A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Visão Geral sobre as Normas da ABNT

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Visão Geral sobre as Normas da ABNT"— Transcrição da apresentação:

1 Visão Geral sobre as Normas da ABNT
Janete Maria de Oliveira

2 NORMAS UTILIZADAS FREQUENTEMENTE
NBR 14724:2005 – Trabalhos acadêmicos – Apresentação NBR 10520:2002 – Citações em documentos – Apresentação NBR 6027:2003 – Sumário – Apresentação NBR 6023:2002 – Referências – Elaboração

3 NORMAS UTILIZADAS COM MENOS FREQUÊNCIA
NBR 6021:2003 – Publicação periódica científica impressa – Apresentação NBR 6022:2003 – Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação NBR 6024:2003 – Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação NBR 6028:2003 – Resumo – Apresentação NBR 6029:2006 – Livros e folhetos – Apresentação NBR 6032:1989 – Abreviação de títulos de periódicos e publicações seriadas NBR 6034:2004 – Índice Apresentação NBR 10719:1989 – Apresentação de relatórios técnico-científicos

4 ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO
NBR 14724:2005 ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO Pré-Textuais Textuais Pós-textuais Capa Lombada Folha de Rosto Errata Folha de Aprovação Dedicatória Agradecimentos Epígrafe Resumo na Língua Vernácula Resumo na Língua Estrangeira* Lista de Ilustrações Lista de Tabelas Listas de Abreviatura e Siglas Lista de Símbolos ou Notações SUMARIO INTRODUCAO DESENVOLVIMENTO CONCLUSÃO REFERÊNCIAS GLOSSÁRIO APÊNDICE ANEXO ÍNDICE Obrigatório Opcional Obrigatório p/ teses e dissertações

5 SUGESTÃO DE ESTRUTURA TEXTUAL
NBR 14724:2005 TRABALHOS ACADÊMICOS SUGESTÃO DE ESTRUTURA TEXTUAL 1 INTRODUCAO 1.1 Situação problema 1.2 Objetivos 1.2.1 Geral 1.2.2 Específicos 1.3 Metodologia 2 REFERENCIAL TEÓRICO 3 DESENVOLVIMENTO 4 CONCLUSÃO

6 NBR 14724:2005 TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO GRÁFICA Tipo de papel
Papel branco de boa qualidade, formato A4 (21,0 x 29,7 cm), digitados no anverso (frente) da folha, exceto a folha de rosto que pode conter a ficha catalográfica (dissertações e teses) no seu verso. Margem Margens esquerda e superior de 3 cm. Margens direita e inferior de 2 cm.

7 NBR 14724:2005 TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO GRÁFICA Parágrafo
Parágrafo de 2,00 cm (recuo da primeira linha), sem espaços entre os parágrafos, ou como é sugerido mais modernamente, alinhar o parágrafo junto à margem esquerda e utilizar um espaço em branco, separando um parágrafo do outro. O alinhamento dos parágrafos deve ser justificado, exceto as referências, alinhadas somente na margem esquerda. Fonte Preferencialmente fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para citações longas, notas de rodapé, paginação, legenda e fonte de ilustrações e tabelas.

8 NBR 14724:2005 TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO GRÁFICA Espacejamento
Espaço 1,5 entrelinhas. As citações longas, as notas de rodapé, as referências, e os resumos devem ser digitados ou datilografados em espaço simples ou 1. Os títulos das seções devem ser separados do texto que os sucede por dois espaços 1,5 entrelinha. Os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por dois espaços 1,5 entrelinha.

9 NBR 14724:2005 TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO GRÁFICA Paginação
Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqüencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, Havendo apêndice e anexo, as suas folhas devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal.

10 NBR 14724:2005 TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO GRÁFICA Citações
É a menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte. (Veremos mais adiante). Notas de rodapé As notas devem ser digitadas dentro das margens ao final da folha, ficando separadas do texto por um espaço simples e por filete de 3 cm, a partir da margem esquerda. Os editores de textos (Word) possuem este recurso automático.

