A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso Técnico em Meio Ambiente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso Técnico em Meio Ambiente"— Transcrição da apresentação:

1 Curso Técnico em Meio Ambiente
Ecologia Geral Professora: Simoni Rossi de Matos

2 ASPECTOS GERAIS DA DISCIPLINA
CRONOGRAMA AVALIAÇÕES VISITA TÉCNICA

3 ECOLOGIA CASA ESTUDO ESTUDO DAS INTERAÇÕES DE TODOS OS SISTEMAS VIVOS E NÃO VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE EM QUE VIVEM. Ernest Haeckel (1834‐1919) OIKOS LOGOS

4 Introdução ao estudo da ecologia
Um pouco de história... Os primeiros antecedentes da história da Ecologia estão na história natural dos gregos, em um discípulo de Aristóteles, Teofrasto, o primeiro a descrever as relações dos organismos entre si e com o meio. As bases posteriores para a ecologia moderna, veio com os fisiologistas nos estudos sobre plantas e animais.

5 Introdução ao estudo da ecologia
Século XIX - Thomas Malthus: conflito entre as populações em expansão e a capacidade da Terra de fornecer alimento. Raymond Pearl (1920), A. J. Lotka (1925), e Vito Volterra (1926): bases matemáticas para o estudo das populações; experiências sobre a interação de predadores e presas, as relações competitivas entre espécies e o controle populacional.

6 Introdução ao estudo da ecologia
Em 1920: estudo do comportamento sobre as populações foi incentivado pelo reconhecimento da territorialidade dos pássaros. Konrad Lorenz e Nikolaas Tinbergen: conceitos de comportamento instintivo e agressivo Wynne-Edwards: estudava o papel do comportamento social no controle das populações.

7 Introdução ao estudo da ecologia
Para a ciência ecológica, o meio ambiente é o conjunto de condições: Físicas (luz, temperatura,pressão...) Químicas (salinidade, oxigênio dissolvido...) Biológicas (relações com outros seres vivos) Que cercam o ser vivo, resultando num conjunto de limitações e de possibilidades para uma dada espécie: O MEIO AMBIENTE É TUDO QUE NOS CERCA!!!

8 Definição das organizações ecológicas
ESPÉCIE - é o conjunto de indivíduos semelhantes (estruturalmente, funcionalmente e bioquimicamente) que se reproduzem naturalmente, originando descendentes férteis. Ex.: Homo sapiens. BIODIVERSIDADE DIVERSIDADE DE ESPÉCIES

9

10 Híbridos

11 POPULAÇÃO - o conjunto de indivíduos de mesma espécie que vive numa mesma área e num determinado período

12 COMUNIDADE ou BIOCENOSE - conjunto de populações de diversas espécies que habita uma mesma região num determinado período. Ex.: seres de uma floresta, de um rio, de um lago de um brejo, dos campos, dos oceanos, etc.

13 Definição das organizações ecológicas
ECOSSISTEMA - qualquer unidade que abranja todos os organismos que funcionam em conjunto em uma determinada área, interagindo com o ambiente físico de tal forma que um fluxo de energia produza estruturas bióticas claramente definidas e uma ciclagem de materiais entre as partes vivas e não vivas UNIDADE DISCRETA QUE CONSISTE EM PARTES VIVAS E NÃO VIVAS, INTERAGINDO PARA FORMAR UM SISTEMA ESTÁVEL.

14

15 “A nossa espécie, Homo sapiens, entre milhões de espécies da Terra, tem sido o foco de toda atenção da ciência ecológica, dada a sua capacidade de transformar as condições ambientais, em nome da qualidade de vida humana.”

16 Aspectos Socioambientais Brasileiros
Ecossistemas urbanos: Ocupação desordenada do solo; Formação de dualidade sócio-econômicas; Indústrias poluentes; Problemas de tratamento de água e lixo; Problemas de esgoto sanitário; Baixo nível de saúde educação.

17 Ecossistemas rurais Alta natalidade no contingente sem terra; Alta concentração fundiária; Desmatamento, erosão, perda de solos; Extrativismo predatório animal e vegetal; Poluição e assoreamento de corpos hídricos; Sobreexploração florestal; Atividades mineradoras.

18 Eliminação, destruição, efeito de vizinhança;
Ecossistemas Naturais Eliminação, destruição, efeito de vizinhança; Impacto sobre a biodiversidade; Comprometimento da capacidade de regeneração; Desequilíbrio ecológico.

19 SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS.
Espécies: Homo sapiens (homem), Vanellus chilensis (quero-quero) De acordo com a classificação vigente, as espécies descritas são agrupadas em gêneros. Ex.: Homo, Vanellus Os gêneros são reunidos, se tiverem algumas características em comum, formando uma família. Ex.: Hominidae, Charadriidae Famílias, por sua vez, são agrupadas em uma ordem. Ex.: Primata, Charadriiformes Ordens são reunidas em uma classe. Ex.: Mamífero, Ave Classes de seres vivos são reunidas em filos. Ex.: Cordado, Cordado E os filos são, componentes de dos reinos. Ex.: Animal, Animal E os reinos são componentes do Domínio. Ex.: Eukarya, Eukarya

20

21 Nomenclatura é a atribuição de nomes (nome científico) a organismos e às categorias nas quais são classificados. O nome científico é aceito em todas as línguas, e cada nome aplica-se apenas a uma espécie. Há duas organizações internacionais que determinam as regras de nomenclatura, uma para zoologia e outra para botânica. Segundo as regras, o primeiro nome publicado (a partir do trabalho de Lineu) é o correto, a menos que a espécie seja reclassificada, por exemplo, em outro gênero O sistema atual identifica cada espécie por dois nomes em latim: o primeiro, em maiúscula, é o gênero, o segundo, em minúscula, é o epíteto específico. Os dois nomes juntos formam o nome da espécie. Os nomes científicos podem vir do nome do cientista que descreveu a espécie, de um nome popular desta, de uma característica que apresente, do lugar onde ocorre, e outros. Por convenção internacional, o nome do gênero e da espécie é impresso em itálico, grifado ou em negrito, o dos outros táxons não. Subespécies têm um nome composto por três palavras. Ex.: Canis familiares, Canis lupus, Felis catus


Carregar ppt "Curso Técnico em Meio Ambiente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google