A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A sociologia como ciência

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A sociologia como ciência"— Transcrição da apresentação:

1 A sociologia como ciência
Consiste em um conjunto de conclusões coerentemente estruturadas sobre a realidade social que parte da observação e descrição dos fatos e peculiaridades dos fenômenos sociais. A sociologia busca uma abordagem científica da realidade

2 A sociologia como ciência
A sociologia, como ciência, também pretende explicar o que acontece na sociedade. Contudo, com o conhecimento garantido pela observação sistemática dos fenômenos sociais, a sociologia pode transformar-se em instrumento de intervenção social, como, por exemplo, por meio de planejamento social.

3 A sociologia como ciência
A Sociologia é uma das Ciências Humanas que tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. Enquanto a Psicologia estuda o indivíduo na sua singularidade, a Sociologia estuda os fenômenos sociais, compreendendo as diferentes formas de constituição das sociedades e suas culturas.

4 A sociologia como ciência
O termo Sociologia foi criado em 1838 (séc. XVIII) por Auguste Comte, que pretendia unificar todos os estudos relativos ao homem — como a História, a Psicologia e a Economia. Mas foi com Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber que a Sociologia tomou corpo e seus fundamentos como ciência foram institucionalizados.

5 A sociologia como ciência
A sociologia, como toda ciência, tem como ponto de partida a observação rigorosa de casos particulares em direção a formulações genéricas sobre a vida social. Portanto, a observação sistemática dos fatos da sociedade é uma condição sem a qual não há possibilidade de se produzir o conhecimento sociológico.

6 A sociologia como ciência
A cultura é o que fornece à vida social um significado comum às ações dos indivíduos em suas diferentes funções na sociedade. Cultura é tudo aquilo produzido pelos seres humanos quando estes interferem sobre a natureza, produzindo um conjunto de códigos e práticas que os tornam reconhecíveis entre si dentro de um determinado grupo.

7 A sociologia como ciência
Sociologia: três visões fundamentais Positivista-funcionalista: Auguste Comte ( ) e Émile Durkheim ( ) Sociologia compreensiva: Max Weber ( ) Materialista histórico-dialética: Karl Marx ( )

8 Como a sociologia pode auxiliar nossa vida?
A sociologia tem por objetivo analisar e discutir a dinâmica das ações coletivas. Esta observação do comportamento coletivo pode contribuir para que a própria sociedade pense em mecanismos que possibilitem facilitar a convivência entre os indivíduos e grupos sociais.

9 Como a sociologia pode auxiliar nossa vida?
Conhecer o mundo em que vivemos nos torna mais aptos a tomar consciência de nossas limitações e de nossas potencialidades. E eis a principal contribuição da sociologia: ser uma ferramenta para a compreensão de nossa existência enquanto seres sociais no mundo em que vivemos.

10 Como a sociologia pode auxiliar nossa vida?
Dispondo de mais elementos teóricos para investigar as mais discrepantes orientações culturais e para adentrar-nos no significado dos modos de vida de povos diferentes, podemos retornar à nossa própria cultura com uma perspectiva nova e uma objetividade que de outro modo não alcançaríamos.

11 Como a sociologia pode auxiliar na gestão das empresas
O sociólogo Max Weber inaugurou o estudo da Sociologia aplicado às organizações. Max Weber prognosticou a ascensão da burocracia como forma de se ordenar as relações humanas entre si e com a organização, propiciando que objetivos explícitos sejam atingidos.

12 Como a sociologia pode auxiliar na gestão das empresas
Max Weber ( ), sociólogo alemão, foi o criador da Sociologia da Burocracia. Seu principal livro, para o propósito deste estudo, é “A Ética Protestante e o Espírito de Capitalismo”.

13 Como a sociologia pode auxiliar na gestão das empresas
A burocracia, segundo Weber, é uma forma prescritiva de delegar responsabilidades e padronizar a comunicação de acordo com normas predefinidas e impessoais. Weber também saudava o desenvolvimento de leis de propriedade e de instituições de direito em seu tempo, criando o que seria o princípio do hoje denominado ambiente propício aos negócios e dos marcos regulatórios.


Carregar ppt "A sociologia como ciência"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google