A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Antropologia Filosófica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Antropologia Filosófica"— Transcrição da apresentação:

1 Antropologia Filosófica
Profa. Dra Solange Costa Contato:

2 ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA (60h) EMENTA:
A problemática da Antropologia Filosófica. Elementos de Antropologia Moderna. Dualismo Cartesiano. Evolucionismo. O problema Antropológico no Idealismo Alemão. Antropologia e Imagem Científica do Homem. A Ontologia de Heidegger. A Concepção Existencialista de Heidegger e Sartre.

3 abordados diversos modelos antropológicos: metafísico,
OBJETIVOS: O objetivo da disciplina é apresentar tanto a problemática epistemológica da Antropologia Filosófica em sua inter-relação com as Ciências Humanas quanto uma visão histórica das concepções filosóficas paradigmáticas acerca do ser humano. Serão abordados diversos modelos antropológicos: metafísico, existencial, e científico.

4 Antropologia Filosófica: o que é?
Estudaremos os textos: Cassirer: Antropologia Filosófica Nietzsche: Humano, demasiado, humano Sartre: “O existencialismo é um humanismo”. Heidegger: “Carta sobre o humanismo.”

5 Antropologia Filosófica
Investigação da essência do homem. Interpretação ontológica do homem. Tem como objetivo o estudo do homem em suas características essenciais, nas manifestações culturais. O que é o homem?

6 Objeto de estudo Significado do “Ser”.
Interessa estudar o homem e estudar tudo o mais apenas em relação a ele. O que é mais significativo é o conhecimento do homem, e não o de nós próprios enquanto individualidade.

7 Informações históricas
A Antropologia Filosófica surgiu por volta de Seu objetivo maior é saber o que é o homem. Para isso ela usa métodos do tipo: fenomenológico, dedutivo, histórico e muitos outros. Diz Scheler que o homem possui espírito, pode amar, admirar, contemplar, enquanto que os outros animais não dispõem de nada disso. Pois estes contam com o instinto e aquele com a razão; a esta diferença atribui-se a limitação dos outros animais.

8 Homem ou animal?

9 O que é o homem? Quem primeiro se inclinou a estudar o homem foi Sócrates, filósofo grego do final do século V e IV a.C., que dizia “Conhece-te a ti mesmo”. VISÕES ANTROPOCÊNTRICA COSMOCÊNTRICA TEOCÊNTRICA

10 O estudo do homem O que é o homem? Como ele surgiu?
Por que ele surgiu? Como ele age? Como deve agir? Como é composto? (corpo e alma = dualismo) Antropologia filosófica: Estudo reflexivo sobre o fenômeno humano e todas suas formas de existência, produção cultural, crenças, costumes, valores e formas de pensar.

11 Visão Linguagem Religião CULTURA Arte MITO ANTROPOCÊNTRICA
FENÔMENO HUMANO MÚLTIPLAS MANIFESTAÇÕES DE SUA RACIONALIDADE CULTURA Linguagem Religião MITO Arte

12 Vários conceitos: Um ser racional (Descartes) Um Ser livre (Sartre)
Um ser religioso (Luckmann) Um ser de ciência (Comte) Um animal essencialmente social (Marx)

13 Início da cultura: MITO
Relação: homem e fenômeno ? Hipóteses MITOS RITOS Religião

14 Mito CULTURA Importância: Exercício do intelecto
Desenvolvimento da linguagem Agregação social Religião e transcendência Diversificação Os mitos podem ser: Cosmogônicos Antropogônicos CULTURA Para Mircea Eliade (p. 11): “O mito conta uma história sagrada; ele relata um acontecimento ocorrido no tempo primordial, o tempo fabuloso do ‘princípio”. Narrativa da criação

15 Por que o mito é importante?
Demonstra a imaginação dos primeiros povos; Une as tribos em torno de uma crença comum; Auxilia na formação política e organização social; Desenvolve a linguagem e a comunicação; Registra as leituras de mundo e os costumes das culturas primitivas.

16 Função do mito: “A principal função do mito consiste em revelar os modelos exemplares de todos os ritos e atividades humanas significativas: tanto a alimentação ou o casamento, quanto o trabalho, a educação, a arte ou a sabedoria” (Eliade, p. 13)

17 Mito Lendas “HISTÓRIAS “HISTÓRIAS VERDADEIRAS” FALSAS”
“Nas civilizações primitivas, o mito desempenha uma função indispensável: ele exprime, enaltece e codifica a crença; salvaguarda e impõe os princípios morais; garante a eficácia do ritual e oferece regras práticas para a orientação do homem. O mito, portanto, é um ingrediente vital da civilização humana; longe de ser uma fabulação vã, ele é ao contrário uma realidade viva, à qual se recorre incessantemente” (p. 23) Relatar Conhecer Reverenciar Celebrar

18 Leitura texto do Cassirer

19 Bibliografia sugerida:
ABBAGNANO, Nicola. Introdução ao Existencialismo. São Paulo: Martins Editora, 2006. BEAUFRET, Jean. Introdução às filosofias da existência. Duas Cidades, 1976. BORHEIM. Gerd. Sartre: Metafísica e Existencialismo. Coleção Debates. São Paulo: Perspectiva, 2000. NUNES, Benedito. No Tempo do Niilismo. São Paulo, Editora Ática. COLETTE, Jacques. Existencialismo. São Paulo: L&PM Editores, 2014. REYNOLDS, Jack. Existencialismo. Petrópolis: Vozes, 2013. Literatura: Kafka e Camus.

20 SARTRE, Jean-Paul. O Ser e O Nada. Tradução e notas de Paulo Perdigão
SARTRE, Jean-Paul. O Ser e O Nada. Tradução e notas de Paulo Perdigão. Petrópolis, ª edição. Vozes. _______, Que é a Literatura? Tradução de Carlos Felipe Moisés. São Paulo, Ed. Ática. _______, O Imaginário: psicologia fenomenológica da imaginação. Tradução de Duda Machado. São Paulo, Editora Ática. _______, O existencialismo é humanismo. Os Pensadores. São Paulo, Editora Abril, S. A. KIERKEGAARD, S. B. O desespero humano. In: Os pensadores. Tradução de Carlos Grifo; Maria José Marinho; Adolfo Casais Monteiro. São Paulo: Abril Cultural, 1979. KIERKEGAARD, S. B. O conceito de angústia. Petrópolis: Vozes, 2011. Entrevista: Franklin Leopoldo da Silva: Vídeo Paradigmas do Séc XXI:


Carregar ppt "Antropologia Filosófica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google