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Princípios de tipografia

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Apresentação em tema: "Princípios de tipografia"— Transcrição da apresentação:

1 Princípios de tipografia

2 A busca do significado

3 A percepção está condicionada pela aprendizagem ou conhecimento prévio.
O cérebro tende a localizar os elementos dentro dos parâmetros referenciais que construímos por meio da experiência prévia ou conhecimento.

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9 Tipos de tipografia Tipografia de leitura contínua ou de longa durabilidade Livros Jornais Revistas Manuais Hipertexto Tipografia efêmera ou de impacto Posters Capas Logotiós Embaçlagens Anúncios Sinalética

10 Corpo Visual Olho Olho superior AbeDjghij Olho inferior Olho médio

11 CLASSIFICAÇÃO PELO DNA DA FAMÍLIA

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14 Uma boa tipografia estabelece uma hierarquia visual que facilita a leitura, ao proporcionar tanto interrupções visuais como ênfases gráficas, que ajudam o leitor a entender a relação entre o texto e a imagem, entre os títulos e os blocos de textos. A boa tipografia depende do contraste visual entre os diferentes tipos de letra e entre os blocos de texto, títulos e espaços em branco. “Nada atrai mais o olho e a mente do que um estudado contraste e uma adequada diferença no tratamento de cada um dos elementos”.

15 O alfabeto latino é composto de 26 sinais, mas uma fonte não se limita a isso.
Existem também os sinais que não são letras: os sinais de pontuação, acentuação, numerais, símbolos decorativos etc. Eles formam um conjunto de elementos que transcrevem sons e ritmos da fala para a escrita.

16 Uma fonte para uso internacional costuma ter 256 caracteres, entre letras e sinais não alfabéticos.
Baseados no estilo de cada letra esse sinais devem ser projetados para se encaixar visualmente no texto, de maneira quase invisível.

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24 FAMÍLIA TIPOGRÁFICA CARACTERÍSTICAS COMUNS

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26 Alfabeto unicameral x Alfabeto bicameral

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32 ALPHABET 26: Um alfabeto sem maiúsculas e minúsculas!

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34 Bauhaus – Caixa baixa

35 Maiúscula e minúscula As letras maiúsculas e minúsculas tem uma grande influência na legibilidade do texto. Nossa leitura consiste em reconhecer o formato geral das palavras; Árvore Rapaz Carnal Textos em maiúsculos são retângulos monótonos pouco distintos que não atraem a atenção do olhar. MONÓTONO RETÂNGULO Monótono Retângulo

36 Maiúsculo e minúsculo Legibilidade depende do topo das letras

37 Maiúsculo e minúsculo Legibilidade depende do topo das letras
Textos em minúscula é mais legível porque exploramos a parte superior das palavras; Legibilidade depende do topo das letras

38 Sistema de medidas do Corpo
Corpo é a medida usada para calcular a área de composição e conversão de textos manuscritos para tipos de impressão, marcando os blocos (ou manchas). Não havia medida durante a revolução industria. Durante a evolução das prensas, nasceram dois sistemas: Didot Usado na maior parte da Europa Equivale a 0,376 mm 12 pontos = Cícero (4,511 mm) Fournier Criado pelos ingleses e usado como padrão atualmente Equivale a 0,351 mm ou 1/72 de uma polegada 12 pontos = Paica (4,212 mm)

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40 Exemplo de tamanhos de corpo
Tamanho do Corpo ABCDEFabcdef 6 8 10 12 16 26 ABCDEabcde 48 ABCabc 72 Exemplo de tamanhos de corpo

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42 Ligaturas

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67 Como escolher a fonte? A escolha da família tipográfica mais adequada deve levar em conta: A personalidade da fonte: A natureza da ideia; O perfil do produto; O público-alvo; A legibilidade.

68 Composição tipográfica
Legibilidade: grau de distinção entre os caracteres; C - G | E - F | N - H | c - e | I - l - 1 | i - j | b - h | rn - m | Ti - T1 A legibilidade deve manter um equilíbrio entre: Necessidades expressivas Tamanho do texto Corpo de fonte Adequação à mídia

69 Composição tipográfica
Repetição: cria um padrão de identidade visual com o leitor, estabelecendo uma hierarquia; Estuda que você passa

70 Composição tipográfica
Alinhamento: possibilita uma coerência na narrativa da leitura, garantindo uma coexistência entre os elementos, além de permitir um alívio visual ao leitor.

71 Áreas visíveis de bloco
Cuidado com texto em fundo preto, pois reduz as área visíveis de bloco, forçando a vista na leitura. Veja os quadros com atenção e teste para saber em qual dá mais trabalho para ler o texto e qual a leitura é mais agradável. Veja os quadros com atenção e teste para saber em qual dá mais trabalho para ler o texto e qual a leitura é mais agradável.

72 Cuidados com a composição do texto
Linha de texto não deve possuir mais que 12 palavras O espaço entre palavras deve ser menor que a entrelinha Para linhas longas e corpos pequenos, aumente a entrelinha.

