A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTOMATITE VESICULAR Nome do Palestrante:_________________

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTOMATITE VESICULAR Nome do Palestrante:_________________"— Transcrição da apresentação:

1 ESTOMATITE VESICULAR Nome do Palestrante:_________________
Município:__________________________

2 IMPORTÂNCIA: A Estomatite Vesicular é uma enfermidade viral importante, de grande impacto a saúde do animal e ao pecuarista. Os sintomas são iguais aos da Febre Aftosa. Está na lista da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como de notificação OBRIGATÓRIA, devido ser uma zoonose.

3 ESPÉCIES AFETADAS: As espécies afetadas pelo vírus são:
- Cavalos e Jumentos; - Bovinos; - Suínos; - Ovinos e Caprinos ; - Homem.

4 TRANSMISSÃO: A transmissão do vírus ainda não foi completamente conhecida, mas acredita-se que o vírus seja transmitido por insetos vetores como, moscas e mosquitos hematófagos. Assim que o rebanho entra em contato com o vírus, é facilmente transmitido de um animal para outro pelo contato direto da saliva, ou através da água e cochos contaminados pela saliva e fluido vesicular.

5 SINAIS CLÍNICOS: Salivação intensa e febre são os primeiros sinais;
Feridas (vesículas) esbranquiçadas nos: - Lábios e interior da boca; - Narinas; - Cascos (apresenta claudicação); - Tetas.

6 SINAIS CLÍNICOS CAVALOS: feridas geralmente na face superior da língua, gengivas e lábios.

7 SINAIS CLÍNICOS BOVINOS: salivação intensa; feridas geralmente encontradas no palato duro, lábio e gengivas. Nas tetas em casos mais graves.

8 SINAIS CLÍNICOS SUÍNOS: feridas geralmente aparecem primeiro nos pés.

9 SINAIS CLÍNICOS CAPRINOS/OVINOS: feridas aparecem na língua.

10 SINAIS CLÍNICOS NO HOMEM
No Homem, a infecção tem curso agudo, parece uma gripe. Os sinais incluem febre, dores musculares, dores de cabeça e mal estar. As feridas são raras, mas ocasionalmente podem ser encontradas na boca, lábios ou mãos. Recuperação entre 4 e 7 dias.

11 DIAGNÓSTICO: O diagnóstico é importantíssimo para diferenciar de outras doenças vesiculares, incluindo a Febre Aftosa. Por isso é obrigatório o produtor NOTIFICAR A ADAPEC , assim que houver a suspeita para a realização de exames laboratoriais.

12 TRATAMENTO: Não está disponível tratamento específico.
O tratamento constitui no oferecimento de alimentos de fácil apreensão e mastigação, favorecendo a recuperação das lesões orais, e medicamentos para cicatrização das feridas.

13 CONTROLE: Um controle possível se dá através do controle de insetos.
Quarentena e isolamento dos animais infectados, sem nenhuma movimentação dentro ou fora da propriedade. Descarte de todo leite produzido no período da Quarentena.

14 É LEI: Art. 4° - As doenças vesiculares infecciosas são de notificação compulsória. Todo medico veterinário, produtor rural, transportador de animais, profissionais que atuam em laboratórios veterinários oficiais ou privados e em instituições de ensino e pesquisa veterinária que tenham conhecimento de casos suspeitos de doença vesicular, ficam obrigados, em prazo não superior a 24 horas do conhecimento da suspeita, a comunicar o fato ao Serviço Veterinário Oficial.


Carregar ppt "ESTOMATITE VESICULAR Nome do Palestrante:_________________"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google