A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA."— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA

2 O QUE É PROGRAMA SEIRI DESCARTE SEITON ARRUMAÇÃO SEISSO LIMPEZA
SEIKETSU SAÚDE SHITSUKE DISCIPLINA

3 DESCARTE Seiri PARA QUE SERVE Manter no local apenas aquilo que é necessário e adequado às atividades e ao ambiente de trabalho.

4 DESCARTE COMO PRATICAR Identifique o que é útil e necessário.
Separar aquilo que não tem utilidade para o setor. Descarte o que não serve, disponibilizando para outro setor.

5 DESCARTE RESULTADOS Melhor utilização dos espaços. Torna o ambiente mais claro,confortável e fácil de limpar. Evita a compra desnecessária de materiais. Aumenta a produtividade. Prepara o ambiente para a segunda fase.

6 ARRUMAÇÃO Seiton PARA QUE SERVE Arrumar e ordenar aquilo que permaneceu no setor por ser considerado necessário.

7 ARRUMAÇÃO COMO PRATICAR Analisar onde e como guardar as coisas.
Definir critérios de organizanição. Definir lugar e modo adequados de guardar. Padronizar os nomes de pastas, arquivos. Criar um sistema de identificação visual. Manter tudo em seus lugares após o uso.

8 ARRUMAÇÃO RESULTADOS Racionaliza os espaços.
Facilita o acesso aos materiais e equipamentos reduzindo o tempo de busca. Evita estoques em duplicidade. Racionaliza a execução das tarefas. Melhora o ambiente de trabalho reduzindo o esforço físico e mental. Prepara o ambiente para a terceira fase.

9 LIMPEZA Seisou PARA QUE SERVE Deixar o local de trabalho limpo e criar uma imagem positiva do ambiente.

10 LIMPEZA COMO PRATICAR Desenvolver hábitos de limpeza. Limpar os objetos antes de guardá-los. Estudar a possibilidade de mudança de Lay-out. Alterar a posição de alguns móveis, colocar um papel de parede ou mudar a pintura, melhorar a iluminação.

11 LIMPEZA RESULTADOS Conscientiza sobre a necessidade de manter o local de trabalho limpo e arrumado. Cria um ambiente de trabalho saudável e agradável. Melhora a imagem do setor de trabalho. O bem-estar físico estimula o relacionamento interpessoal saudável. Prepara o ambiente para a quarta fase.

12 SAÚDE Seiketsu PARA QUE SERVE Desenvolver a preocupação constante com a “higiene em sentido amplo”, tornando o local de trabalho saudável e adequado às tarefas desenvolvidas.

13 SAÚDE COMO PRATICAR Praticar sempre os 3S anteriores. Melhorar as condições ambientais de trabalho. Promover o respeito mútuo. Cuidar sempre da saúde e higiene pessoal. Desenvolver campanhas voltadas para a saúde não relacionada ao trabalho.

14 SAÚDE RESULTADOS Reduz acidentes. Melhora a saúde geral dos funcionários. Eleva o nível de satisfação dos funcionários. Facilita as relações humanas. Divulga positivamente a imagem do setor, da instituição e dos funcionários. Prepara o ambiente para a quinta fase.

15 DISCIPLINA Shitsuke PARA QUE SERVE Melhorar constantemente. Desenvolver a força de vontade,,a criatividade e o senso crítico. Respeitar e cumprir o estabelecido.

16 DISCIPLINA COMO PRATICAR Disciplinar a prática dos “S” anteriores. Compartilhar objetivos. Difundir regularmente conceitos e informações. Cumprir as rotinas com paciência e persistência. Incorporar os valores do Programa 5 S. Criar mecanismos de avaliação e motivação. Participar dos programas de treinamento.

17 DISCIPLINA RESULTADOS Elimina o controle autoritário e imediato. Facilita a execução das tarefas. Propicia resultados de acordo com o planejado. Propicia o crescimento pessoal e profissional. Melhora os serviços e as relações pessoais. Prepara a instituição e os funcionários para os Programas da Qualidade mais abrangentes.


Carregar ppt "PROGRAMA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google