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Aula: Renascimento e Modernidade.  Renascimento:  Contexto: - As cidades começam a surgir com o deteriorização do modelo feudal. - Surgimento da burguesia,

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1 Aula: Renascimento e Modernidade

2  Renascimento:  Contexto: - As cidades começam a surgir com o deteriorização do modelo feudal. - Surgimento da burguesia, classe de comerciantes, que acumula dinheiro, mas não tem o status da nobreza.  Pensamento: - Antropocentrismo (o ser humano como o centro do mundo) - Humanismo - Retomada à cultura clássica - O livre arbítrio permite o ser humano a se adaptar

3  Para casa:  Assistir ao vídeo: https://abordagemfilosofica.wordpress.com/2015/02/02/um-breve-panorama- sobre-a-mudanca-de-modelo-de-pensamento-entre-os-antigos-e-a-modernidade/ https://abordagemfilosofica.wordpress.com/2015/02/02/um-breve-panorama- sobre-a-mudanca-de-modelo-de-pensamento-entre-os-antigos-e-a-modernidade/  Pesquisar sobre:  1) Anomalias que alteram a percepção do sujeito Assistir ao vídeo: https://abordagemfilosofica.wordpress.com/2015/02/04/o- mundo-e-como-realmente-parece/ https://abordagemfilosofica.wordpress.com/2015/02/04/o- mundo-e-como-realmente-parece/... e ler o artigo: https://abordagemfilosofica.wordpress.com/2015/02/02/amusia-uma-anomalia-que- faz-o-individuo-nao-entender-nada-de-musica/ https://abordagemfilosofica.wordpress.com/2015/02/02/amusia-uma-anomalia-que- faz-o-individuo-nao-entender-nada-de-musica/  2) René Descartes Livros, sites, vídeos, etc...

4  Antigos, medievais e Modernos AntigosMedievaisModernos Mundo. Ordem racional na natureza. Foco no objeto. Fundamento na razão. Ordem racional na natureza. Foco na relação do indivíduo com Deus. Fundamento em Deus. Início da problematização do pressuposto da ordem racional. Foco no sujeito. Razão/experiência Política. Sociedade natural. Homem = animal social. Hierarquia natural Política ligada à moral. Sociedade e hierarquia - vontade divina. Sociedade como convenção. Problematização do poder Moral. Harmonizar-se com o kosmos (lugar na natureza). Virtude válida por si mesma (ética estética). Compreender e viver de acordo com o bem. Bem definido pela vontade de Deus. Bem definido pela razão ou pelos costumes. Fundamentado no ser humano

5 Para filosofar...  Como conhecemos as coisas?

6 Para filosofar...  O que é a verdade?  É possível alcançá-la?  Como? Onde?

7 Para filosofar...  Os sentidos nos enganam? Ex:  A mente nos engana? Ex:  Tudo pode ser uma ilusão?

8 Para filosofar...  Implicações em outros aspectos da vida...  Moral/ética/justiça...  Política...

9 Para filosofar...  Que tipo de saber a ciência Moderna produz?  Todas as ciências produzem o mesmo tipo de saber?  Quais são as suas limitações?

10  Correntes principais no pensamento moderno:  Racionalismo - características:  Aponta limitações dos conhecimentos adquiridos através dos sentidos (audição, visão, olfato, paladar e tato)  Fundamenta o conhecimento verdadeiro na razão (raciocínio dedutivo derivado dos modelos matemáticos, ideais)  Desenvolvem raciocínios lógicos a partir de pressupostos tidos como inquestionáveis

11  Correntes principais no pensamento moderno:  Empirismo – características:  Fundamenta o conhecimento nos sentidos, impressões sensoriais

12  Para acessar o arquivo da aula e conteúdos relacionados: https://abordagemfilosofica.wordpress.com


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