A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Controle da População de Cães do Aterro Sanitário de Cravinhos-SP 2009

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Controle da População de Cães do Aterro Sanitário de Cravinhos-SP 2009"— Transcrição da apresentação:

1 Controle da População de Cães do Aterro Sanitário de Cravinhos-SP 2009

2 População inicial: Abril 2008: primeira contagem
Cerca de 80 adultos e 100 filhotes; 14 fêmeas recém-paridas; Maio 2008: início dos mutirões de esterilização; Fêmeas adultas e machos adultos; filhotes a partir de 60 dias de idade; fêmeas em lactação (a partir de 60 dias pós-parto).

3

4

5

6

7 Mutirões de Esterilização:
Contratação de ONG especializada em castrações (Turma do Abrigo-Franca/SP); Realizados em Escolas Municipais; Frequência: uma vez ao mês;

8 Identificação dos animais castrados com tatuagem (nanquim verde) na orelha direita e fita vermelha no pescoço; Média de castrações: 40 animais/dia Total: 4 mutirões.

9

10 Pós-operatório: Praticamente nenhum;
Os animais retornavam ao “lixão” no mesmo dia, após recuperarem da anestesia; Técnica minimamente invasiva, sem pontos externos; fechamento da pele com superbonder e micropore; Dose única de antibiótico (Penicilina Benzatina UI/kg) e antiinflamatório (Cetoprofeno (50mg/mL)- 0.08mL/kg)

11

12 Adoção dos Animais: Julho/2008: Duas feiras de filhotes (50 filhotes doados); Abandono de novos animais no aterro: (6 filhotes + 4 filhotes); Agosto/2008: feira – 8 filhotes doados; extra-feira – 4 filhotes doados; óbito de aproximadamente 28 filhotes (cinomose, anemia, erliquiose, etc)

13

14 Situação do “lixão”: Abandono de animais doentes;
Fim do descarte de carcaças de animais de abate na área do aterro – queda de resistência dos adultos; Surto de cinomose: óbito de 20 animais adultos, 7 desapareceram; Alimentação dos animais: restos de alimentos (lixo doméstico) e ração comprada pela prefeitura.

15

16 Resultados: Setembro: 96% dos animais esterilizados;
todos os filhotes foram doados; adoção de alguns adultos (8 animais); Outubro: início das esterilizações dos cães/gatos de rua e de posse da população carente do município de Cravinhos; Novos abandonos!!! Castração dos mesmos... Novas feirinhas (foco em adultos) : doados 13 filhotes e 8 adultos (três feiras);

17 Realidade Atual: Hoje: população do “lixão”- 30 cães adultos;
redução em 83,33% da população original; Remanescente sem castrar: 3 fêmeas e 2 machos Adoção de adultos não ultrapassou 20% em um ano: 16 animais doados; Aterro está interditado (Cetesb - retirada dos cães); Através da Lei /08: que reconhece e protege o “cão comunitário”, estamos lutando para manter os animais na área.

18 ‘’Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.’’ São Francisco de Assis

19 OBRIGADA!!! Ana Carolina Silveira Saquy anasaquy@hotmail.com
Médica Veterinária da Prefeitura Municipal de Cravinhos-SP Tel.: (16)


Carregar ppt "Controle da População de Cães do Aterro Sanitário de Cravinhos-SP 2009"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google