A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade 1 – Movimentos na Terra e no Espaço

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade 1 – Movimentos na Terra e no Espaço"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 1 – Movimentos na Terra e no Espaço
Efeitos das forças sobre a velocidade

2 Efeito das forças Deformação modificação do seu estado de de movimento
As forças a que um corpo está sujeito detectam-se pelos efeitos que produzem Deformação modificação do seu estado de de movimento modificação do seu estado de repouso e variação da velocidade

3 Efeitos das forças sobre a velocidade

4 Efeitos das forças sobre a velocidade

5 Efeitos das forças sobre a velocidade

6 Um dos principais efeitos da aplicação de uma força é alterar a velocidade de uma partícula. A grandeza vectorial que ao longo do tempo reflecte a variação de velocidade, quer na intensidade, quer na direcção, quer no sentido, é a aceleração.

7 Aceleração média A aceleração média é uma grandeza vectorial que traduz a variação de velocidade que ocorre durante um certo intervalo de tempo. A unidade SI é o metro por segundo ao quadrado (ms-2).

8 Aceleração instantânea
A aceleração instantânea consiste em considerar que a determinação da aceleração média ocorre num intervalo de tempo tão pequeno (infinitésimal), que se pode considerar que se aproxima de zero.

9 2ª Lei de Newton Quando Isaac Newton começou a estudar a variação de velocidade provocada pela acção de forças sobre um corpo, verificou que existia uma proporcionalidade directa entre a força resultante aplicada e a aceleração sentida pelo corpo. Foi assim que surgiu a 2ª Lei de Newton, também conhecida como Lei Fundamental da Dinâmica

10 Lei Fundamental da Dinâmica
A 2ª Lei de Newton, também conhecida como Lei Fundamental da Dinâmica, pode ser enunciada da seguinte forma: Esta lei pode ser escrita através da seguinte expressão: A força resultante que actua sobre um corpo é proporcional à sua aceleração, sendo a massa do corpo o factor de proporcionalidade entre a força resultante e a aceleração.

11 1ª Lei de Newton A 1ª Lei de Newton é um caso particular da 2ª Lei de Newton e diz-nos que: Se a resultante das forças que actuam numa partícula material for nula, a partícula ficará em repouso ou em movimento uniforme e rectilíneo.

12 1ª Lei de Newton A 1ª Lei de Newton permite associar aos corpos uma propriedade chamada inércia, sendo por isso também chamada Lei da Inércia A inércia é uma característica dos corpos, relacionada com a sua massa, que mede a resistência que cada corpo oferece à mudança do seu estado de repouso ou movimento.

13 Inércia Quanto maior for a massa de um corpo, maior será a inércia.


Carregar ppt "Unidade 1 – Movimentos na Terra e no Espaço"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google