11 REFERÊNCIAS BIBLOGRÁFICAS
NBR 14724:2005 TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO GRÁFICA Indicativo de Seção Alinhado na margem esquerda, precedendo o título, dele separado por um espaço. 2 DESENVOLVIMENTO 2.3 As teorias do desenvolvimento em psicologia Os títulos sem indicativo numérico, como sumário, resumo, listas de referências bibliográficas e outros, devem ser centralizados. SUMÁRIO REFERÊNCIAS BIBLOGRÁFICAS

12 NBR 14724:2005 TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO GRÁFICA
Abreviaturas e siglas Quando aparecem pela primeira vez no texto, deve-se colocar seu nome por extenso, acrescentando-se a abreviatura ou a sigla entre parênteses. Organização das Nações Unidas (ONU) A partir da segunda menção, pode-se utilizar a sigla

13 NBR 14724:2005 TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO GRÁFICA
Ilustrações, figuras e tabelas a) Figuras (gráficos, organogramas, fluxogramas, desenhos e outros) Sua indicação aparece na parte inferior precedida da palavra “Figura”, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa e da fonte, se necessário.

14 NBR 14724:2005 TRABALHOS ACADÊMICOS APRESENTAÇÃO GRÁFICA b) Tabelas
As tabelas apresentam informações tratadas estatisticamente e tem numeração independente e consecutiva; o título é colocado na parte superior, precedido da palavra Tabela e de seu número de ordem em algarismos arábicos; as fontes citadas na construção de tabelas, quando não provenientes dos resultados do próprio trabalho, aparecem no rodapé da tabela após o fio de fechamento; devem ser inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem; se a tabela não couber em uma folha, deve ser continuada na folha seguinte, neste caso, não é delimitada por traço horizontal na parte inferior, sendo o título e o cabeçalho repetidos na folha seguinte; nas tabelas utilizam-se fios horizontais e verticais para separar os títulos das colunas no cabeçalho e fechá-las na parte inferior, evitando-se fios verticais para separar colunas e fios horizontais para separar as linhas.

15 NBR 6023:2002 Referências DIFERENÇA entre REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA e BIBLIOGRAFIA     Referência Bibliográfica parte de uma obra na qual se listam as obras utilizadas pelo autor para elaboração do texto. “Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual"(ABNT, 2002, p. 2). Bibliografia parte de uma obra na qual se listam as referências bibliográficas de obras recomendadas para leitura complementar. Foram consultadas, mas não necessariamente citadas no corpo do texto.

16 NBR 6023:2002 Referências Formas de entrada (autores pessoais, autor entidade e título); Título e subtítulo; Edição; Local de publicação; Editora; Ano de publicação; Descrição física; Séries; Notas especiais. LOCALIZAÇÃO No rodapé; No fim de texto ou de capítulo; Em listas de referência; Tecendo resumos, resenhas e recensões.

17 NBR 6023:2002 Referências REGRAS GERAIS:
1) Referências são alinhadas à margem esquerda sem recuo na segunda linha, cada documento em espaço SIMPLES; 2) Cada conjunto de elementos das Referências, são separados por ponto final, seguido de um espaço DUPLO; BOHOSLAVSKY, R. Orientação vocacional: a estratégia clínica. São Paulo: Martins Fontes, 1996. OLIVEIRA, S.L. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira, 1997. SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

18 NBR 6023:2002 Referências REGRAS GERAIS:
3) Sinais como parênteses podem ser utilizados na indicação de algumas notas que tornarão os documentos melhor identificados; KUHN, T.S. A função do dogma na investigação científica. In: DEUS, J.D. (Org.). A crítica da ciência: sociologia e ideologia da ciência. Rio de Janeiro: Zahar, p Obs.: A sinalização – Org. – indica que J. D. Deus é organizador de uma obra que deve contar com alguns colaboradores discutindo acerca do tema em questão. Toda obra constituída de alguns trabalhos de diversos autores entra pelo nome do responsável intelectual seguido da abreviação da palavra que caracteriza o tipo de responsabilidade deste.

