A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ilustração esquemática da soma do campo geomagnético e um campo anómalo que produzem a anomalia (intensidade) representada no topo da figura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ilustração esquemática da soma do campo geomagnético e um campo anómalo que produzem a anomalia (intensidade) representada no topo da figura."— Transcrição da apresentação:

1 Ilustração esquemática da soma do campo geomagnético e um campo anómalo que produzem a anomalia (intensidade) representada no topo da figura

2 Levantamentos magnéticos:
Pedestres São feitos em áreas pequenas com um espaçamento das estações de 10 a 100 m. É preciso ter cuidado com a presença de materiais metálicos tanto do observador como da região (redes metálicas, cabos de alta tensão, carros, caminhos de ferro, etc…) . Pode ser necessário corrigir a variação diurna do campo. Aéreos O sensor pode ir dentro ou fora do avião mas o efeito do meio de suporte tem de ser compensado por bobines. Marinhos Os sensores vão a uma distância de 2,5 o comprimento do navio.

3 Correcções das medições magnéticas
Correcções temporais (variação diurna). Correcção de latitude (para uma região localizada próximo de 40oN, a correcção a aplicar é de 0.007 nT/m). Correcção de altitude.

4 Interpretação de anomalias magnéticas e gravimétricas é semelhante
Interpretação de anomalias magnéticas e gravimétricas é semelhante. No entanto, enquanto que uma anomalia gravimétrica é toda positiva ou toda negativa, uma anomalia magnética contém quase sempre uma parte positiva e uma parte negativa devido ao carácter dipolar do magnetismo. Além disso, as anomalias gravimétricas são escalares e as magnéticas são vectores, onde a direcção de magnetização do corpo controla fortemente a forma da sua anomalia magnética. Por estas razões as anomalias magnéticas estão frequentemente muito menos relacionadas com a forma do corpo do que as anomalias gravimétricas.

5

6

7

8

9 Estimativa das anomalias magnéticas provocadas por corpos típicos em função da distância à fonte
(admitindo um momento do dipólo de 5x10 cgs/ton) .

10 Mapa 3D do campo total sob um depósito de lixos domésticos e industriais.

11 Vemos anomalias muito intensas (> 1000 nT) e anomalias fracas de 20 a 150 nT.
Os valores elevados estão relacionados com corpos ferrimagnéticos situados a aproximadamente 1 m de profundidade. Os mais reduzidos serão originados, ou por corpos pequenos (até 3 m de fundo), ou por corpos mais volumosos mas menos magnéticos. Tal acumulação de pequenas anomalias pontuais é característica de lixos domésticos.

12 Gradiente vertical do mapa anterior

13 Anomalia magnética de um “campo” de furos entubados

14 Levantamento gradiométrico de “fossas” da Idade do Bronze
Anomalia da susceptibilidade magnética do solo de um sítio arqueológico medieval onde se trabalhava o ferro Levantamento gradiométrico de uma fortaleza Romana.

15

16

17


Carregar ppt "Ilustração esquemática da soma do campo geomagnético e um campo anómalo que produzem a anomalia (intensidade) representada no topo da figura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google