A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE DO CICLO DE VIDA (ACV)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE DO CICLO DE VIDA (ACV)"— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE DO CICLO DE VIDA (ACV)
UFRuralRJ – Instituto Multidisciplinar Departamento de Administração, Direito e Turismo IM384 – Gestão Ambiental ANÁLISE DO CICLO DE VIDA (ACV) Alunos: Anderson Coutinho, Andressa Ramos, Bruno César, Luciano Ferrarez e Rodrigo Araujo.

2 O que é a Avaliação de Ciclo de Vida?
“A avaliação inclui o ciclo de vida completo do produto, processo ou atividade, ou seja, a extração e o processamento de matérias-primas, a fabricação, o transporte e a distribuição; o uso, o reemprego, a manutenção; a reciclagem, a reutilização e a disposição final" . (“Life Cycle Assessment: inventory guidelines and principles” , 1993)

3

4 BCG A matriz BCG (Boston Consulting Group) é usada como ferramenta em Marketing baseado no conceito de ciclo de vida do produto.

5 Avaliação de Ciclo de Vida - ACV

6 Introdução Anos 60 e 70 » com a crise do petróleo iniciam os questionamentos sobre os limites da extração dos recursos naturais. Anos 80 » O aumento da preocupação com proteção ambiental e os possíveis impactos associados aos processos. Anos 90 » Rio Eco 92 debateu, entre outros assuntos, o desenvolvimento sustentável. Em resposta a ISO criou o TC-207 (Gestão Ambiental).

7 Publicação da série ISO 14000
Os estudos da avaliação do ciclo de vida se expandiram e foram estimulados pela publicação, por meio do comitê técnico ISO/TC 207 (Environmental management), das normas ISO da série A ISO é a norma da série que cuida da avaliação do ciclo de vida (princípios e estrutura).

8 “A ACV é uma técnica da gestão ambiental que apresenta foco sobre o produto. Esta nova visão baseia-se no conceito de que o bom desempenho ambiental do produto deve ser, na realidade, o da função a ser exercida pelo produto durante todo o seu ciclo de vida”. (SILVA; YOKOTE; RIBEIRO, 2002)

9 Um estudo de ACV é composto por quatro fases:
Fase de definição de objetivo e escopo; Fase de análise de inventário; Fase de avaliação de impactos; Fase de interpretação.

10 Fase de definição de objetivo e escopo
Consiste na descrição do sistema de produto a ser estudado, e apresenta o propósito e a extensão do estudo, por meio do estabelecimento de suas fronteiras. (HAUSCHILD, 2005, p. 82A)

11 ESCOPO Unidade funcional; Sistema de produto a ser estudado;
As funções do sistema de produto; Procedimentos de alocação; Tipos de impacto e metodologia de avaliação de impacto e interpretação subseqüente a ser utilizada; Requisitos de dados; Suposições; Limitações; Requisitos iniciais quanto à qualidade dos dados; Tipo de análise crítica, se aplicável; Tipo e formato do relatório requerido para o estudo.

12 Fase de Análise de Inventário do Ciclo de Vida - ICV
“É a parte mais trabalhosa da ACV e dela depende a confiabilidade dos resultados obtidos nas outras etapas”. (Mueller et al, 2004)

13 Procedimentos contemplados pela ISO 14040
O ICV (inventário do ciclo de vida) possui diversos procedimentos que são contemplados, destacando a coleta dos dados, a alocação de dados e a validação dados.

14 Análise de Inventário do Ciclo de Vida

15 Fase de Avaliação de Impactos
Essa etapa identifica, caracteriza e avalia quantitativamente e qualitativamente os impactos potenciais, através dos dados obtidos do inventário e dos resultados de diversos testes aplicados.

16 Fase de Interpretação Avaliação da consistência e das informações geradas pelos resultados. Avaliação da validade e da consistência das hipóteses. Formulação de conclusões e de recomendações compatíveis com os objetivos e metas a que o estudo se propõe.

17 A valorização dos eletrônicos verdes
O Greenpeace criou um Guia de Eletrônicos Verdes com o objetivo pressionar as empresas a produzir eletrônicos mais limpos e duráveis, que possam ser substituídos, reciclados e descartados minimizando os prejuízos ambientais.

18 Guia de Eletrônicos Verdes. Disponível em
Acessado em: 30 de maio de 2010.

19 Ciclo de vida do biodiesel
(ABIOVE, 2004, adaptada)

20 Ciclo de vida do sabão em pó

21 Aplicações diretas da ACV

22

23 Conclusão O Objetivo da ACV é atingir uma verdadeira redução no impacto ambiental ao invés de simplesmente alterar a fase causadora do impacto. A ACV permite que as empresas consigam obter uma visão mais clara do ciclo de um processo ou produto, podendo identificar os impactos ambientais em seu processo produtivo.


Carregar ppt "ANÁLISE DO CICLO DE VIDA (ACV)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google