19 NBR 6023:2002 Referências LIVRO NO TODO
Inclui livro e/ou folheto (manual, guia, catálogo, enciclopédia, dicionário etc) e trabalhos acadêmicos (teses, dissertações entre outros) Com um autor CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993. (sobrenome do autor seguido das iniciais dos prenomes; nome da obra em destaque [apenas a 1ª letra maiúscula], a imprenta e, finalmente a data da publicação)

20 NBR 6023:2002 Referências LIVRO NO TODO Com dois ou três autores
SANTANA, S.; STEFAN, P. O outro lógico: ensaio de psicanálise e matemática. Salvador: Fator, 1987. SONENREICH, C.; KERR-CORRÊA, F.; ESTEVÃO, G. Debates sobre o conceito de doenças afetivas. São Paulo: Manole, 1991. (os autores são mencionados na mesma ordem em que aparecem na referida publicaçã; os sobrenomes são separados por ponto e vírgula (;))

21 NBR 6023:2002 Referências LIVRO NO TODO Com mais de três autores
SCOZ, B.J.L. et al. Psicopedagogia: o caráter interdisciplinar na formação e atuação profissional. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. (expressão latina abreviada, cujo significado é “e outros”).

22 NBR 6023:2002 Referências LIVRO NO TODO
Com autor entidade (entidades coletivas, governamentais, públicas, particulares, etc.) As obras de responsabilidade de entidade (órgãos governamentais, empresas, associações, congressos, seminários etc.) têm entrada, de modo geral, pelo próprio nome, por extenso: AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Publication manual of the American Psychological Association. Washington, 1994. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. CID-10: classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde. Trad. Centro Colaborador da OMS para a Classificação de Doenças em Português. São Paulo: EDUSP, v.1. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Instituto de Psicologia. Serviço de Biblioteca e Documentação. Catálogo de publicações periódicas. São Paulo, 1991.

23 NBR 6023:2002 Referências LIVRO NO TODO
Com autor entidade (entidades coletivas, governamentais, públicas, particulares, etc.) Quando a entidade tem uma denominação genérica, seu nome é precedido pelo nome do órgão superior, ou pelo nome da jurisdição geográfica à qual pertence. SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Estado da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Proposta curricular de psicologia para o ensino de 2º grau. Coordenação de Eny Marisa Maia. São Paulo, 1992. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria Superior. Catálogo geral de instituições de ensino superior:1986. Brasília, 1986. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Nacional de Ações Básicas de Saúde. Divisão Nacional de Epidemiologia. Brasil: evolução da mortalidade infantil no período Brasília, Centro de Documentação do Ministério da Saúde, (Série C: Estudos e Projetos, 3)

24 NBR 6023:2002 Referências LIVRO NO TODO
Livro no todo em meio eletrônico KOOGAN, A.; HOUAISS, A. (Ed.). Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikman. São Paulo: Delta: Estadão, 5 CD-ROM. ALVES, C. Navio negreiro. São Paulo: Vitual Books, Disponível em: < . Acesso em: 10 jan. 2002, 16:30:30.

25 ARTIGO DE PERIÓDICO CIENTÍFICO
NBR 6023:2002 Referências ARTIGO DE PERIÓDICO CIENTÍFICO São partes de publicações periódicas (artigo, resenha, etc.) que apresentam título próprio e autoria determinada. Elementos essenciais: autor(es); título da parte, artigo ou matéria; título da publicação; local de publicação; numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final do artigo referenciado; data ou intervalo de publicação. BIALYSTOK, E.; CODD, J. Developing representations of quality. Canadian Journal of Behavioural Science, v.28, n.4, Oct

26 ARTIGO DE PERIÓDICO CIENTÍFICO
NBR 6023:2002 Referências ARTIGO DE PERIÓDICO CIENTÍFICO Artigo sem autoria Quando a matéria e/ou o artigo não apresentam o nome do autor a chamada de entrada é feita pela primeira letra do título (apenas a primeira palavra do título anotada em letras maiúsculas). SEX in transition: Journal of Youth and Adolescence, v.13, n.5, p , 1984. A citação no corpo do texto deverá obedecer à mesma chamada de entrada da lista de referências.

27 ARTIGO DE PERIÓDICO CIENTÍFICO
NBR 6023:2002 Referências ARTIGO DE PERIÓDICO CIENTÍFICO Artigo em vias de publicação Quando a obra ainda se encontra em vias de publicação, utiliza-se a expressão “no prelo” ao final da referência. GRANJA, E.C. Produção científica na área da psicologia. Universidade, São Paulo, v.24, n.7, No prelo.