73 PRINCIPAIS FAMÍLIAS TIPOGRÁFICAS

74 ROMANA ANTIGA Com inspiração na escrita romana os franceses criaram em meados do século XVIII uma família de letras que é ótima para textos extensos por possuir um descanso visual decorrente do contraste entre hastes e serifas.

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76 ROMANA MODERNA É uma evolução do romano clássico com um contraste maior entre as hastes, as serifas triangulares foram substituídas por serifas retilíneas. Este tipo é meio delicado no momento da reprodução por causa das hastes muito finas. A Romana Moderna é um pouco mais leve e com maior legibilidade.

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78 EGÍPCIA Foi criada no período da Revolução Industrial (século XVIII). Sua principal característica é a regularidade das hastes e serifas quadradas. Seu uso é desaconselhável em textos longos, pois suas serifas deixam o texto pesado demais

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80 LAPIDÁRIA Inspirada nas inscrições fenícias que eram feitas usando-se bastões de argila, esta letra foi criada na Alemanha no século XIX. Esta família não possui variação entre suas hastes e seus arremates não formam serifas. É o tipo mais utilizado em textos publicitários e em embalagens.

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82 CURSIVA Neste grupo estão todos os tipos de letras que não se enquadram em nenhum dos parâmetros de classificação anteriores. Temos os caracteres góticos, as letras que imitam a escrita manual, e muitas outras letras que contenham sombras e ou ornamentos. Por serem mais decorativas estas letras têm a legibilidade comprometida.

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84 Decorativa ou Fantasia
São tipos ótimos, engraçados, diferentes, fáceis de usar. Ex.: Shabby Não é utilizada em textos longos e devem ser usados com parcimônia em títulos, a partir da adequação com o conteúdo.

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86 ELEMENTOS DA TIPOGRAFIA

87 A palavra Tipografia foi composta com as fontes Bernhard Modern e Palatino, ambas com o mesmo corpo (72’).

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104 10 regras básicas

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110 Se a mancha for em duas colunas
* Se a mancha for em duas colunas. A largura da coluna determina a variação do número de caracteres

111 Colunas A largura da coluna é determinada pelo corpo da fonte. Muller-Brockmann indica a escala de 8 a 12 pontos como apropriada para a composição do texto de livros, folhetos ou catálogos. Ele recomenda de 7 a 10 palavras por linha, em textos longos. Willi Kunz define o comprimento das linhas de texto em função do número de caracteres. Aponta para valores na ordem dos 40 a 60 caracteres por linha, para uma ótima legibilidade.

112 Estilos tipográficos

113 Tipografia Elemental Desenvolvida no fim da Primeira Guerra Mundial
Utiliza formas claras e reducionistas do construtivismo Busca a ordem Predominantemente San Serif Claridade e nada de ornamentação Representantes: Paul Renner, Ferdinand Kramer Ppica

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115 Art Decó Divulgada em 1925 em París
Utiliza linhas geométricas básicas com motivos florais Destaca o consumismo Principalmente uso publicitario Legibilidade en segundo plano Representantes: Cassandre, Morris Benton Ppica

116 Cassandre ( ) O mestre do cartaz

117 Morris Fuller Benton (1872–1948), considerado o “pai desconhecido” do design americano de tipos, desenvolveu tipos para a American Type Founders por 35 anos.

118 Tradicional Surge depois dos anos 30, como retorno ao conservadorismo
Regresso aos valores clássicos e rejeição ao “degenerado” Retomada da legibilidade como elemento central Principal representante - Stanley Morrison Ppica

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120 Tradicional Surge depois dos anos 50 e dura até os anos 70
Influenciado por um contexto de comunicação global Integra a fotografia como parte de seu contexto Uso da internet San serif e assimetria como elementos Iniciadores - Armin Hoffman, Emil Ruder Ppica

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123 Pop Anos 60 Influenciado pela rebelião jovem e pela televisão
Apoio em mensagens visuais complexas Principais representantes: Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Herb Lubalin Ppica

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126 Funcionalismo e new wave
Anos 70 Experimentação com elementos fotográficos e legibilidade Busca representar a expressividade da própria tipografia Tipografia como grafismo e não como elemento de leitura Principais representantes: Herb Lubalin, Aaron Burns, Wolfgang Weingart Ppica

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128 Autoedição Anos 80 Disseminação do computador
Ampla liberdade de manuseio de todos os elementos de formação e controle Principais representantes: Rudy Vanderlans, Zuzana Licko, Neville Brody Ppica

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132 Steve Jobs by Dylan Roscover/2009

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136 Dez/

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138 Capas - Esquire George Lois – capista entre 1962 e 1972.
As capas do cara revolucionaram a maneira de se fazer e se pensar uma capa – conceito A revista se transformou num veículo a frente de seu tempo e até os dias de hoje se posiciona na vanguarda editorial em todos os sentidos.

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142 Ago/ Set/2006

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146 Todo elemento visual tem significado.
Todo ordenamento visual tem significado. Todo significado presupõe uma ordem. Toda ordem está baseada em princípios visuais de integração e segregação Toda mensagem visual é constituida por dois níveis: forma e significado Ppica

147 Para ler: BRINGHURST, Robert. Elementos do estilo tipográfico. São Paulo: Cosacnaify, 2005.


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