A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arte corporal mestiça FAIXA 6 DO CD “MATRIZ BRASIL” ROLAGEM AUTOMÁTICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arte corporal mestiça FAIXA 6 DO CD “MATRIZ BRASIL” ROLAGEM AUTOMÁTICA."— Transcrição da apresentação:

1 Arte corporal mestiça FAIXA 6 DO CD “MATRIZ BRASIL” ROLAGEM AUTOMÁTICA

2 Arte corporal mestiça Escrito nas estrelas desse imenso torrão,
tinturas de culturas em tela de diversa nação. Do urucu, o vermelho é calor, energia, paixão. Do jenipapo, o azul-negro, romance, quase ilusão.

3 Do calcário, o branco é pureza, fraternidade. Do pó de carvão, o preto, mistério, luxo, polaridade.

4 Corpo, mandala de cores, diversas em matizes mil, alma tatuada de fulgores, são telas do mestiço Brasil.

5 Arranjo e Voz: Dudu Fagundes Composição: J. Coêlho
IMAGENS SITES: arara.fr; artesnocea.blogspot.com; encontrodeculturas.com.br; lemad.fflch.usp.br; pinturmodat.com; museudoindio.org.br; surgiu.com.br; e vida-de-indio.blogspot.com. A seguir o texto “Influência Indígena na Arte Corporal” Caso interesse, é só utilizar o “ratinho”

6 Influência Indígena na arte corporal
INTRODUÇÃO A arte corporal tem suas raízes na modificação corporal que povos primitivos do planeta praticavam e praticam, como forma de marcar ritos, comemorações e homenagens. As três formas muito difundidas são: pintura corporal; maquiagem; e tatuagem. Dessas três formas a que mais o indígena brasileiro influenciou nossa cultura foi a pintura corporal. Várias tribos indígenas se tatuavam em reverencia à natureza, mas a popularização dessa arte no Brasil teve início no Porto de Santos com o dinamarquês Lucky Tattoo, que usou seu talento para desenvolver e difundir a tatuagem no Brasil.

7 Entretanto, a tatuagem dos dias atuais inclui no seu rol de modelos de grafismo os utilizados por nosso nativo que, sem dúvida, consiste em belas e um tanto abstratas formas. Com relação à maquiagem a influência maior credita-se aos colonizadores. ARTE CORPORAL A arte corporal indígena tem muito a ver com a estruturação interna de suas comunidades, distinguindo os grupos em que se divide. Lembra uma das finalidades de nosso vestuário. Entre nós, entre outras finalidades, a roupa serve para distinguir certos grupos sociais: militares; membros de certas ordens religiosas; torcedores de determinado time; estudantes... A pintura de corpo pelos indígenas brasileiros não serve só para indicar grupos sociais. Como forma de expressão, pintavam o corpo nu para demonstrar sua maneira de ser, ou seu estado de humor ou, ainda, sua religiosidade.

8 Os poucos elementos utilizados como espirais, hachuras, volutas, gregas, cruzes e flamas, quando combinados resulta em numero imenso de arranjos, que constitui atividade artística indígena. Na pintura dos corpos são utilizadas tinturas extraídas de plantas e pós de materiais: o vermelho do urucu; o azul escuro quase negro do jenipapo; o branco do calcário; e o negro do pó de carvão. Como fixadores utilizam substancias gordurosas, como o suco do babaçu, ou substâncias pegajosas, colantes, como o suco do pau-de-leite. As pinturas são feitas com as mãos e dedos, pequenos estiletes de madeira e espécies de carimbo feito, por exemplo, com talos de palmeira ou coco de babaçu. Em nossa cultura a pintura corporal foi assimilada, entretanto, exclusivamente como arte plástica. Os materiais utilizados para produzir as tintas foram substituídos por farinha de trigo, açúcar, amido de milho e anilina. No caso de pinturas exclusivamente de rostos e mãos são utilizadas as tintas comuns de maquiagem.

9 Hoje, os artistas plásticos especializados em pintura corporal utilizam como telas os corpos nus. Pelo fato de a televisão ter grande amplitude de difusão de imagens, uma das pinturas corporais mais conhecidas é a da “Globeleza”. No dia 18 de maio de 2013 o artista plástico maranhense Madison Araújo roubou a cena na inauguração do estádio Mané Garrincha com a chegada de pintura com as cores da copa no corpo de uma das modelos integradas ao seu projeto "Brasil Tropical, Arte Corporal". A pintura corporal também é muito utilizada em desfiles carnavalescos e de modas. De mesma forma como a pintura corporal a tatuagem também foi assimilada, mas alterado seu processo de execução e os materiais utilizados, bem como os desenhos passaram por aperfeiçoamento técnicos e inovações conceituais. Os motivos que levam os indivíduos a se tatuarem diferem dos primitivos, até mesmo nos de algumas comunidades indígenas atuais. A influência do encontro de culturas não acontece num único sentido, mesmo que seja essa a vontade do dominador.

10 O uso da pele como um adorno especial para expressar uma ideia, um valor ou simples vaidade é adotado hoje por todas as idades e classes sociais. Como pinturas corporais ou como tatuagens, essa arte indica a presença da influência indígena na cultura brasileira. São mais que simples adornos ao corpo, revelam um pouco da alma dessas tribos, principalmente as urbanas. FONTES: Livro - Índio e a Arte - Julio Cezar Melatti Sites: assimsefaz.com.br; e soultattoo.com.br ORGANIZAÇÃO DO TEXTO E FORMATAÇÃO: J. COÊLHO


Carregar ppt "Arte corporal mestiça FAIXA 6 DO CD “MATRIZ BRASIL” ROLAGEM AUTOMÁTICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google