28 ARTIGO DE PERIÓDICO CIENTÍFICO
NBR 6023:2002 Referências ARTIGO DE PERIÓDICO CIENTÍFICO Artigo de periódico científico em meio eletrônico Artigos na íntegra BIALYSTOK, E.; CODD, J. Developing representations of quality. Canadian Journal of Behavioural Science, v.28, n.4, Oct Disponível em: < Acesso em 2 jun 1999. ALMEIDA, G. A. N.; LOUREIRO, S. R.; SANTOS, J. E. A imagem corporal de mulheres morbidamente obesas avaliada através do desenho da figura humana. Psicologia: Reflexão e crítica, Porto Alegre, v. 12, n.12, Disponível em: < Acesso em: 03 abr Resumo de artigo DAMIANI, K; RÚBIO, A.R.; CHIPPARI, M. Utilizando filmes no ensino de análise experimental do comportamento: relato de uma experiência [Resumo]. Psicólogo inFormação, v. 4, n. 4, Base de Dados Index Psi Periódicos. Disponível em: < Acesso em: 9 mar 2002.

29 ARTIGO OU MATÉRIA DE PERIÓDICO NÃO CIENTÍFICO
NBR 6023:2002 Referências ARTIGO OU MATÉRIA DE PERIÓDICO NÃO CIENTÍFICO Inclui vias de publicação periódica como jornais e revistas de circulação local ou nacional, que não possuem o caráter de comunicação técnico-científico. Artigo de jornal DURHAM, E.R. Vestibular e vagas ociosas. Folha de São Paulo, São Paulo, 24 set p.A-3. Publicação em caderno especial do jornal FRAYZE-PEREIRA, J.A. Max Ernest: o mais surrealista dos surrealistas. O Estado de São Paulo, São Paulo, 6 abr Caderno Cultura, Caderno 6, p. 7.

30 ARTIGO OU MATÉRIA DE PERIÓDICO NÃO CIENTÍFICO
NBR 6023:2002 Referências ARTIGO OU MATÉRIA DE PERIÓDICO NÃO CIENTÍFICO Entrevista publicada em jornal A chamada de entrada deve ser feita pelo sobrenome do entrevistador (autor e responsável pela matéria) e não pelo nome da pessoa entrevistada. PENHA, G. Crise agrava a apatia da população. (Entrevista com Lígia Marcondes Machado). O Estado de São Paulo, São Paulo, 5 jul p.3. Artigo ou matéria de periódicos não científicos em meio eletrônico SILVA, I. G. Pena de morte para o nascituro. O Estado de São Paulo, São Paulo, 19 set Disponível em: < Acesso em: 19 set

31 NBR 6023:2002 Referências EVENTO CIENTÍFICO
Inclui os trabalhos publicados em Anais, Resumos e Comunicações científicas veiculados pela organização do evento. Refere-se, portanto, ao material escrito e publicado. As informações verbais, não são referenciadas, podem ser citadas no texto, mas devem obedecer as recomendações de citação para canais informais. Evento científico como um todo REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA, 21. Ribeirão Preto, São Paulo, Anais. Ribeirão Preto, Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto, 1992. (nº do evento) (local e data de realização)

32 NBR 6023:2002 Referências EVENTO CIENTÍFICO
Trabalho apresentado em evento (parte do evento) Inclui trabalhos que foram apresentados no evento e tiveram o resumo e/ou o trabalho integral publicado pelo veículo oficial do evento (anais, etc.). Trabalho apresentado em evento (parte do evento) MENDONÇA, R. M. S.; LEGAL, E. J. Percepção do estresse entre estudantes universitários. In: REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA, 32., 2002, Florianópolis. Resumos de Comunicação Científica. Florianópolis: Sociedade Brasileira de Psicologia, p. 352. CUNHA, P. M.; CAMARGO, C. H. P.; NICASTRI, S. Déficits neuropsicológicos e cocaína: um estudo piloto. In: CONGRESSO DE PSICOLOGIA Clínica, 1., 2001, São Paulo. Anais do I Congresso de Psicologia Clínica. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, p

