A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Justiça, A Equidade, O Direito, A Tolerância e A Verdade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Justiça, A Equidade, O Direito, A Tolerância e A Verdade."— Transcrição da apresentação:

1 A Justiça, A Equidade, O Direito, A Tolerância e A Verdade.
FILOSOFIA E ÉTICA A Justiça, A Equidade, O Direito, A Tolerância e A Verdade.

2 A Justiça

3

4 A Justiça Os Romanos já haviam reconhecido que o excesso de direito conduzia à mais rematada injustiça. “Quem está satisfeito, em sã consciência, com o funcionamento do Judiciário em todo o mundo?”

5 A Justiça Cada ser humano é naturalmente provido de uma sensação e justo e injusto, a intuição precisa merecer reforço do aprendizado, após detida reflexão.

6 A Justiça É comum as pessoas considerarem-se injustiçadas.
Romanos: A justiça é a perpétua e constante vontade de dar a cada um o seu direito Visão Platônica: A justiça traduz harmonia Aristóteles: Justiça distributiva (Leva em conta a desigualdade entre os cidadãos) e Justiça comutativa (Regula as condições legais das relações civis e dos contratos) Santo Tomás: Justiça legal (O homem concorda com a lei) Justiça Social (Doutrina da igreja)

7 A Equidade

8 A Equidade Tentativas de conceituação: Direito ideal, moral, justiça absoluta, caridade, piedade. Equidade é um desses temas que admitem amplitude de conotação. Adota-se a equidade como forma de viabilizar a incidência do direito sobre o caso imprevisto.

9 A Equidade É faliciosa a argumentação de que o uso da equidade sacrifica a segurança jurídica. Inúmeras vezes o profissional do direito se verá diante de situações em que a incidência formal, fria e rígida da literalidade da lei se mostrará intolerável perante os ditames morais. Caberá, então, o recurso à equidade. A posição da maioria não implica, necessariamente, adequação moral.

10 A Equidade Os Romanos advertiam: Não raro, pratica injustiça o magistrado que, com insensibilidade formalística, segue rigorosamente o mandamento do texto legal.

11 O Direito

12 O Direito Sugere algo que é certo, correto, que não é torto.
Direito Natural: “Artificial”, criado pelo homem. Direito Positivo: Ordenação da conduta humana.

13 O Direito Para Kelsen, o direito natural é uma verdadeira ideologia, enquanto Direito para ele é apenas o direito positivo.

14 O Direito “O direito é a mais bela invenção que os homens fizeram contra a equidade”. Casmir Delavigne.

15 A TOLERÂNCIA

16

17 A TOLERÂNCIA A intolerância é potencial de discórdias e de conflitos. Postura que se deve banir da rotina de cada qual, caso se queira edificar a pátria justa, fraterna e solidária prometida pelo constituinte. O antídoto à intolerância se chama Tolerância. Sinônimo de paciência, transigência. O tolerante é aquele que sabe desculpar. Capaz de digerir as diferenças e aceitá-las como integrantes da própria condição humana.

18 A TOLERÂNCIA Nada mais desagradável do que donos da verdade, que insistem na preseração do seu ponto de vista sobre toda e qualquer coisa e que são irredutíveis em aceitar outra opinião.

19 A TOLERÂNCIA Enfim, a tolerância implica em uso da persuasão, não da injunção. Convence-se alguém, não se o obriga a pensar de maneira igual à que pretenda.

20 A Verdade

21

22 A Verdade Se uma pessoa se propusesse a proclamar a verdade em todas as situações, seria considerado um ser humano rude, deseducado ou exótico.

23 A Verdade Quase sempre associa-se a verdade à realidade.
Verdade formal: contida nos autos. Verdade real: seria a verdadeira verdade, se assim pode-se dizer. Aristóteles traduzia a verdade como um sentença que consiste em sua concordância ou correspondência com a realidade. Há várias concepções de verdade. É necessário que eu diga a verdade, para que entre mim e os outros se instaure a confiança, indispensável para a convivência humana.

24 A Verdade A mentira: Mentir é atuação racional, estratégica, tendente à obtenção de um resultado predeterminado. Enganar reveste sentido análogo. Sob enfoque da pessoa atingida pela mentira. O direito reconhece também a simulação. Consiste na utilização de expressão inadequada aos fatos ou intenções, com o fim de ocultá-los.

25 A Verdade Ada Grinover sustenta que o réu sujeioto da defesa, não tem por obrigação nem dever fornecer elemento de prova que o prejudiquem.

26 A Verdade A mentira consiste em dizer o contrário do que se pensa. “A mentira é portanto, ilícita, é contra a norma moral, é pecado, embora pecado leve.” Francesco Cultrera.

27 Obrigada!!!


Carregar ppt "A Justiça, A Equidade, O Direito, A Tolerância e A Verdade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google