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Capítulo 19 Promoção de Vendas e Relações Públicas.

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1 Capítulo 19 Promoção de Vendas e Relações Públicas

2 Promoção de Vendas Consiste em um conjunto diversificado de
ferramentas de incentivo, a maioria de curto prazo, projetadas para estimular a compra mais rápida ou em maior quantidade de produtos e serviços específicos, pelo consumidor ou pelo comércio.

3 PROPAGANDA Oferece uma razão para comprar PROMOÇÃO DE VENDAS Oferece um incentivo `a compra

4 Características das Promoções
Geram resultados mais rápidos e mais fáceis de se avaliar do que a propaganda. Não tendem a agregar novos compradores de longo prazo em mercados maduros. Os compradores fiéis a marcas tendem a não modi- ficar seus padrões de compra. A propaganda parece ser capaz de aumentar fideli- dade à marca.

5 Algumas das Principais Ferramentas de Promoção
Prêmios, concursos, sorteios Amostras Cupons Pacotes promocionais Reembolso pós-venda Brindes Experimentação gratuita

6 Promoções de Vendas como Construtoras de Marca
Algumas dicas de como tornar a promoção de vendas uma ferramenta e construção de marca eficiente: Certifique-se de que vale a pena fazer uma promoção. Associe a promoção a um fato relevante. Considere todas as promoções, tanto pelas vendas que podem gerar, quanto como uma ferramenta de comunicação

7 Promoção ao Canal de Venda
A promoção ao canal é desenvolvida para persuadir os varejistas e atacadistas a venderem determinada marca de produto, dar-lhe mais espaço nas suas prateleiras e promove-la junto aos consumidores.

8 PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE PROMOÇÃO AO CANAL
Desconto Direto: sobre o preço de lista para compras realizadas em determinado período Desconto Geral: caso o varejista aceite apresentar os produtos de forma própria Desconto de Propaganda: que compensa os varejistas que anunciam o produto Desconto de Display: que compensa os varejistas por usarem displays especiais

9 PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE PROMOÇÃO AO CANAL
Produtos Gratuitos: caixas extras de produtos para intermediários que comprarem acima de determinado valor Verba para Promoção:para os revendedores ou força de vendas “empurrarem” seus produtos Brindes de Propaganda: com o nome da empresa, como canetas, agendas, cinzeiros, etc.

10 CONCEITOS PUBLICIDADE
Deriva do latim “publicus”, que significa público, ou seja, designa a qualidade do que é público. Significa o ato de vulgarizar, de tornar público um fato, uma idéia.

11 CONCEITOS PROPAGANDA Deriva do latim “propagare” que significa reproduzir por meio de semeação. Propagare por sua vez deriva de “pangere”, que quer dizer plantar.

12 CONCEITOS Vemos, pois, que a palavra publicidade significa, genericamente, divulgar, tornar público – e propaganda, compreende a idéia de implantar, de incluir uma idéia, uma crença na mente alheia.

13 RELAÇÕES PÚBLICAS É a construção de um bom relacionamen-
to com os vários públicos da empresa através de um publicidade favorável, uma boa “imagem corporativa”, e o controle de boatos, histórias e eventos desfavoráveis

14 RELAÇÕES PÚBLICAS Antigamente a atividade de relações
públicas era chamada de publicidade. Porém, relações públicas é uma atividade mais ampla e inclui além da publicidade, várias outras atividades.


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