33 NBR 6023:2002 Referências EVENTO CIENTÍFICO
Eventos científicos em meio eletrônico Evento como um todo em meio eletrônico CONGRESSO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA, 5., 2000, São Bernardo do Campo. Anais eletrônicos… São Bernardo do Campo: UMESP, CD-ROM. Trabalho apresentado em evento (parte do evento) em meio eletrônico GUNCHO, M. R. A educação à distância e a biblioteca universitária. In: SEMINÁRIO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 10., 1998, Fortaleza. Anais… Fortaleza: TecTreina, CD-ROM. SBROZA, P. C. Globalização e saúde: impacto nos perfis epidemiológicos das populações. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA, 4., 1998, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos… Rio de Janeiro: ABRASCO, Mesa-redonda. Disponível em: < Acesso em: 17 jan

34 TESES, DISSERTAÇÕES e TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
NBR 6023:2002 Referências TESES, DISSERTAÇÕES e TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Devem ser indicados em nota o tipo de documento (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso, etc.), o grau, a vinculação acadêmica, o local e a data da defesa, mencionada na folha de aprovação (se houver). FREITAS, F. R. Uma contribuição ao estudo do stress: introversão-extroversão, dogmatismo e vulnerabilidade ao stress f. Dissertação (Mestrado em Administração)–Instituto Superior de Estudos e Pesquisas Psicossociais, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, Base de Dados IBICT. Teses. Disponível em: <http// Acesso em 9 mai 1999.

35 DOCUMENTO DE ACESSO EXCLUSIVO EM MEIO ELETRÔNICO
NBR 6023:2002 Referências DOCUMENTO DE ACESSO EXCLUSIVO EM MEIO ELETRÔNICO Inclui as informações obtidas em meio eletrônico. São considerados meios eletrônicos: disquetes, CD-ROM e suporte online (internet). GALERIA virtual de arte do Vale do Paraiba. São José dos Campos: Fundação Cultural Cassiano Ricardo, Apresenta reproduções virtuais de obras de artistas pláticos do Vale do Paraíba.. Disponível em: <http// Acesso em 9 mai 1999.

36 RELATÓRIOS, PROJETO DE PESQUISA
NBR 6023:2002 Referências RELATÓRIOS, PROJETO DE PESQUISA CAMPOS, M. H. R. A universidade não será mais a mesma. Belo Horizonte: Conselho de Extensão da UFMG, p. Relatório. TORRES JÙNIOR, Noel. Desenvolvendo o projeto de serviços no plano de operações: uma abordagem para a melhoria do plano de negócios de unidades de serviço : relatório final f. Projeto de pesquisa - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Departamento de Administração

37 NBR 6023:2002 Referências DOCUMENTO JURÍDICO
Legislação, Constituição, Decreto BRASIL. Lei no , 12 de junho de Institui o Dia Nacional da Língua Portuguesa. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, de 13 de junho Seção 1, p BRASIL. Constituição (1988). Emenda Constitucional n° 52, de 8 de março de Dá nova redação ao § 1º do art. 17 da Constituição Federal para disciplinar as coligações eleitorais. Lex: Legislação federal e marginalia, São Paulo, v. 66, p. 1966, jun/ago BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: Brasília, DF: Câmara dos Deputados, p.

38 NBR 6023:2002 Referências DOCUMENTO JURÍDICO Jurisprudência
TOCANTINS. Tribunal de Justiça. ICMS-Substituição Tributária. Venda de combustíveis informada pela Distribuidora à refinaria responsável pelo repasse do imposto ao estado do Tocantins. Incorreta a exigência de recolhimento do ICMS pela adquirente. Lançamento improcedente. Acordão nº 115. Apelante: João Pedro da Silva. E outros. Apelada: Fazenda Pública Estadual. Relator: Juiz Silvio de Almeida. Palmas, 25 de março de Revista de Jurisprudência, Palmas, v.5, n. 4, p abr Brasil. Supremo Tribunal Federal de Justiça. Processual Penal. Habeas-Corpus. Constrangimento ilegal. Habeas-Corpus n.º , da 6ª. Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Brasília, DF, 10 de março de Lex: jurisprudência do STJ e Tribunais Regionais Federais, São Paulo, v. 16, n. 98, p , junho 2000.

