A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seminário de biologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seminário de biologia."— Transcrição da apresentação:

1 Seminário de biologia

2 Transplantes de órgãos

3 O que é transplante?

4 Transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na troca de um órgão (coração, rim, pulmão e outros) de um paciente doente (Receptor) por outro órgão normal de alguém que morreu (Doador).

5 Curiosidades sobre transplantes:

6 É possível também a doação de órgãos entre vivos no caso de órgãos duplos:
É possível a doação entre parentes de órgãos como o Rim, por exemplo. No caso do Fígado, também é possível o transplante intervivos. Neste caso apenas uma parte do Fígado do doador é transplantado para o receptor. Este tipo de transplante é possível por causa da particular qualidade do Fígado de se regenerar, voltando ao tamanho normal em dois ou três meses.

7 Quando o cérebro morre, os demais órgãos e tecidos também morrem
Quando o cérebro morre, os demais órgãos e tecidos também morrem. O Coração e pulmão são os órgãos que menos tempo podem esperar. O intervalo máximo entre a retirada e a doação não deve exceder quatro horas. O Pâncreas, tem de ser realizado o transplante quase que simultaneamente.

8 Alguns órgãos resistem mais tempo, como as córneas e a pele
Alguns órgãos resistem mais tempo, como as córneas e a pele. O Fígado resiste até 24 horas fora do organismo. O Rim é bastante resistente, se comparado a outros. A espera pode ser de 24 a 48 horas. A Córnea pode permanecer até sete dias fora do organismo, desde que mantida em condições apropriadas de conservação.

9 Para a confirmação da morte encefálica é necessário o diagnóstico de, pelo menos, dois médicos, sendo um deles neurologista, e estes médicos não podem fazer parte da equipe que realizam o transplante. Não são consideradas doadoras pessoas sem identidade, indigentes e menores de 21 anos sem autorização dos responsáveis.

10 A espera por um doador de órgãos é longa
A espera por um doador de órgãos é longa. A lista de candidatos a um transplante de pulmão, é renovada a cada ano porque a maioria dos candidatos morre sem conseguir um doador. Quando existe mais de um receptor compatível, a decisão de quem receberá, passa por critérios tais como tempo de espera e urgência do procedimento.

11


Carregar ppt "Seminário de biologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google