A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é Técnica e o que é Pesquisa?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é Técnica e o que é Pesquisa?"— Transcrição da apresentação:

1 O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Técnica - A parte material ou o conjunto de processos de uma arte; maneira, jeito ou habilidade especial de executar ou fazer algo. Pesquisa – É a coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor para orientar a tomada de decisões ou solucionar problemas.

2 Pesquisa Procedimento racional e sistemático que tem
como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. A pesquisa é requerida quando não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema, ou então quando a informação disponível se encontra em tal estado de desordem que não possa ser adequadamente relacionada ao problema.

3 Quando falamos de pesquisa nos referimos à informação e ao conhecimento.
Dados  Informação

4 Informação e conhecimento
Senso Comum: Conjunto de crenças e opiniões utilizadas, em geral para objetivos práticos – cotidiano. Conhecimento Científico: Conhecimento racional obtido, ou pela demonstração, ou pela observação, ou pela verificação experimental.

5 Pesquisa de marketing “Pesquisa de marketing é a função que liga o consumidor, o cliente e o público de marketing através da informação – informação usada para identificar e definir as oportunidades de marketing, gerar, refinar e avaliar a ação de marketing; monitorar o desempenho de marketing e aperfeiçoar o entendimento de marketing como um processo. Especifica a informação necessária destinada a estes fins; projeta o método para coletar informações; gerencia e implementa o processo de coleta de dados; analisa os resultados e comunica os achados e suas implicações.”

6 Quando realizada corretamente, a pesquisa de mercado oferece informações consistentes para tornar o processo decisório mais preciso. Engana-se quem acha que pesquisa é somente responder às perguntas do entrevistador; é muito mais: é visitar a concorrência para verificar os pontos fortes e fracos, ouvir reclamações dos clientes ou mesmo observar o modo como as pessoas caminham e interagem com os produtos em uma loja; também é uma forma de pesquisa, muitas vezes desprezada pelo empresário.

7 Porque fazer – A pesquisa deve ser entendida como um meio de obter informações. Não se faz pesquisa apenas por fazer: antes de qualquer coisa precisa haver uma dúvida, uma questão. Para que serve – Para conhecer e monitorar o mercado consumidor e o concorrente - Dimensionar a demanda - Verificar a presença do público-alvo - Avaliar resultados - Identificar problemas ou necessidades - Avaliar satisfação - Escolher um ponto comercial - Expandir a área de atuação - Lançar um novo produto - Posicionar produtos ou marcas - Ajustar preços..... A pesquisa de mercado ganha importância à medida que os mercados ficam cada vez mais saturados de concorrência e o comportamento do consumidor está mudando cada dia mais rápido.

8 Pesquisas mais comuns e suas principais aplicações:
Potencial de consumo – Avalia a demanda de produtos e serviços. Satisfação do cliente – Identifica falhas e oportunidades de melhoria nos produtos e serviços. Participação de mercado – Mede a força da empresa e de seus concorrentes. Preferência – Preferência dos produtos pelo Consumidor. Lembrança – Avaliar a eficiência dos meios de comunicação utilizados.

9 Comportamento do consumidor – Usada para desenvolver novos produtos
Teste de novos produtos – Para reduzir os custos do lançamento Escolha do ponto-de-venda – Melhor alternativa de local Preço – Usada para ajustar preços e o seu posicionamento no mercado Planejamento de uma pesquisa Desde a mais simples até a mais complexa, ela deve ser planejada para evitar falhas de todos os tipos, como: escolha incorreta do método, perguntas mal formuladas ou escolha de um pesquisador que seja tendencioso.

10 Portanto, a Pesquisa: É um processo de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. Ao profissional da pesquisa (especialmente no campo acadêmico), dá- se o nome de pesquisador. Fazer pesquisa é defender uma idéia, fundamentando-a com informações seguras, para uma melhor compreensão dos fenômenos mercadológicos. Estes estudos servem para que o profissional de MKT esteja cada vez mais apto a descobrir e identificar as necessidades dos consumidores, fazendo assim com que a empresa se adapte às intempéries do mercado; sobrevivendo a ele.

11 O projeto de pesquisa: É a proposta de um estudo que se pretende realizar sobre determinado tema. Esta proposta deve estar organizada de forma clara e objetiva para que o futuro leitor a compreenda.

12 Etapas do projeto de pesquisa
1) Definição do problema 2) Desenvolvimento do plano de pesquisa 3) Coleta de informações 4) Análise das informações 5) Apresentação dos resultados 6) Tomada de decisão

13 Definição do problema, das alternativas de decisão e
dos objetivos da pesquisa: que consiste no levantamento de um possível problema/oportunidade, buscando alternativas, e por fim, definir o objetivo da pesquisa com base nas questões anteriores. O levantamento do problema/oportunidade é de extrema importância para que o pesquisador compreenda as reais necessidades que devem ser examinadas.

14 2) Desenvolvimento do plano de pesquisa: diz respeito ao desenvolvimento de um plano que seja eficiente na coleta dos dados necessários que possam atender ao problema/oportunidade especifico da pesquisa, de acordo com os recursos disponíveis. As fontes de informações podem ser obtidas por pesquisas que reúnam dados primários ou secundários. Geralmente, a pesquisa de marketing utiliza dados primários, com o objetivo de formar uma idéia sobre determinado tópico, e assim, desenvolver um instrumento de pesquisa aperfeiçoado. 3) Coleta de informações: esta etapa é a mais sujeita a erros, pois depende da colaboração dos entrevistados, que, além disso, podem dar respostas tendenciosas e não sinceras. Desta forma, a aplicação do questionário deve ser feita da melhor forma possível, e o entrevistador deve agir de forma imparcial.

15 4) Análise das informações: o pesquisador tabula os dados nesta etapa, com o objetivo de interpretar os dados coletados e tirar conclusões. Diversas formas de análise podem ser utilizadas, sendo assim, esta decisão fica a critério do pesquisador. 5) Apresentação dos resultados: consiste na elaboração de relatórios com dados sobre a pesquisa, apresentando a metodologia empregada, e a conclusão. Esta apresentação servirá como base para tomadas de decisão. 6) Tomada de decisão: a avaliação da pesquisa de marketing é muito importante, e quem a faz, deve saber que informações procurar. O solicitante da pesquisa deve analisar as evidências apresentas, e decidir se deve ou não dar continuidade ao projeto.

16 Formar grupo para desenvolvimento de Pesquisa de Campo e Desenvolvimento de Trabalhos.


Carregar ppt "O que é Técnica e o que é Pesquisa?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google