A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Centro Universitário Padre Anchieta –– 30.09.2010 Curso de Comércio Exterior Professora: Elisangela Lima

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Centro Universitário Padre Anchieta –– 30.09.2010 Curso de Comércio Exterior Professora: Elisangela Lima"— Transcrição da apresentação:

1 Centro Universitário Padre Anchieta –– 30.09.2010 Curso de Comércio Exterior Professora: Elisangela Lima lislimas@hotmail.com

2 Inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas Inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas. marketing Fonte: Manual de OsloManual de Oslo

3

4 Clayton Christensen, conhecido no mundo inteiro por seu trabalho em inovação de ruptura, é professor de Management e Estratégia da Harvard Business School. Christensen é um consultor de negócios extremamente requisitado e assessor de algumas das maiores empresas do mundo. Ao lado de Andy Grove, um dos fundadores da Intel, foi capa da revista Forbes nos Estados Unidos sob a manchete: “O grande pensador de Andy Grove: Clayton Christensen explica como sobreviver às tecnologias de ruptura”. Christensen é autor de cinco best-sellers, entre eles O dilema da inovação: quando novas tecnologias levam empresas ao fracasso, que recebeu o Global Business Book Award de melhor livro de negócios publicado em 1997, e O crescimento pela inovação: como crescer de forma sustentada e reinventar o sucesso, que esteve na lista dos livros mais vendidos da Business Week. Sua obra mais recente é Seeing what’s next: using the theories of innovation to predict industry change. Christensen obteve seu MBA com honras da Harvard Business School em 1979 e, em 1992, seu DBA. Recebeu por duas vezes o prêmio McKinsey pelo melhor artigo do ano publicado na Harvard Business Review, entre outros

5 Possibilidades... dependendo, principalmente, da sua aplicação. O conceito de inovação é bastante variado, dependendo, principalmente, da sua aplicação. exploração com sucesso De forma sucinta, o Instituto Inovação considera que inovação é a exploração com sucesso de novas idéias. significa aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios. E sucesso para as empresas, por exemplo, significa aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios.

6 Possibilidades de inovar... Inovações de produto ou de processo são conhecidas como inovações tecnológicas. Inovações de produto ou de processo são conhecidas como inovações tecnológicas. Outros tipos de inovações podem se relacionar a novos mercados, novos modelos de negócio, novos métodos organizacionais ou até mesmo novas fontes de suprimentos. Outros tipos de inovações podem se relacionar a novos mercados, novos modelos de negócio, novos métodos organizacionais ou até mesmo novas fontes de suprimentos. Para que uma inovação seja caracterizada como tal, é necessário que seja causado um impacto significativo na estrutura de preços, na participação de mercado, na receita da empresa, etc. Para que uma inovação seja caracterizada como tal, é necessário que seja causado um impacto significativo na estrutura de preços, na participação de mercado, na receita da empresa, etc.

7 Grau de novidade... Por definição, todas as inovações devem conter algum grau de novidade. nova para a empresa, nova para o mercado, e nova para o mundo.

8 Inovação... Modificações nos atributos do produto, com mudança na forma como ele é percebido pelos consumidores. Ex: automóvel com câmbio automático em comparação ao "convencional". Inovação de processo - Trata de mudanças no processo de produção do produto ou serviço. Não gera necessariamente impacto no produto final, mas produz benefícios no processo de produção, geralmente com aumentos de produtividade e redução de custos. Ex: Automóvel produzido por robôs em comparação ao produzido por operários humanos. Inovação de modelo de negócio - Considera mudanças no modelo de negócios, ou seja, na forma como o produto ou serviço é oferecido ao mercado. Não implica necessariamente em mudanças no produto ou mesmo no processo com que ele é produzido, mas sim na forma como que ele é levado ao mercado. Ex:automóvel é alugado ao consumidor, que passa a pagar uma mensalidade pelo uso do veículo, com direito a seguro, manutenção e troca pelo modelo mais novo a cada ano; em comparação ao modelo de negócio tradicional, em que o veículo é vendido.

