A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO IEC 17025

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO IEC 17025"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO IEC 17025
MÉTODOS DE ENSAIO E CALIBRAÇÃO E VALIDAÇÃO DE MÉTODOS NBR ISO/IEC – 5.4

2 MÉTODOS DE ENSAIO E CALIBRAÇÃO E VALIDAÇÃO DE MÉTODOS
 Documentação do Método: - Usar métodos e procedimentos apropriados para todos ensaios (detalhamento completo da metodologia); - Usar métodos e procedimentos apropriados para amostragem, manuseio, transporte, armazenamento, preparação de amostras e itens a serem ensaiados; - Instruções para o uso e a operação de todos os equipamentos relevantes,  Instruções, Normas, Manuais devem ser mantidos atualizados e disponíveis.

3 MÉTODOS DE ENSAIO E CALIBRAÇÃO E VALIDAÇÃO DE MÉTODOS
 Seleção dos Métodos: # Usar métodos apropriados e que atendam as necessidades dos clientes. # Usar, de preferência, métodos publicados como normas nacionais, regionais e internacionais. # Usar a última edição da norma. # Utilizar métodos desenvolvidos pelo laboratório, se forem apropriados ao uso e se estiverem validados.

4 MÉTODOS DE ENSAIO E CALIBRAÇÃO E VALIDAÇÃO DE MÉTODOS
Validação é a confirmação por exame e fornecimento de evidência objetiva de que os requisitos específicos para um determinado uso pretendido são atendidos. Validar métodos não normalizados, métodos criados / desenvolvidos pelo próprio laboratório, métodos normalizados usados fora do escopo, ampliações e modificações de métodos normalizados.

5 MÉTODOS DE ENSAIO E CALIBRAÇÃO E VALIDAÇÃO DE MÉTODOS
 Os laboratórios devem ter e aplicar procedimentos para estimativa da incerteza de medição, independentemente da solicitação do cliente.  Os laboratórios devem tentar, pelo menos, identificar os componentes de incerteza e estimar sua contribuição. As fontes que contribuem para a estimativa da incerteza incluem: os padrões de referência e materiais de referência; métodos e equipamentos; as condições ambientais; a condição do item em ensaio.

6 MÉTODOS DE ENSAIO E CALIBRAÇÃO E VALIDAÇÃO DE MÉTODOS
 Os cálculos e a transferência de dados devem ser sujeitos à checagens sistemáticas.  Quando forem usados computadores ou equipamentos automatizados, deve-se garantir que: software do computador, é documentado e validado; procedimentos são estabelecidos e implementados para proteção da integridade de dados; os computadores e equipamentos automatizados são mantidos de forma a garantir o funcionamento e proporcionadas as condições ambientais e operacionais para manter a integridade de dados;


Carregar ppt "SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO IEC 17025"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google