A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redes II Sistemas Distribuídos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redes II Sistemas Distribuídos"— Transcrição da apresentação:

1 Redes II Sistemas Distribuídos
Algoritmos Eletivos Redes II Sistemas Distribuídos Francisco José Torres Jean Vitor Pessoa de Paiva

2 Sumário Algoritmos eletivos;
Algoritmo ditador (Algoritmo de Garcia-Molina); Algoritmo em anel.

3 Algoritmos eletivos Algoritmos distribuídos geralmente precisam definir um processo pára atividades especiais (coordenação, inicialização, seqüenciamento, etc.) Como decidir qual deles deve ser escolhido? Cada processo possui um identificador (número) Pode-se escolher o de maior número. Mais quais estão ativos?

4 Algoritmos eletivos Objetivos:
Eleger novo coordenador se o atual falhar: tolerância a falhas. Garantir que haja um coordenador e que ele seja único e conhecido por todos os outros processos no sistema distribuídos.

5 Algoritmo ditador Desenvolvido por Garcia-Molina (1982)
Quando um processo (X) nota que o coordenador não está respondendo, ele inicia uma eleição: X manda uma mensagem indicando eleição a todos os processos com identificação maior que a sua. Se nenhum responde então X ganhou a eleição. Se algum responder, este passa a controlar a eleição e o trabalho de X termina. Quando um processo chega ao final da eleição o mesmo envia uma mensagem informando que é o novo coordenador.

6 Algoritmo ditador 1 1 1 5 2 5 5 2 2 6 4 6 6 4 4 3 3 3 7 7 7 1 1 5 5 2 2 6 6 4 4 3 3 7 7

7 Algoritmo ditador Se um processo que estava inativo for ativado:
Ele imediatamente convoca eleição; Se for o processo ativo de numero mais alto ele se torna o coordenador. Daí vem o nome do algoritmo...

8 Algoritmo em anel Os processos estão ordenados e cada um sabe quem é o seu substituto; Quando um dos processos nota que o coordenador não esta respondendo, o mesmo envia uma mensagem de ELEIÇÃO com seu identificador ao próximo do anel; Se ele não responder ele tenta o da seqüência até que algum responda.

9 Algoritmo em anel A cada passo o processo adiciona sua identificação na lista da mensagem; Quando a mensagem chega de volta ao processo que iniciou a eleição o mesmo manda a mensagem coordenador para indicar quem o novo coordenador (processo de maior identificação da lista); Quando a mensagem coordenador volta a origem ela é removida do anel.

10 Algoritmo em anel 5.6.0 1 2 MSG eleição 2 7 3 Down 5.6 2.3
2 MSG eleição 2 7 3 Down 5.6 2.3 Sem resposta 4 6 5 5

11 Referências “Sistemas operacionais modernos” Andrew S. TANENBAUM Pretice-Hall, 1995 Seleção 11.3 pag


Carregar ppt "Redes II Sistemas Distribuídos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google