A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Adriane Martins Dias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Adriane Martins Dias"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Adriane Martins Dias
Anticorpos Prof. Adriane Martins Dias

2 Anticorpos São imunoglobulinas sintetizadas por linfócitos B, principalmente por plasmócitos, após estímulo de um antígeno. A molécula de anticorpos de todas as classes é representada por um modelo básico constituído de duas cadeias polipeptídicas leves e duas cadeias polipeptídicas pesadas.

3 Anticorpos

4 Anticorpos Existem cinco classes, ou isotipos, de anticorpos que diferem entre si pela estrutura da cadeia pesada, sendo as cadeias leves iguais para todas as classes. As classes de anticorpos que existem são IgA, IgM, IgG, IgD e IgE (onde Ig significa imunoglobulina).

5 Anticorpos Imunoglobulinas

6 Anticorpos Os diferentes tipos de imunoglobulinas diferem pelas suas propriedades biológicas, localizações funcionais e habilidade para lidar com diferentes antígenos. As principais ações dos anticorpos são a neutralização de toxinas, opsonização (recobrimento de antígenos), destruição celular, e fagocitose auxiliada pelo sistema complemento.

7 Anticorpos IgA: encontrado em áreas de mucosas, como os instestinos, trato respiratório e trato urogenital previnindo sua colonização por patógenos. Apresenta-se sob duas formas. IgD: funciona principalmente como um receptor de antígeno nas células B, suas funções são menos definidas.

8 Anticorpos IgE: se liga a alérgenos e desencadeia a liberação de histamina dos mastócitos, também estando envolvido na alergia. Também protege contra vermes parasitas. IgG: Em suas quatro formas, proporcional a principal imunidade baseada em anticorpos contra os patógenos que invadem o corpo. É o único tipo de Ig que o bebê recebe da mãe.

9 Anticorpos IgM: Expressa na superfície das células B. Elimina patógenos nos estados iniciais da imunidade mediada pelas células B antes que haja IgG suficiente.

10 Anticorpos Propriedades dos anticorpos

11 Anticorpos

12 Anticorpos Afinidade e especificidade:
Quando os anticorpos são produzidos pelos linfócitos B ou pelos plasmócitos são obtidas moléculas específicas, com especificidade frente ao determinante antígeno estimulador. Especificidade seria definido como a produção de anticorpos que são capazes de reconhecer apenas o estimulante antigênico.

13 Anticorpos Afinidade: pode ser definida como o grau de interação entre o anticorpo e este determinante antigênico. Anticorpo de alta afinidade: apresenta uma boa complementariedade com o antígeno, que engloba praticamente toda a estrutura do determinante antigênico.

14 Anticorpos Anticorpos de baixa afinidade: são representados por pequena complementariedade com o antígeno, reconhecendo apenas uma parte do determinante antigênico.

15 Anticorpos A interação entre antígeno e anticorpo ocorre em duas etapas. Primeira: ocorre a combinação específica entre o anticorpo correspondente e o determinante antigênico. Segunda: ocorre o fenômeno visível de aglutinação ou precipitação.


Carregar ppt "Prof. Adriane Martins Dias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google