Base-RIB). Quando um elemento BGP resolve anunciar uma rota, ele deve adicionar ou modificar os atributos do caminho para aquela rota antes de anunciá-la.


Carregar ppt "P ROTOCOLO BGP Componentes: Bruna Karielly Erick Moura Monique Marielly."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google