A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANALISANDO CONCEITOS E MAPEANDO QUESTÕES Profa. Mitieli Seixas da Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANALISANDO CONCEITOS E MAPEANDO QUESTÕES Profa. Mitieli Seixas da Silva."— Transcrição da apresentação:

1 ANALISANDO CONCEITOS E MAPEANDO QUESTÕES Profa. Mitieli Seixas da Silva

2 AULA 1: ANALISANDO CONCEITOS

3 Analisando conceitos (ex. 1): Observe as duas questões abaixo: 1. Uma baleia é capaz de afundar um transatlântico de 15000 toneladas? 2. Baleia é peixe?

4 Analisando conceitos: 1. Uma baleia é capaz de afundar um transatlântico de 15000 toneladas? ● Que tipo de pergunta é essa? ● Qual é o tipo de resposta esperada?

5 Analisando conceitos: 1. Uma baleia é capaz de afundar um transatlântico de 15000 toneladas? ● É uma pergunta sobre fatos. ● Para responder essa pergunta, basta descobrir os fatos relevantes; ● Esses fatos relevantes, por sua vez, podem ser obtidos através da experiência pessoal, da convivência com outras pessoas, da consulta a manuais, da pesquisa empírica etc.

6 Analisando conceitos: 2. Baleia é peixe? ● Que tipo de pergunta é essa? ● Qual é o tipo de resposta esperada?

7 Analisando conceitos: 2. Baleia é peixe? ● Essa não é uma pergunta sobre fatos. Isso porque, mesmo conhecendo todos os fatos relevantes a respeito de baleias e de peixes, ainda teríamos dúvidas. ● O que podemos descobrir sobre baleias? Ora, elas amamentam seus filhotes, como os mamíferos. E as baleias nadam, como os peixes.

8 Analisando conceitos: 2. Baleia é peixe? ● Para responder essa pergunta, é preciso decidir o que compreendemos pelo conceito de “peixe” e o que compreendemos pelo conceito de “baleia”. ● Apenas após esse trabalho de análise conceitual, é que podemos perguntar: devemos contar as baleias no conjunto das coisas que são peixes ou no conjunto das coisas que são mamíferos?

9 Analisando conceitos: 2. Baleia é peixe? ● Essa é uma pergunta sobre o significado de “baleia” e de “peixe”; ● Ela é uma pergunta sobre os conceitos “peixe” e “baleia”; Complicador: conceitos podem ter muitos significados. Importante: não estamos falando do significado do dicionário, mas algo como “o significado em certo uso”.

10 Analisando conceitos: 2. Baleia é peixe? Assim, a resposta dependerá do que se entende por “peixe”: ● Biólogos: baleia não é peixe! (por razões que não nos interessam, faz mais sentido para os biólogos classificar as baleias como “mamíferos”); ● Pescador: baleia é peixe! (do mesmo modo, em outros contextos, é possível listar razões para se conceber baleias como peixes: comemos carne de baleia, as baleias estão no mar onde estão os peixes etc.)

11 AULA 2: MAPEANDO QUESTÕES

12 Mapeando questões (ex. 2): 1. É provável que o comunismo se espalhe pelo mundo? 2. O comunismo é um sistema desejável de governo? 3. O comunismo é compatível com a democracia? Que tipos de perguntas são essas? Quais são os tipos de respostas esperadas?

13 1. É provável que o comunismo se espalhe pelo mundo? ● Pergunta sobre fatos; ● Para provar sua veracidade é necessário investigar como as coisas são, isto é, como o mundo é; ● Depende de estudos científicos (e empíricos) para que possa ser considerada verdadeira. Importante: mesmo que tenhamos uma pergunta sobre fatos, pode acontecer de não conseguirmos dar uma resposta definitiva. Nesse caso, como temos uma pergunta sobre o futuro, precisaríamos de métodos de previsão muito confiáveis, o que é pouco provável dispormos.

14 2. O comunismo é um sistema desejável de governo? ● Pergunta sobre valor; ● Para respondê-la precisamos atribuir um valor ao comunismo; ● Como o valor atribuído vai depender de uma série de fatores (inclinações políticas, crenças individuais, sensibilidade a certos temas etc.), ela não é sobre como as coisas são, mas sobre como as coisas deveriam ser.

15 2. O comunismo é um sistema desejável de governo? ● À primeira vista, o valor é algo subjetivo* e, portanto, diferentes pessoas (e também grupos sociais e políticos) darão diferentes respostas. Importante: O que significa dizer que o valor é algo subjetivo? Uma primeira abordagem consiste em dizer que o valor é algo subjetivo, no mínimo, no sentido em que depende de que um sujeito (individual, social, político) lhe atribua.

