A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Na produção escrita, tão importante quanto saber o assunto é saber qual a intenção ao escrever. Toda produção deve ser precedida de leitura e discussão,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Na produção escrita, tão importante quanto saber o assunto é saber qual a intenção ao escrever. Toda produção deve ser precedida de leitura e discussão,"— Transcrição da apresentação:

1 Na produção escrita, tão importante quanto saber o assunto é saber qual a intenção ao escrever. Toda produção deve ser precedida de leitura e discussão, pois ninguém consegue produzir um texto partindo do nada, isto é, sem conhecimento prévio sobre o assunto. O professor tem um papel importante na condução do trabalho, pois deverá orientar o aluno na busca de clareza e objetividade do texto para atingir com eficácia o seu interlocutor.

2 É preciso incentivar o aluno, desde o início do processo de alfabetização, a escrever nas mais diferentes situações, utilizando os referenciais que já tem sobre a escrita. O fato de o aluno ainda não dominar a forma ortográfica das palavras não deve impedir as tentativas de produção textual. Um texto bem escrito, no início da alfabetização, não é aquele que não contém erros ortográficos. Isso não significa que a ortografia não seja importante, mas sim, que seu aprendizado deva se dar ao longo do processo de alfabetização. O trabalho com produção de textos deve ser feito, não só na aula de Português, mas permanentemente e em todas as disciplinas.

3 Deve-se definir, em cada fase, que gêneros textuais serão trabalhados de forma mais sistemática. Isso não significa que outros gêneros textuais não deverão estar presentes. Nível de contato: proporcionará experiências, mediante apresentação dos vários gêneros textuais. Nível de sistematização: proporcionará o uso e a análise de alguns gêneros de forma mais sistematizada. Nível de ampliação: proporcionará o enriquecimento da análise e uso de gêneros textuais trabalhados anteriormente.

4 Para cada ano de escolaridade, a sistematização do trabalho com os gêneros textuais deve ser diferenciada, pois o processo de aprendizagem dos alunos também é diferenciado. Trabalhar com os vários gêneros textuais não significa ir vencendo etapas em que primeiro se trabalha com um determinado gênero, considerado mais fácil, passando-se para outro e assim por diante, de forma linear e acumulativa. Os mesmos textos vão sendo aprofundados, a partir do exercício de contato, uso e análise.

5 É importante deixar claro que a intervenção do professor não consiste em fazer o aluno acumular informações sobre os vários tipos de textos. Seu papel é possibilitar que os alunos se deparem com esses textos e, num processo de CONTATO-USO- ANÁLISE, possam ir compreendendo mais a LÍNGUA QUE SE ESCREVE, suas funções e suas estruturas.

6 A produção coletiva de textos pode constituir-se numa estratégia eficaz para fazer com que o aluno reflita sobre as NOÇÕES FUNDAMENTAIS A RESPEITO DO SISTEMA DE ESCRITA como fatores importantes na busca da clareza e objetividade da mensagem que se quer veicular. Na produção coletiva de textos não se deve alterar a idéia do aluno sem a devida explicação, isto é, sem que ele saiba por que foi alterado o registro de sua fala.


Carregar ppt "Na produção escrita, tão importante quanto saber o assunto é saber qual a intenção ao escrever. Toda produção deve ser precedida de leitura e discussão,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google