A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Programação de Computadores usando Scratch

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Programação de Computadores usando Scratch"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Programação de Computadores usando Scratch
2014 Marcos Mendes

2 Scratch: http://vimeo.com/65583694
Introdução "Aprender a escrever programas estende sua mente e ajuda a pensar melhor, cria uma maneira de pensar sobre coisas que eu acho que são úteis em todas as áreas" Bill Gates Programação de computadores é uma maneira de ensinar habilidades importantes, incluindo matemática, lógica computacional e conhecimentos básicos de informática. Utilizaremos um programa chamado Scratch, que foi criado pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) para ensinar conceitos básicos de programação de computadores. Com ele, você pode escrever os seus próprios jogos, animar imagens ou até mesmo criar suas próprias histórias interativas, e compartilhar suas criações online. Assista aos vídeos: Programação de computadores: Scratch:

3 Tarefa 1 Criar uma animação no Scratch em que o gato ande (alternando a posição de suas pernas) para direita ou para esquerda conforme o pressionamento das respectivas teclas de setas. Mesmo o palco sendo muito grande, quando o gato chegar ao extremo do palco, ele deve se virar para o outro lado. Como o gato está andando em um palco, deve-se ouvir o som das pisadas.

4 Processo Você deve baixar e instalar o Scratch versão 1.4 em seu computador. Durante a instalação, marque para o Scratch iniciar automaticamente. Adicione os blocos necessários para realizar a animação na área de comandos. Um grupo de blocos para o gato andar para a direita e outro grupo para andar para a esquerda. Verifique a funcionalidade dos blocos no material indicado na página de recursos. Configure a movimentação do gato para “somente esquerda- direita”.

5 Tarefa 2 Após criar a animação do gato andando pelo palco, individualmente, junte-se a mais dois colegas. Cada um dos três deve adicionar um novo personagem e fazer com que esse novo personagem se movimente aleatoriamente pelo palco. Porém, cada vez que esse personagem tocar no gato, ele deve exibir a mensagem "Ops!!!".

6 Processo Você e mais outros dois colegas devem se reunir em uma única máquina. Cada um deve adicionar um novo personagem e inserir os blocos necessários para realizar a animação na área de comandos. Utilize blocos das guias controle, movimento, aparência e sensores.

7 Recursos A seguir são listados alguns links para a instalação e operação do Scratch. Vários outros materiais podem ser encontrados na Internet. Não fique restrito apenas aos links abaixo. Download do Scratch 1.4: Apostilas e tutoriais sobre iniciação à programação e Scratch: BR/M%C3%B3dulo%201/00%20Introdu%C3%A7%C3%A3o/Introdu%C3%A7%C3 %A3o_2.0.html

8 Avaliação Objetivo plenamente atingido (2 pontos) Objetivo
parcialmente atingido (1 ponto) Objetivo não atingido (0 pontos) Conceito Instalação do Scratch Conseguiu baixar e instalar o Scratch além dos tutoriais. Conseguiu baixar e instalar o Scratch. Não conseguiu baixar e instalar o Scratch. Pesquisa no material recomendado. Conseguiu localizar todas as informações necessárias para a criação da animação. Faltou localizar alguma informação para a criação da animação. Não conseguiu localizar as informações no material de apoio. Produção da animação O gato anda para a direita e para esquerda sem ultrapassar as bordas. O gato anda para direita e para esquerda, porém não respeita as bordas. O gato não anda quando pressionadas as teclas de setas. Efeitos adicionais Utilização de sons no andar. Ajuste no tamanho do personagem. Utilização de sons no andar. O gato não emite nenhum som quando anda. Trabalho em equipe. O grupo conseguiu adicionar os novos personagens e criar suas animações. O grupo conseguiu adicionar os novos personagens, porém, não criaram as animações. O grupo não conseguiu adicionar os novos personagens.


Carregar ppt "Introdução à Programação de Computadores usando Scratch"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google