A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estratégia de Operações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estratégia de Operações"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégia de Operações
Administração das Operações Produtivas Objetivos Estratégicos das Operações Recursos transformadosMateriais Informações Consumidores Estratégia de Operações O papel e a posição competitiva das operações Estratégia das Operações Consumidores Gestão de operações Recursos de Entrada Projeto Saída de Produtos e Serviços Melhoramento Planejamento e Controle Volume Variedade Variação Visibildiade Recursos transformadores Instalações Pessoal

2 Estratégia de Produção
CONCEITO “Padrão de decisões e ações estratégicas que define os papéis e as atividades da função Produção” SLACK et al. (2007); Conteúdo: decisões e ações específicas que estabelecem o papel e as atividades da função produção; O que? Processo: método usado para produzir as decisões específicas de conteúdo; Como?

3 Estratégia de Produção
4 Perspectivas Perspectiva Top-Down (de cima para baixo) é um reflexo do que o grupo ou negócio todo deseja fazer Perspectiva Bottom –up (de baixo para cima) é uma atividade em que as melhorias de produção constroem a estratégia Perspectiva dos Requisitos do Mercado envolve a tradução dos requisitos de mercado em decisões da produção Perspectiva dos Recursos de Produção envolve a exploração das capacidades dos recursos da produção em mercado eleitos

4 Estratégia de Produção

5 Estratégia de Produção
1.Perspectiva Top-Down (de cima para baixo) O que a empresa deseja que as operações façam. Hierarquia das Estratégias Estratégia Corporativa Decisões sobre os tipos de negócios que o grupo deseja investir, locais no mundo, etc. Estratégia de Negócios Guia a empresa em relação a seus consumidores, concorrentes, etc, em cada tipo de negócio. Estratégia de Funcional Verifica o que cada função deve desempenhar dentro de cada empresa do negócio.

6 Estratégia de Produção

7 Estratégia de Produção
2.Perspectiva Bottom-up (de baixo para cima) Estratégia focada a partir da experiência operacional. Moldar os objetivos e as ações da produção, pelo menos em parte, pelo conhecimento adquirido das atividades diárias.

8 Estratégia de Produção
3.Perspectiva dos Requisitos do mercado - Compreender o que o mercado quer a fim de atingir os objetivos de desempenho. Influência do consumidor nos objetivos de desempenho A produção procura satisfazer os clientes, desenvolvendo seus cinco objetivos de desempenho. Por exemplo, se os consumidores valorizam especialmente produtos ou serviços de baixo preço, a produção dará enfase a seu desempenho em custos. Se os consumidores dão ênfase a entrega rápida, isso tornará o critério velocidade/rapidez importante para a produção.

9 Estratégia de Produção
Influência do consumidor nos objetivos de desempenho Critérios ganhadores de Pedido (Fatores Críticos de Sucesso) São considerados pelos consumidores como razãoes-chave de um negócio. São características decisivas na hora da escolha. Critérios Qualificadores - Critérios mínimos considerados pelos clientes (critérios de aceitação). Critérios menos importantes - Não influenciam o cliente de forma significativa.

10 Estratégia de Produção

11 Estratégia de Produção

12 Objetivos de desempenho
Estratégia de Produção Fatores competitivos diferentes implicam objetivos de desempenho diferentes Objetivos de desempenho Então, a operação terá que se superar em..... Custo Qualidade Rapidez Credibilidade Flexibilidade(produto/serviço) Flexibilidade (composto mix) Flexibilidade (volume e/ou entrega) Fatores competitivos Se os consumidores valorizam... Preço baixo Alta qualidade Entrega rápida Entrega confiável Produtos e serviços inovadores Ampla variedade de produtos e serviços Habilidade de alterar o prazo e a quantidade de produtos e serviços

13 Estratégia de Produção
Influência do Ciclo de vida de produto/serviço nos objetivos de desempenho Etapa de introduçao Etapa de Crescimento Etapa de Maturidade Etapa de Declínio

14 Estratégia de Produção
Etapa de Introdução Quando um produto ou serviço é introduzido pela primeira vez. Principais objetivos de desempenho: flexibilidade e Qualidade. Etapa de crescimento A produção preocupa-se em acompanhar a demanda. Principais objetivos de desempenho: rapidez, credibilidade e qualidade. Etapa de Maturidade A empresa encontra-se firmada no mercado. Principais objetivos de desempenho: custo e credibilidade. Etapa de declínio Declínio de vendas. Principal objetivo: custo.

15 Estratégia de Produção
Ciclo de vida do Produto ou Serviço

16 Estratégia de Produção
4.Perspectiva dos Recursos de Produção Apoia-se na visão baseada em recursos da empresa e considera as competências e capacidades centrais como principal influência para estratégia. Decisões Estruturais São as que influenciam as atividades de projeto. Ligadas ao projeto, forma de operação produtiva. Ex: estratégia de desenvolvimento de novos produtos ou processos, estratégia de instalações, de tecnologia, etc.

17 Estratégia de Produção
4.Perspectiva do Recursos de Produção Decisões Infra-Estruturais São as que influenciam a força de trabalho de uma organização,as atividades de planejamento, controle e melhoria. Ligadas ao dia-a-dia da produção. Ex: estratégia de estoque, capacidade, etc.

18 Estratégia de Produção
4.Perspectiva do Recursos de Produção

19 Estratégia de Produção
4.Perspectiva do Recursos de Produção

20 Estratégia de Produção

21 Estratégia de Produção
Procedimentos para formular a Estratégia de Produção

22 Estratégia de Produção
Procedimentos para formular a Estratégia de Produção ligar formalmente os objetivos estratégicos da operação com os objetivos de nível de recursos usar fatores competitivos como dispositivo de tradução entre a estratégia da empresa e a estratégia da operação os fatores competitivos são preferência do consumidor operação ideal em lacunas

23 Estratégia de Produção
Procedimentos para formular a Estratégia de Produção Implementação da Estratégia: os cinco P’s Propósito / Ponto de Entrada / Processo / Gestão de Projetos / Participação Trade-offs [Compromisso] fronteira eficiente: não abrir mão da eficácia foco: evitar conflitos entre as tarefas operação dentro da operação


Carregar ppt "Estratégia de Operações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google