39 NBR 6023:2002 Referências DOCUMENTO JURÍDICO Acesso Eletrônico
BRASIL. Lei no , 12 de junho de Institui o Dia Nacional da Língua Portuguesa. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, de 13 de jun Disponível em: < Acesso em 20 jun BRASIL. Decreto-lei no 2481, 3 de outubro de Dispõe sobre o registro provisório para o estrangeiro em situação ilegal em território nacional. Disponível em: < Acesso em: 22 jun

40 NBR 6027:2003 Sumário O objetivo do sumário é organizar e indicar ao leitor a disposição geral da obra de forma sucinta e objetiva. Não se deve confundir um sumário com um índice ou uma lista. Índices e listas são mais específicos e detalhados, tratando de elementos da mesma natureza. Por exemplo: Índice Analítico; Índice Onomástico, etc. As partes anteriores ao sumário, não devem ser inseridas na listagem. Também não se deve fazer uma referência circular e indicar o próprio sumário na listagem.

41 NBR 6027:2003 Sumário Em uma nova página, o título sumário deve ser incluído em letras MAIÚSCULAS e negrito, alinhado ao centro e sem tabulação alguma. Deixando um espaço 1,5 em branco abaixo deste título, a listagem das seções deve ser iniciada, junto à margem esquerda (e de acordo com a tabulação de cada nível), seguindo a ordem e a numeração em que elas foram apresentadas no texto, cada uma em uma linha, com espaçamento simples entre elas. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 1.1 Histórico da Empresa 1.2 Situação Problemática 1.3 Objetivos 1.3.1 Objetivo Geral 1.3.2 Objetivos Específicos 2 REFERENCIAL TEÓRICO 2.1 Planejamento Estratégico 2.2 Marketing Orientado 2.3 A Utilização da Marca como Fator de Crescimento da Empresa 2.3.1 Fatores que ameaçam a marca REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

42 Citações em documentos
NBR 10520:2002 Citações em documentos "Menção, no texto, de uma informação colhida em outra fonte" (NBR 10520, ABNT, 2002, p.1). Citação é a transcrição das palavras de um autor ou a referência a suas idéias, geralmente para ilustrar ou sustentar o que se afirma. As citações são elementos retirados dos documentos pesquisados durante a leitura de documentação que se revelam úteis para elaborar as idéias desenvolvidas pelo autor no decorrer de seu raciocínio (SEVERINO, 1992).

43 Citações em documentos
NBR 10520:2002 Citações em documentos NOTAÇÃO Autor, Data Modelo adotado pela UNA. Neste sistema a indicação da fonte no texto é feita colocando-se o sobrenome do autor ou o nome da entidade responsável ou ainda a primeira palavra do título (quando a obra não possuir autoria), seguida da data de publicação. Ao final do trabalho relacionam-se as referências completas em ordem alfabéticas. No texto: (VIEIRA, 1993) Na referência: VIEIRA, Márcio Infante. Carne e pele de coelho : produção, comércio, preparo. São Paulo INFOTEC p.

44 Citações em documentos
NBR 10520:2002 Citações em documentos NOTAÇÃO Sistema numérico Neste sistema a indicação da fonte no texto é realizada por uma numeração única consecutiva que remete à uma lista de referências ao final do trabalho organizadas em ordem seqüencial, numérica e crescente. No texto: "O sistema numérico não deve ser usado quando há notas de rodapé" [1] Na referência: 1 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação - citações em documentos - apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, p.

45 Citações em documentos CITAÇÃO DIRETA (LITERAL)
NBR 10520:2002 Citações em documentos CITAÇÃO DIRETA (LITERAL) Quando se transcrevem literalmente trechos de obras. “Nas citações diretas deve-se indicar obrigatoriamente, após a data a(s) página(s), volume(s), tomo(s), parte(s) da fonte consultada.” (FRANÇA et. al., 2004, p. 120). Citação curta Quando se tratar de citação direta com até três linhas, deve-se inseri-la no texto, entre aspas: Neste contexto, Oliveira (1999, v.2, p. 20) cita a participação da comunidade na gestão escolar como “uma revolução cultural de dimensões ‘copernicanas’.”

