A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO"— Transcrição da apresentação:

1 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
Princípios da Gestão da Qualidade A gestão da qualidade faz parte da estratégia compe- titiva das organizações. Fazemos isso através de requisitos e expectativas, oferecendo assim valor do mercado. Os requisitos identificados na pesquisa de mercado devem ser incorporados e transmitidos por todo ciclo do produto.

2 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
Surge então o cliente inter- no. Visão sistêmica da cadeia interna como um conjunto de processos e atividades inter-relacionadas. Relação de parceria (clien- te x fornecedor). O ciclo do produto incluin- do a pesquisa de mercado com foco no cliente, leva a uma contínua identifica- ção de novos requisitos e

3 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
necessidades. O mercado competitivo jun to com as empresas con- correntes estão igualmen- te se esforçando para me- lhor atender às expectati- vas do mercado. A melhoria contínua nos procedimentos e proces- sos são cada vez mais aplicadas nas organiza- ções.

4 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
A liderança, comprometi- mento e envolvimento são também princípios funda- mentais da gestão da qua- lidade.

5 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
Relacionamento entre Princípios de Gestão da Qualidade

6 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
Foco no cliente Quem são nossos clien- tes? Como identificar requisi- tos dos clientes e avaliar o grau de atendimento desses requisitos?

7 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
Como focar a organização no atendimento dos requi- sitos?

8 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
A posição da empresa na cadeia de fornecimento a qual ela pertence e a configuração dessa cadeia definem quem são e quais os diferentes tipos de clientes, diretos e indiretos conforme figura abaixo:

9 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
O princípio de foco no cliente se estende a outras partes interessadas: Os Stakeholders

10 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
Nessa situação que são os Stakeholders???? Clientes. Acionistas. Parceiros das cadeias de suprimentos. Colaboradores. A empresa por sua vez deve focar e procurar atender às expectati- de todos eles.

11 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO

12 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
Segundo Juran temos três papéis que incorporam dentro de uma organiza- ção: Fornecedor. Processamento. Cliente.

13 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO

14 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
INPUTS trabalhadores gerente equipamento instalações materiais local energia OUTPUTS Produtos Serviços Participação do Mercado /Clientes (feedback) Informações sobre Desempenho (feedback) OPERAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES 1 2 3 4 5

15 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
Relações cliente-fornecedor de uma área funcional

16 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
Gestão das Operações Gestão de Marketing Consumidores Gestão de Finanças

17 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
Interligação entre desenvolvimento x produção x serviço ao cliente

18 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
Dinâmica 1 - A Meta 1)Qual foi a causa da visita do Vice-Presidente Pity? 2)Qual foi o tempo fornecido pelo Vice-Presidente para o Diretor Geral da unidade de negócio, para recuperar os resultados financeiros da organização? Caso isso não aconteça, qual será a punição? 3)Com a melhoria contínua dos robos os estoques caíram?

19 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
4)Qual é o resultado para a empresa manter os estoques? 5)Devemos produzir para não deixar os robôs parados? 6)O que cada processo afeta a próxima etapa do fluxo de processo? 7)O que é gargalo? 8)O que podemos fazer para diminuir o gargalo?

20 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
9)Onde entra o retrabalho? O que podemos fazer? 10)Depois que os pedidos foram normalizados, qual foi a próxima meta?

21 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
Melhoria contínua x melhoria radical Melhoria radical Mudança radical no conceito, produto ou processo. Exemplos: Aquisição de equipamento de produção extremamente mais sofisticados. Informatização do processos de negócios/gestão.

22 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
Implantação de um sistema MRP ( Material Requirement Planning ) - ( Planejamento das Necessidades de Materiais ). Normalmente essas melhorias radicais implicam em grandes investimentos. Muda também a cultura no modo de operação. Decisões tomadas a partir da alta gerência, pois estamos falando de altos investimentos e grandes mudanças de conceito e operação.

23 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
Melhoria contínua x melhoria radical Melhoria contínua Contínuo aperfeiçoamento de produtos e processos, caminhando para grandes melhorias de desempenho. Modificação de um equipamento ou processo. Os japoneses chamam de Kaizen, termo muito usado no mercado de trabalho.

24 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
Podemos considerar o PDCA uma ferramenta:

25 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
PDCA - PLAN - DO - CHECK – ACTION Planejar. Fazer. Checar/Verificar. Ação/Consolidar. PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO A (ACTION) AÇÃO/CONSOLIDAR/VALIDAR P (PLAN) PLANEJAR D (DO) FAZER C (CHECK) CHECAR/VERIFICAR EDUCAR/TERINAR MÉTODO EXECUTAR OBJETIVO

26 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
PLAN – PLAN - Planejar 1)Definir objetivos/metas 2)Estabelecer método de trabalho Objetivo Estabelecer a direção de concentração de esforços É importante, na definição de objetivos, e colocar um prazo para execução Método Como atingir o objetivo Com o método bem definido, diminuem os PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO

27 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
desvios, ou as possibilidades de algo não correr conforme o planejado. DO - FAZER Fazer 1)Informar e treinar e executar. 2)Executar Objetivo Preparar o pessoal que deve executar as tarefas definidas Executar Fazer o que foi decidido no plan ( planejar ) PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO

28 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
CHECK - CHECAR/VERIFICAR Checar/verificar 1)Confrontar os resultados com o que foi planejado. 2)Coleta de dados que visa buscar evidências ou registros de que o objetivo foi atingido ou não. Objetivo Garantir que a etapa anterior foi cumprida. PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO

29 PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
ACTION - AÇÃO/CONSOLIDAR Ação/Consolidar 1)Evita perda Dops resultados obtidos para que o problema não volte após um determinado tempo. Objetivo Consolidar resultado. PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO

30 DINÂMICA 2 1)Montar um PDCA com um case real vivenciado, passando por todas as etapas: Planejar. Fazer. Checar. Consolidar.


Carregar ppt "PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google