A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva."— Transcrição da apresentação:

1 Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva

2 Tipos de sistemas operacionais Sistema operacional é um conjunto de programas (software) responsável por: Fazer a interface com os usuários; Gerenciar recursos; Fazer a interface com o hardware.

3 Tipos de sistemas operacionais

4

5 Alguns tipos de sistemas operacionais e para que servem basicamente; Sistemas Monotarefas Os primeiros sistemas operacionais eram capazes de executar apenas uma tarefa de cada vez, o que causava o travamento da máquina ate o processo desocupar o processador.

6 Tipos de sistemas operacionais Sistemas Multitarefas Permite ao sistema realizar diversas tarefas simultaneamente em um único processador. Na verdade ele divide o uso do processador de acordo com as necessidades do sistema, afim de manter todas as tarefas em execução ao mesmo tempo.

7 Sistemas Multiprocessadores Sistemas formados pela combinação de 2 ou mais processadores o que permite uma melhor distribuição dos cálculos acelerando os processos e disponibilidade do sistema. Tipos de sistemas operacionais

8 Sistemas embarcados São sistemas direcionados para máquinas pequenas e aparelhos autônomos como computadores de bordo e sondas espaciais. Geralmente possuem a capacidade de trabalhar com recursos limitados.

9 Tipos de sistemas operacionais Sistema em tempo Real Sistemas geralmente utilizados na indústria, com precisão quanto a questão do tempo de resposta e execução das tarefas. Esses sistemas não podem apresentar falhas, pois muitos recursos podem depender de seu funcionamento, e algumas vezes até vidas humanas.

10 Exercício Pesquisar nome de empresas que desenvolvem sistemas operacionais, incluindo o nome dado as estes sistemas. Colocar em um arquivo do word e salvar.

11 Serviços de rede Este tema engloba basicamente tudo o que precisamos para estender parte desta disciplina. Os assuntos relacionados a serviços de rede que serão estudados agora ficara disposto desta forma: FTP; Servidores WEB; Conexões remotas; DNS; Servidor de arquivo.

12 Serviços de rede FTP FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos). Ex: Hospedagem de um web site (transferência de arquivos para um servidor)

13 Serviços de rede FTP Como funciona? Em uma seção típica, o usuário, sentado à frente de um hospedeiro (o local), quer transferir arquivos para um hospedeiro remoto. Para acessar a conta remota, o usuário deve fornecer uma ID e uma senha. Desenho no quadro (imagem do livro Redes de computadores e a internet)James F. Kurose e Keith W. Ross. Página: 82;

14 Serviços de rede Servidores web Os servidores web são responsáveis por armazenar e trocar informações com outras máquinas. Por causa disso, pelo menos dois participantes são envolvidos em cada troca de informações: um cliente, que solicita informações, e um servidor, que atende a esses pedidos. Os pedidos http que se referem habitualmente a páginas HTML são normalmente feitos através de browsers. O processo?

15 Serviços de rede Servidores web Cada lado exige também um programa especializado para negociar a troca de dados. No caso do cliente, é usado um browser. No lado do servidor, porém, as coisas não são tão simples. Existem várias opções de software disponível, mais todos têm uma tarefa semelhante: negociar transferência de dados entre clientes e servidores via http (Protocolo de Transferência de Hipertexto), Ex: pode estar se utilizando o servidor Apache.

16 Serviços de rede Servidores web Uma comunicação simples entre o cliente e o servidor Web funciona da seguinte forma: O browser do cliente decompõe a URL (o endereço da página) em várias partes, tais como o nome de domínio, nome da página e protocolo.

17 Serviços de rede Conexões remotas Existe diversas formas de realizar a conexão remota; Basicamente entende-se conexão remota por acessar um computador ou servidor que não esteja fisicamente conectado a rede local. Uma das forma é utilizando softwares que carregam com si tecnologias para realizar o acesso de forma segura.

18 Serviços de rede DNS O DNS, do inglês Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios), funciona como um sistema de tradução de endereços IP para nomes de domínios.

19 Serviços de rede DNS Como funciona? Existem duas formas de acessar uma página na internet: pelo nome de domínio ou pelo endereço IP dos servidores nos quais ela está hospedada. 200.147.67.142

20 Servidor de arquivos é um servidor dedicado ao armazenamento e distribuição de arquivos na rede. Também pode ser usado como um servidor de backup. Serviços de rede Servidor de Arquivo

21 Serviços de rede Servidor de Arquivo Servidores de arquivos possuem propósitos diferentes, alguns deles são: backup, compartilhamento de informações, armazenamento remoto, dentre outros. Cada servidor de arquivos possui modelos conceituais distintos sobre o que vem à ser um arquivo. Três destes modelos são muito utilizados, que são: Pesquisar: http://www.portaleducacao.com.br/informatica/artigos/ 6399/servidor-de-arquivos


Carregar ppt "Serviços de rede e internet Jackson Eduardo da Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google