46 Citações em documentos CITAÇÃO DIRETA (LITERAL)
NBR 10520:2002 Citações em documentos CITAÇÃO DIRETA (LITERAL) Citação longa Quando se tratar de citação direta com mais de três linhas, deve-se constituir um novo parágrafo, independente, com recuo de 4 cm da margem esquerda, tamanho de fonte menor (sugere-se 10) e espaçamento 1 ou simples entre as linhas. Dispensa-se as aspas. Quando falamos (usando o que vou chamar, por falta de termo melhor, estilo falado), estamos sujeitos a muitas limitações que não existem no caso da escrita: precisamos manter a atenção do interlocutor; não podemos sobrecarregar sua memória (nem a nossa); não podemos voltar a apagar o que acabamos de dizer, e assim por diante (PERINI, 1980, p. 61).

47 Citações em documentos CITAÇÃO INDIRETA (LIVRE)
NBR 10520:2002 Citações em documentos CITAÇÃO INDIRETA (LIVRE) São sínteses pessoais que reproduzem fielmente as idéias ou informações dos outros. Não é necessário indicar a página, simplesmente o sobrenome do autor e a data da publicação do trabalho. Menciona-se a(s) data(s) da(s) publicação(ções) citada(s) entre parênteses quando o nome do autor fizer parte do texto. Como lembra Martins (1984), o futuro desenvolvimento da informação está cada dia mais independente de um plano unificado de normalização. Soltys e Spratling (1957) descreveram pela primeira vez, em porca com cistite e pielonefrite, a presença de Corynebacterium suis. O sobrenome do autor aparece em caixa baixa.

48 Citações em documentos CITAÇÃO INDIRETA (LIVRE)
NBR 10520:2002 Citações em documentos CITAÇÃO INDIRETA (LIVRE) A fim de se evitar interrupção na seqüência do texto, deve-se indicar a(s) fonte(s) entre parênteses sucedendo à citação. Havendo mais de uma fonte a ser citada, estas devem estar em ordem alfabética, separadas por ponto e vírgula. Após este primeiro isolamento, na Inglaterra, vários casos de têm sido descritos em países como Canadá, Noruega, Holanda, Dinamarca e Finlândia (BANGE; DUCROT, 1984; GLAZERBROOK et. al. 1973; JONES, 1981). O sobrenome do autor aparece em caixa alta.

49 Citações em documentos
NBR 10520:2002 Citações em documentos CITAÇÃO DE CITAÇÃO E a menção de um documento ao qual não se teve acesso direto. No texto deve ser indicado o sobrenome do(s) autor (es) do trabalho original, não consultado, seguido das expressões apud, citado por, conforme ou segundo, e do sobrenome do(s) autor(es) da obra consultada. Neste caso o autor citado deve ser referenciado em nota de rodapé. Marinho1, (citado por MARCONI e LAKATOS, 1982), apresenta a formulação do problema como uma fase de pesquisa que, sendo bem delimitada, simplifica e facilita a maneira de conduzir a investigação. Em rodapé: 1 MARINHO, Pedro. A pesquisa em ciências humanas. Petrópolis: Vozes, 1980. Na listagem de referências deve-se incluir os dados completos do documento efetivamente consultado.

50 Citações em documentos
NBR 10520:2002 Citações em documentos OUTRAS RECOMENDAÇÕES Coincidência de sobrenomes Deve-se acrescentar as iniciais de dos prenomes. Azevedo, C (1957) Azevedo, M (1957) Entidades coletivas conhecidas por sigla Deve-se citar o nome por extenso acompanhado da sigla na primeira citação e, a partir daí, usar apenas a sigla. São cento e vinte milhões de brasileiros conforme dados apresentados anteriormente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 1975). Nas citações subseqüentes deve-se usar apenas IBGE (1975) ou (IBGE, 1975).

51 Citações em documentos
NBR 10520:2002 Citações em documentos OUTRAS RECOMENDAÇÕES Documento de autoria de órgão da administração direta do governo e cuja referência se inicia pelo nome geográfico do país, deve-se citar o nome geográfico seguido da data do documento É neste nível de atuação da Universidade que se coloca o problema da produção de conhecimento entre um público mais amplo, não limitado apenas à sua clientela habitual formada pelo próprio corpo discente (BRASIL, 1981). Documentação sem autoria conhecida, publicação periódica referenciada no todo ou casos em que a norma recomenda a entrada da referência pelo título, deve-se citar usando-se a primeira palavra do título, em letras maiúsculas, seguida de reticências e data entre parênteses. Conforme análise feita em ATUALIZAÇÃO... (2005).

