A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Divisão Celular : Mitose e Meiose

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Divisão Celular : Mitose e Meiose"— Transcrição da apresentação:

1 Divisão Celular : Mitose e Meiose

2 Divisão Celular Definição: Processo pelo qual uma célula se transforma em duas células-filhas. Importância: é a maneira pela qual seres unicelulares se reproduzem e multicelulares crescem e repõem suas células. Curiosidades: o duodeno se divide a cada 24h, enquanto células do esôfago se dividem semanalmente e a maioria das células nervosas e musculares adultas não se divide. Fígado, rins e pulmões, só em caso de necessidade.

3 Ciclo Celular É o período que se inicia com a origem da célula, e termina quando ela se divide. Ciclo Celular = 5% de divisão + 95% de interfase.

4 Interfase: G1, S e G2 Interfase: filamentos cromossômicos descondensados, DNA em plena atividade, célula cresce. G1: antecede a duplicação do DNA; S: DNA está sendo duplicado; G2: sucede a duplicação.

5 Mitose É a divisão celular que ocorre em células somáticas e que origina duas células idênticas, ou seja, com mesmo nº de cromossomos que a célula-mãe. É dividida em 4 fases (prófase, metáfase, anáfase e telófase) mais a citocinese (divisão do citoplasma). Objetivo: reprodução, crescimento e reposição de células

6 Mitose:

7 Mitose

8 Citocinese Inicia-se na anáfase e termina na telófase. Consiste no estrangulamento do citoplasma. Célula animal e de alguns protistas: Forma-se na zona equatorial um anel contráctil de filamentos proteicos que se contraem puxando a membrana para dentro até se separem as duas células – filhas. É uma citocinese centrípeta. Célula vegetal: Forma-se um fragmoplasto perpendicularmente ao eixo do fuso. Os plasmodesmos formam-se igualmente neste momento. Por último, cada célula filha deposita a sua parede celular sobre a lamela média. É uma citocinese centrífuga.

9

10 Meiose É a divisão celular que ocorre na formação de gametas, originando quatro células com a metade dos cromossomos da célula-mãe. É uma divisão reducional. É dividida em meiose I e meiose II. Objetivo: formar gametas.

11 Meiose I 1) Prófase I Leptóteno: visualização dos cromossomos;
Zigóteno: emparelhamento cromossômico; Paquíteno: formação dos bivalentes; Diplóteno: visualização dos quiasmas; Diacinese: terminalização dos quiasmas. 2) Metáfase I: cada cromossomo prende-se ao fuso acromático de um pólo. 3) Anáfase I: cada cromossomo homólogo é puxado para um pólo. 4) Telófase I: o fuso se desfaz, surgem 2 novos núcleos, cromossomos com 2 cromátides. Citocinese: separação de duas células-filhas. Meiose II: Semelhante à mitose.

12

13 Não disjunção cromossômica
É um erro ocorrido na meiose I ou na meiose II. Consequências: produção de gametas com cromossomos faltando ou em excesso. A maioria é letal, entretanto algumas são compatíveis com a vida: Síndrome de Down; Síndrome de Turner; Síndrome de Klinefelter.

14 Trissomia do 21(Síndrome de Down)

15 Incidência de síndrome de Down x Idade materna

16 Síndrome de Turner

17 Síndrome de Klinefelter

18 Mitose x Meiose


Carregar ppt "Divisão Celular : Mitose e Meiose"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google