A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IDADE ANTIGA -Não há consenso entre os historiadores, mas acredita-se que esse período tem início por volta do ano 4000 a.C., e vai até o ano de 476, já.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IDADE ANTIGA -Não há consenso entre os historiadores, mas acredita-se que esse período tem início por volta do ano 4000 a.C., e vai até o ano de 476, já."— Transcrição da apresentação:

1 IDADE ANTIGA -Não há consenso entre os historiadores, mas acredita-se que esse período tem início por volta do ano 4000 a.C., e vai até o ano de 476, já na Era Cristã. -Período marcado pelo surgimento de grandes civilizações, sendo que as primeiras cresceram às margens dos rios Tigres e Eufrates, em torno de 3500 a.C, na região da Mesopotâmia(entre rios). -Vários povos, como os Assírios, Babilônios, Caldeus e Sumérios habitaram a região.

2 Sumérios: fundaram as primeiras cidades na Mesopotâmia, inventaram a escrita cuneiforme que mais tarde seria adotada por outros povos. -Babilônios: Sob o comando do rei Hammurabi, invadiram e dominaram a região da Mesopotâmia, constituíram um Estado unificado e fundaram o primeiro império babilônio, criaram um dos primeiros códigos de leis escritas da história(Lei de Talião). -Cassitas: dominaram os babilônios, melhoraram as técnicas agrícolas e introduziram o cavalo na região. -Assírios: eram guerreiros valentes e impiedosos, os soldados com armaduras, armas de ferro, carros de guerra e cavalaria (1300 a 612 a.C.) -Caldeus: além da Mesopotâmia, conquistaram a Síria e a Palestina. O domínio Caldeu teve fim em 539 a.C., com a invasão Persa.

3 ANTIGUIDADE CLÁSSICA:GRÉCIA E ROMA
-Por volta de 1950 a.C., a península Balcânica passou a ser habitada pelos jônios, aqueus, eólios e dórios, essas quatro tribos deram origem à civilização grega. -Período micênico(1950 a 1100 a.C.): as origens dos gregos estão ligadas à ilha de Creta muito desenvolvida comercialmente, os comerciantes detinham o poder político(talassocracia). Por volta de 1450, os aqueus invadiram Creta, iniciando a civilização creto-micênica, cujo centro era a cidade de Micenas. Período homérico(1100 a 800 a.C.): os dórios destruíram a civilização micênica, provocando uma primeira diáspora. Esses grupos que se dispersaram viveram de forma quase primitiva, desaparecendo a escrita, abandonando a arte e retrocedendo na economia. No final desse período surgem as cidades-Estado. Período arcaico(800 a 500 a.C.): desenvolvimento das cidades-Estado, como Esparta e Atenas. Período clássico(500 a 338 a.C.): a democracia ateniense atinge sua maturidade, o período se encerra quando o rei Felipe da Macedônia conquista a região.

4 Período helenístico: dividido em duas fases:
338 a 323 a.C. com a morte do rei Felipe, seu filho Alexandre, o grande, continua seu projeto imperialista. 323 a 275 a.C. o império criado por Alexandre se fragmenta em: Ásia, Egito, Macedônia e Pérgamo. O desenvolvimento social grego ocorreu da seguinte maneira: Genos - Frátrias – Tribos – Pólis

5 Os conflitos sociais e as disputas entre as famílias aristocráticas deram início à tirania. Os tiranos eram aristocratas que conquistavam o poder com o apoio do povo, pois prometiam reformas sociais. A tirania foi responsável pelo fim do regime aristocrático e colocou em prática as reformas sociais, melhorando a vida da população mais pobre. As mudanças mais importantes foram: evitar a concentração de terras nas mãos da aristocracia, consolidando as pequenas e médias propriedades, proibição da escravidão de gregos por dívidas e fim do monopólio político da aristocracia. As tribos aristocratas evoluíram para as pólis, as cidades-Estado gregas.

6 A FORMAÇÃO DE ATENAS A invasão dos jônios deu origem a Atenas, cujo governo estava nas mãos dos eupátridas e era composto por três magistrados(arcontes), chamados basileu. Areópago, conselho dos anciãos, que era o detentor real do poder. Eclésia, uma assembleia popular de poderes reduzidos. Legisladores atenienses: Sólon foi o mais eminente legislador, com reformas propostas em 594 a. C., evitou uma guerra civil. Entre as reformas, destacam-se: Abolição da escravidão por dívidas Divisão da sociedade em 4 classes, de acordo com a renda, para acabar com o monopólio político dos eupátridas Criação da bulé, conselhos dos Quinhentos, composta por representantes das 4 classes sociais: eupátridas, georgois, demiurgos e thetas.

7 Pisístrato, outro legislador que sucedeu Sólon, em 540 a. C
Pisístrato, outro legislador que sucedeu Sólon, em 540 a.C., inaugurou a tirania em Atenas, promoveu uma grande reforma arquitetônica e urbanística na cidade e a economia cresceu. Democracia ateniense: em 509, contando com apoio popular realizou importantes reformas, como o ostracismo político e facilitou o acesso da população à bulé. A população ateniense foi dividida em três camadas: cidadãos, metecos(estrangeiros) e escravos. O conceito de cidadania para os atenienses estava ligado ao de liberdade e de origem. Somente os homens adultos, filhos de pais atenienses, eram cidadãos e podiam votar e ser votados nas assembleias.


Carregar ppt "IDADE ANTIGA -Não há consenso entre os historiadores, mas acredita-se que esse período tem início por volta do ano 4000 a.C., e vai até o ano de 476, já."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google