52 Citações em documentos
NBR 10520:2002 Citações em documentos OUTRAS RECOMENDAÇÕES Vários trabalhos do mesmo autor escritos em datas diferentes Deve-se citar o sobrenome do autor, seguido das datas entre parênteses. Para a citação de vários trabalhos de um mesmo autor com a mesma data, usam-se letras minúsculas acompanhando a data. Lagerloff (1934, 1936, 1937) encontrou 22,08% de machos afetados dessa hipoplasia. Smith (1978a), Smith (1978b) ou Smith (1978a, b).

53 Citações em documentos
NBR 10520:2002 Citações em documentos OUTRAS RECOMENDAÇÕES Citação de um documento de 3 autores ou mais Deve-se citá-los na ordem em que aparecem na referência, separados por ponto-e-vírgula, seguidos da data ou indicar o primeiro autor seguido da expressão et al. e a data. De acordo com Martins, Jorge e Marinho (1972) ou (MARTINS, JORGE e MARINHO, 1972); Jardim et al. (1965) ou (JARDIM et al., 1965);

54 Citações em documentos
NBR 10520:2002 Citações em documentos OUTRAS RECOMENDAÇÕES Citação indireta de mais de um documento de vários autores Deve-se cita-los em ordem alfabética seguidos da respectiva data, separados por ponto-e-vírgula. Atanasiu (1967); King, (1965); Lirons (1955); Thomas, (1973) ou (ATANASIU, 1967, KING, 1965, LIRONS, 1955, THOMAS, 1973); Documentos sem data Deve-se registra uma data aproximada, entre colchetes. Machado [1915?]

55 Citações em documentos
NBR 10520:2002 Citações em documentos OUTRAS RECOMENDAÇÕES Dados obtidos por informação oral (palestras, debates, comunicações e outros) Deve-se indicar usando a expressão informação verbal, entre parênteses e mencionando-se os dados disponíveis em nota de rodapé. Foram mais de três mil e duzentos inscritos para o vestibular de meio de ano1. No rodapé: 1 Informação repassada em Reunião de Líderes Administrativos da UNA em maio de 2007.

56 Citações em documentos
NBR 10520:2002 Citações em documentos OUTRAS RECOMENDAÇÕES Dados obtidos por de trabalhos ainda não publicados ou em fase de pré-publicação Deve-se citar registrando-se as informações bibliográficas disponíveis. [...] artigo sobre interação in vitro e in vivo entre amostras de Escherichia coli 1. No rodapé: 1 Trabalho de autoria de Edir Nepomuceno da Silva e outros da Faculdade de Medicina Veterinária da USP, 1988 (em fase de pré-publicação)..

57 Citações em documentos
NBR 10520:2002 Citações em documentos OUTRAS RECOMENDAÇÕES Citação de informações extraídas das redes de comunicação eletrônica Também é necessário citar a fonte para as informações relativas aos documentos eletrônicos, possibilitando que outras pessoas possam localizar a mesma informação. Através da lista de discussão do COMUT on-line1 soube-se que a mesma já conta com mais de 200 inscritos [...] No rodapé: 1

58 DÚVIDAS?

59 BASES DE DADOS Um cadastro de dados armazenados em meio eletrônico sobre os quais podem ser realizadas buscas com a finalidade de identificar os documentos que tratam de um determinado assunto. Os itens recuperados apresentam a referência do documento, o resumo e/ou o texto completo. Podem aparecer sob a forma de : CD-ROM’s Servidores aos quais se acede

60 BASES DISPONIBILIZADAS PELA BIBLIOTECA
BASES DE DADOS BASES DISPONIBILIZADAS PELA BIBLIOTECA

61 BASES DE DADOS

62 BASES DISPONIBILIZADAS PELA BIBLIOTECA
BASES DE DADOS BASES DISPONIBILIZADAS PELA BIBLIOTECA

63 DÚVIDAS?

64 OBRIGADA ! Bibliotecária: Janete Oliveira
Telefone: Disponibilidade: seg, ter, qua – 8h às 18h/ quin, sex – 11h às 21h


Carregar ppt "Visão Geral sobre as Normas da ABNT"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google