9 Marketing É a implementação de um novo método de marketing na empresa. Este novo plano mercadológico deve alterar significativamente a concepção do produto, identidade visual (embalagem etc.) e forma de comercialização (promoção, precificação etc.). Essas mudanças têm o objetivo de abrir novos mercados, melhorar o atendimento dos consumidores e aumentar as vendas de produtos novos ou já existentes. O novo método mercadológico pode ter sido elaborado na empresa ou adquirido ou copiado de outros empreendimentos. inovações de produto, 1) Roupas produzidas com novos tecidos e melhor desempenho (respiráveis, a prova d'água etc), por exemplo, são inovações de produto, 2) Um novo formato para roupas voltadas para um novo grupo de consumidores ou para dar ao produto um alto grau de exclusividade (e assim permitir um maior mark-up comparado à versão prévia do produto), é uma inovação de marketing.

10 Organizacional implementação de métodos organizacionais não utilizados anteriormente pela empresa a fim de reduzir custos administrativos e de suprimentos. é de caráter administrativo, de gestão de pessoas e de gestão da organização. implantação de: novas rotinas e procedimentos; sistemas de produção enxutos; gestão da qualidade; centralização/descentralização de atividades; integração de diferentes negócios etc. A Inovação Organizacional também pode ocorrer nas relações externas da empresa, por exemplo, o estabelecimento de parcerias com entidades do mesmo setor, fornecedores e clientes, universidades e institutos de pesquisas.

11 Ideías......

12 O que tem que ser feito entao ?? Manter uma constante avaliação do mercado,tendencias, e estar a frente inovando em todos os aspectos.. Exemplo: Os esmaltes... O Brasil já é o segundo mercado mundial de esmaltes (movimentou mais de 350 milhões em 2009) e neste ano, no primeiro quadrimestre, o mercado cresceu espantosos 31%.

13 A estratégia setorial foi deixar de ser um produto básico, para se tornar um produto que é um acessório de moda. A inovação não está, necessariamente vinculada à uma tecnologia, mas sim a uma concepção de mercado.

14 Muitas vezes, é exatamente do erro é que surge uma nova oportunidade de inovação. O post-it da 3M surgiu de uma cola que não colava; A champagne nasceu de um vinho que fermentou antes do tempo; A penicilina de uma cultura de bactérias que não se desenvolveu. Em mais de um caso, a inovação surge da observação atenta dos erros, dos problemas e das inconstâncias advindas do processo inovador. Mais para isso é preciso estar atento. Errar é Humano e “inovador”

15 O Ministério da Ciência e Tecnologia atua fortemente na construção e consolidação das bases legais sobre inovação tecnológica, em especial no processo de implementação da Lei de Inovação e sua regulamentação, que envolveu e envolvem amplo debate interno ao governo e com a sociedade, bem como no âmbito do Congresso Nacional. Estímulo à participação de instituições de ciência e tecnologia no processo de inovação; e Incentivo à inovação na empresa.

16 Propriedade intelectual – proteção concedida a todas as criações resultantes do espírito humano, seja de caráter científico, industrial, literário ou artístico. A propriedade intelectual se divide em duas grandes áreas: a propriedade industrial, tais como: patentes de invenção, patentes de modelos de utilidade, desenhos industriais, indicações geográficas, registro de marcas e proteção de cultivares, e o direito autoral, tais como: obras literárias, artísticas e científicas, programas de computador, topografias de circuito integrado, domínios na Internet e cultura imaterial.

17 Propriedade Industrial – área da propriedade intelectual que abrange as criações intelectuais de natureza utilitária, industrial ou comercial, como os inventos, marcas, modelos de utilidade, desenhos industriais e as novas variedades vegetais. Criação - invenção, modelo de utilidade, desenho industrial, programa de computador, topografia de circuito integrado, nova cultivar ou cultivar essencialmente derivada e qualquer outro desenvolvimento tecnológico que acarrete ou possa acarretar o surgimento de novo produto, processo ou aperfeiçoamento incremental, obtida por um ou mais criadores. Criador - pesquisador que seja inventor, obtentor ou autor de criação. Inovação - Introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, processos ou serviços.

18 Inovar torna-se essencial para a sustentabilidade das empresas e dos países no futuro. A inovação tem a capacidade de agregar valor aos produtos de uma empresa, abrir novos,mercados, aumentar margem ou receita.

19 Entender o conceito de inovação e praticá-lo demanda tempo, dedicação e investimentos. Entretanto, o que se pode perceber é que as empresas que se tornam verdadeiramente inovadoras não arrependem de ter tomado esse caminho.

20 Vídeo estratégia de negocio Vídeo Waldez


Carregar ppt "Centro Universitário Padre Anchieta –– 30.09.2010 Curso de Comércio Exterior Professora: Elisangela Lima"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google