A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFª. Leila de Souza Ganem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFª. Leila de Souza Ganem"— Transcrição da apresentação:

1 PROFª. Leila de Souza Ganem
UME DOS ANDRADAS II   A ordem alfabética PROFª. Leila de Souza Ganem

2 JUSTIFICATIVA A ordem alfabética é uma forma convencional de organizar informações escritas, utilizada em portadores de texto de diferentes funções, quer sejam científicos ou de uso cotidiano. Seu aprendizado, logo no início da alfabetização, favorece a construção de estratégias de leitura de dicionários e enciclopédias. Além disso, o domínio da sequência alfabética funciona como suporte à escrita de textos de uso cotidiano como agendas, listas e organização de informações.

3 OBJETIVOS Auxiliar o aluno no processo de alfabetização.
Desenvolver a competência e habilidade da leitura e escrita. Levar as crianças a reconhecerem e memorizarem a ordem alfabética, as diferentes grafias das letras do alfabeto. Identificar cada letra pelo nome e encaixá-la corretamente na sequência alfabética.

4 OBJETIVOS Usar a sequência alfabética como recurso nas buscas de palavras e leituras de listas, agendas. Compreender a natureza do sistema alfabético de escrita, as relações entre letra som e a segmentação entre as palavras. Compreender o funcionamento da linguagem escrita. Emprego da ordem alfabética em suas produções.

5 CONTEÚDOS Ordem alfabética;
• Letras do alfabeto (nomes, vogais e consoantes, grafias); • Portadores de texto: agendas, dicionários, listas, entre outros.

6 RESUMO DAS ATIVIDADES Distribuir aos alunos uma bola de gás. Colocar dentro das bolas um papelzinho escrito com o nome de um colega da turma. Dividir a turma em dois grupos e pedir que encham as bolas até que estourem e leiam o papel que cair. Solicitar que procurem, num monte, a letra inicial do nome lido e separem. Quando os dois grupos terminarem a separação das letras, peça que arrumem as letras de acordo com a ordem alfabética.

7 RESUMO DAS ATIVIDADES Com a ordem alfabética memorizada, os alunos podem recorrer mais facilmente à busca dos significados das palavras em dicionários. Para isso, além das solicitações normais incluídas nas atividades de rotina, é preciso incluir, com desafios e proposições novas, exercícios de busca que mobilizem os recursos que os alunos já dominam. Os alunos poderão aprender a buscar palavras com foco na primeira, segunda, terceira letra, e assim por diante.

8 RESUMO DAS ATIVIDADES Aprenderão também a retroceder e a avançar nas páginas de acordo com o ponto em que o dicionário estiver aberto e a palavra buscada. Além disso, aprenderão a tomar como referência a palavra do topo da página do dicionário. Ajustar o nível de desafio às possibilidades dos alunos, para que realmente tenham problemas a resolver. Organizar agrupamentos produtivos, em função do que os alunos já sabem sobre a escrita.

9 RESUMO DAS ATIVIDADES Ler a proposta definindo o que devem fazer: escrever o nome de quinze alunos da classe. Garantir a circulação de informações, promovendo a socialização das respostas e dos procedimentos usados pelas duplas. Acessar o módulo do Conexão do Saber - Ciclo I – Língua Portuguesa - Alfabeto, para a realização das atividades e fixação do conteúdo proposto.

10 DURAÇÃO O trabalho deverá acontecer frequentemente, no início da alfabetização.

11 AVALIAÇÃO Registro contínuo das observações dos alunos na execução da atividade. É preciso avaliar os avanços das crianças em diferentes modalidades e checar o domínio da sequência alfabética em exercícios e jogos pontuais. É imprescindível conhecer bem os saberes prévios que os alunos trazem, tanto da sequência da ordem alfabética como de seu uso na leitura.

12 PRODUTO FINAL Se as atividades estiverem voltadas para a aprendizagem da sequência de maneira genérica, um bom fechamento seria a confecção de uma agenda telefônica para o grupo. Com as crianças em início de alfabetização, a organização da lista de presença dos alunos poderia funcionar como produto final. Já alunos em níveis mais avançados de letramento, poderiam organizar a biblioteca de classe por autor, por título ou por editora, por exemplo.

13 PRODUTO FINAL O trabalho de aprender ordem alfabética pode estar vinculado ao trabalho com leitura de dicionários e enciclopédias, motivado pela pesquisa no contexto de um projeto mais amplo, como a confecção de um pequeno dicionário de animais marinhos, ou uma enciclopédia de plantas ou árvores frutíferas.


Carregar ppt "PROFª. Leila de Souza Ganem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google