A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Dra. Talita Seydell

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Dra. Talita Seydell"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Dra. Talita Seydell
O BIOMÉDICO Profa. Dra. Talita Seydell

2 BIOMEDICINA 33 ÁREAS DE ATUAÇÃO AUTORIZADAS PELO Conselho Federal de Biomedicina (CFBM); São elas:

3 BIOMEDICINA Análises Clínicas:
Realiza exames em Laboratório de Análises Clínicas; Assume a responsabilidade técnica e firma os laudos dos exames realizados; Assume e executa o processamento do sangue, suas sorologias e exames pré-transfusionais; Assume chefias técnicas, assessorias e direção destas atividades

4 BIOMEDICINA Análises Ambientais
Realiza análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente. Indústria Atua em indústrias químicas e biológicas na elaboração de soros, vacinas, reagentes.

5 BIOMEDICINA Análises Bromatológicas
Realiza análises para aferição da qualidade dos alimentos. Biologia Molecular Realiza coleta de materiais, análise, interpretação, emissão e assinatura de laudos e de pareceres técnicos.

6 BIOMEDICINA Genética Participa de pesquisas em todas as áreas da genética, como coordenador ou membro da equipe; Realiza exames de Citogenética Humana Molecular (DNA), realizando as culturas, preparações citológicas e análises;

7 BIOMEDICINA Assume a responsabilidade técnica elaborando e firmando laudos e transmitindo os resultados dos exames laboratoriais a outros profissionais, como consultor ou diretamente aos pacientes, como aconselhador genético.

8 BIOMEDICINA Reprodução Humana
Atua na identificação e classificação oocitária, Processamento Seminal, Espermograma, Criopreservação Seminal, classificação embrionária, criopreservação embrionária, biópsia embrionária; Atua na Embriologia:manipulando gametas e pré-embriões.

9 BIOMEDICINA Citologia Oncótica
Realiza a coleta de material cérvico vaginal e leitura da respectiva lâmina, exceto a coleta de material através da técnica de Punção Biópsia por agulha fina (PAAF); Realiza leitura citológica de raspados e aspirados de lesões e cavidades corpóreas através da metodologia de Papanicolau;

10 BIOMEDICINA Atua no setor de imunocitoquímica, referente ao diagnóstico citológico; Assume responsabilidade técnica, firmando os respectivos laudos.

11 BIOMEDICINA Banco de Sangue
Executa o processamento de sangue e suas sorologias; Realiza exames pré e pós transfusionais; Assume chefias técnicas, assessorias e direção de unidades; Manuseia equipamentos de auto-transfusão;

12 BIOMEDICINA O profissional legalmente habilitado nesta área poderá exercer todas as atividades inerentes a este campo, com exceção do ato transfusional. A responsabilidade técnica deve ficar a cargo de um médico especialista em Hemoterapia e / ou Hematologia.

13 BIOMEDICINA Acupuntura
Realiza atendimento em consultório voltado à atividade e procedimentos de Acupuntura; Aplica o diagnóstico energético (complementar ao diagnóstico clínico nosológico); Aplica procedimentos técnicos para promoção do equilíbrio energético - orgânico; Exerce atividades ligadas à docência e pesquisa

14 BIOMEDICINA Imagenologia
Atua em Tomografia computadorizada (TC), Ressonância Magnética (RM), Medicina nuclear (MN), Radioterapia (RT), ultra-sonografia (USG) e radiologia médica, excluída a interpretação de laudos. No que se refere à Tomografia Computadorizada e à Ressonância Magnética, as áreas mais significativas são:

15 BIOMEDICINA Operação de equipamentos;
Desenvolvimento de protocolos de estudo e examinação; Desenvolvimento de novas técnicas Coordenação de grupos de colaboradores, administração e gestão de conteúdo e contingente dos setores.

16 BIOMEDICINA Atuar praticamente médico dependente (o laudo será elaborado pelo executante do exame) tem poucos Biomédicos atuando neste seguimento quando comparado a TC e RM; Atua no campo da Informática Médica, exercendo atividades no produto final dos exames, seja o conteúdo de dados ou armazenamento das imagens adquiridas. Os sistemas HIS (Hospital Information System), RIS (Radiology Information System) e PACS (Picture Archiving in Communication System) estão sendo implantados nos centros de diagnósticos e necessitam de profissionais Biomédicos para atuar neste seguimento.

17 BIOMEDICINA Coleta de materiais
Realizar toda e qualquer coleta de amostras biológicas para realização dos mais diversos exames, como também supervisionar os respectivos setores de coleta de materiais biológicos de qualquer estabelecimento que a isso se destine. Excetuam-se as biópsias, coleta de líquido, cefalorraquidiano (liquor) e punção para obtenção de líquidos cavitários em qualquer situação.

18 BIOMEDICINA OBS: No exercício das atribuições acima indicadas, poderá o Biomédico assumir a responsabilidade técnica, quer de Laboratórios, quer de indústrias, firmando os respectivos laudos ou pareceres; Para a realização dessas atividades o biomédico deverá ter o reconhecimento de habilitação na área específica; Para o exercício de quaisquer das atividades referidas, torna-se indispensável a prévia inscrição do Biomédico no Conselho.


Carregar ppt "Profa. Dra. Talita Seydell"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google