16 3. O comunismo é compatível com a democracia? ● Essa é, antes de tudo, uma pergunta sobre conceitos; ● Para respondê-la, é preciso analisar se o conceito de “comunismo” cabe no conceito de “democracia”, isto é, se eles são compatíveis, se eles eles estão ligados por alguma relação de consequência lógica, se eles são contraditórios etc; ● Para responder essa pergunta, portanto, é preciso analisar os conceitos de democracia e de comunismo.

17 3. O comunismo é compatível com a democracia? Importante: Algumas perguntas sobre conceitos e valores também acarretam outras questões. No caso acima, poderíamos continuar a nossa análise perguntando: O que se segue da atitude de se conceber o comunismo como compatível com a democracia? O que se segue da atitude contrária, isto é, da atitude de conceber o comunismo como contraditório com a democracia?

18 Resumo: Pergunta sobre conceitos A peculiaridade dessas perguntas é “ter a ver” com o significado dos conceitos; O significado dos conceitos, nesse caso, parece ser determinado pelo uso das palavras e pelos critérios ou princípios através dos quais esses usos são determinados. Em muitos casos, os significados dos conceitos não são claro e, portanto, é necessário analisar esses conceitos.

19 O papel da filosofia: É aqui que a filosofia pode cumprir um duplo papel: Em primeiro lugar, ao olhar para a história da filosofia podemos visualizar como pessoas que se dedicaram à tarefa de análise compreenderam esses conceitos, essa perspectiva histórica pode dar um ponto de partida interessante para a tarefa de análise. Em segundo lugar, não precisamos nos atear à história, podemos buscar por nós mesmos analisar, esclarecer e construir os conceitos a fim de tornar possível responder à questões difíceis como a questão sobre comunismo e democracia.

20 AULA 3: EXERCÍCIOS

21 Mapeando questões: Na maior parte das vezes, a resposta a uma questão envolverá a clareza sobre uma série de outras questões. Na tentativa de obter maior clareza sobre o que está em jogo em questões do nosso cotidiano, os exercícios a seguir buscam mapear quais questões precisam ser respondidas a fim de respondermos com propriedade uma única questão. É importante notar que é possível termos questões que são, ao mesmo tempo (mas não sob o mesmo aspecto), de diferentes tipos. Por exemplo, é possível encontrar questão que são tanto de fato, quanto de valor, ou de conceito e de fato etc. Ter clareza sobre essas dificuldades é o objetivo principal do exercício.

22 Exercício 1: Classifique as questões abaixo. FCV 1. A política atual de direitos autorais é algo positivo para a nossa sociedade? 2. O Facebook tem uma boa interface para os usuários? 3. Qual é a velocidade de processamento de um computador pessoal? 4. É possível criar inteligência artificial? 5. As pessoas ficam mais agressivas com o uso de jogos violentos? 6. Os computadores um dia substituirão o homem em suas tarefas cotidianas? 7. O avanço da informática gera desemprego em massa?

23 Exercício 2: Proceda o mapeamento detalhado das questões do exercício 1. Os próximos slides são exemplos que devem servir para auxiliar esse trabalho.

24 1. A política atual de direitos autorais é algo positivo para a nossa sociedade? É uma questão sobre valor, pois significa: Qual o valor que eu dou à política atual de direitos autorais? Para responder essa questão, é preciso: a) Conhecer a política de direitos autorais (fato); b) Ter clareza sobre minhas próprias posições políticas (valor); c) Ser capaz de projetar as consequências práticas de a e b (fato)...

25 2. O Facebook tem uma boa interface para os usuários? É uma questão sobre fato: Para responder essa questão, é preciso: a) Conhecer o Facebook (fato); b) Conhecer o perfil do usuário típico (fato); c) Fazer alguns juízos de valor sobre a interação entre usuário/software (escolher entre um design arrojado ou maior simplicidade...) (valor);...

26 4. É possível criar inteligência artificial? É uma questão sobre fato, mas também sobre conceito: Para responder essa questão, é preciso: a) Estabelecer o que entendemos por IA – ter clareza sobre as diferentes respostas (conceitos); b) Dependendo da resposta que dermos a (a), é possível buscar na literatura especializada previsões sobre o desenvolvimento da tecnologia (fato); c) Fazer alguns juízos de valor sobre a relação entre homem/máquina: nós queremos criar IA? (valor);...

27 Exercício 2: Finalize o mapeamento das questões 3. Qual é a velocidade de processamento de um computador pessoal? 5. As pessoas ficam mais agressivas com o uso de jogos violentos? 6. Os computadores um dia substituirão o homem em suas tarefas cotidianas? 7. O avanço da informática gera desemprego em massa?

28 www.clef.com.pt | materiais@clef.com.br Todos os direitos reservados. Ao utilizar este material, não retirar os créditos.


Carregar ppt "ANALISANDO CONCEITOS E MAPEANDO QUESTÕES Profa. Mitieli Seixas da Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google