A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Coordenadores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Coordenadores"— Transcrição da apresentação:

1 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Coordenadores
PROVA SALVADOR 2014

2 Momentos de formação 1º Momento: Avaliação Externa e em Larga Escala e Instrumentos da Avaliação. 2º Momento: Leitura, interpretação e Análise dos Resultados.

3 Os Sistemas de Avaliação
Um Sistema de Avaliação da Educação tem por objetivo fornecer dados sobre o desempenho dos estudantes, a fim de contribuir para o aprimoramento da educação oferecida pela rede de ensino.

4 Os Sistemas de Avaliação
As avaliações justificam-se diante do fato de que não se pode falar em qualidade da educação sem medi-la. Mas a mensuração não é, por si mesma, capaz de resolver o problema detectado, ou seja, o diagnóstico não é suficiente para implementar as mudanças necessárias à garantia do direito dos estudantes.

5 Os Sistemas de Avaliação
Pensar em políticas públicas adequadas e planos de ação eficientes requer um novo avanço nessa discussão. Para isso, podemos utilizar os resultados do sistema de avaliação como um instrumento de apoio no trabalho desenvolvido pela rede/escolas.

6 Gestão para Resultados
No sentido de buscar melhores resultados de desempenho dos estudantes ou procurar mantê- los, caso sejam bons, podemos pensar em algumas estratégias: Conhecer os resultados; Analisar e compreender os resultados; Direcionar recursos e esforços;

7 1. Conhecer os resultados
Antes de conhecer os resultados, entretanto, devemos conhecer o sistema e onde/como esses dados estão disponíveis para consulta.

8 Conhecer o sistema Quais são as etapas do sistema de avaliação?

9 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação
2 Elaboração da Matriz de Referência Itens Elaboração Pré-testagem Análise estatística e pedagógica 1 Determinação da população avaliada 3 Montagem dos cadernos de testes (BIB) Elaboração dos questionários contextuais Produção dos resultados Construção e interpretação das Escalas de Proficiência Divulgação dos resultados Análise dos resultados: TCT e TRI 5 4 Aplicação dos instrumentos Processamento e constituição da base de dados da avaliação

10 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação
Elaboração da matriz Matriz de Referência – 5º ano LP Matriz de Referência – 9º ano MT

11 ENUNCIADO SUPORTE Itens GABARITO COMANDO DISTRATORES

12 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação - Itens

13 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação - Itens

14 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação
Escala Escala de LP Escala de MT

15 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação - Padrões de Desempenho

16 Onde/Como os dados podem
ser acessados?

17 Como os dados podem ser acessados?
Revista Impressa; Revista do Sistema Revista do Gestor Revista Pedagógica Acesso ao portal – PROVA SALVADOR

18 Como os dados podem ser acessados?
Acesso ao portal:

19

20

21 Resultados: Por escola: Por aluno: foco na TRI foco na TCT.
Discriminação Dificuldade Probabilidade de acerto ao acaso Leva em consideração apenas o acerto do aluno.

22

23 Resultado por escola Selecione as opções: etapa e disciplina
Clique aqui para abrir o resultado!

24 Resultado por escola: LP 9º EF

25 Resultado por escola: LP 9º EF

26 Resultado por escola: LP 9º EF

27 Resultado por escola: LP 9º EF

28 Resultado por escola: LP 9º EF

29 Resultado por aluno Selecione as opções: etapa e disciplina
Selecione a turma Clique aqui para abrir o resultado!

30 Resultado por aluno

31 Resultado por aluno

32 Resultado por aluno

33 Resultado por aluno

34 Resultado por aluno ...

35 Resultado por aluno (hierarquia escola)

36 1. Conhecer os resultados
As escolas (equipe gestora e pedagógica) têm acesso somente aos seus resultados, que são encaminhados pelas revistas impressas e resultados divulgados no site.

37 Como as intervenções podem ser realizadas?

38 O trabalho da equipe gestora
diretores e coordenadores

39 O Acesso aos Resultados
Como se dá, no ambiente escolar, o acesso e apropriação dos resultados pela equipe gestora (direção e coordenação)? Como seria esse acesso e apropriação dos resultados pela equipe pedagógica (coordenadores e professores)?

40 O Acesso aos Resultados
Equipe gestora conhecer os resultados gerais da escola; orientar a equipe pedagógica para acesso e uso dos resultados.

41 Os resultados gerais da escola:
Equipe Gestora Os resultados gerais da escola: Etapas avaliadas e percentual de participação; Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina; Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina;

42 Resultado por escola: MT 5º EF

43 Resultado por escola: MT 5º EF

44 Equipe Gestora 1. Etapas avaliadas e percentual de participação Observar o número de estudantes e o percentual de participação (acima ou abaixo de 80%); Analisar os resultados de participação (por que este resultado está acima ou abaixo de 80%); Pensar em intervenções podem ser feitas pela equipe de gestores e professores da escola.

45 Equipe Gestora 1. Etapas avaliadas e percentual de participação Pensar em intervenções que podem ser feitas pela equipe de gestores e professores da escola: Apresentar o sistema à comunidade; Apresentar o sistema aos professores; Inserir o sistema no contexto escolar; Conhecer os resultados; ...

46 Observar a proficiência média;
Equipe Gestora 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Observar a proficiência média; Alocar a proficiência média na escala de proficiência Relacionar a proficiência média com o padrão desempenho;

47 Escala de Proficiência – Matemática

48 Escala de Proficiência – Matemática

49 Escala de Proficiência - Matemática

50 Escala de Proficiência - Matemática

51 Escala de Proficiência - Matemática

52 Escala de Proficiência - Matemática

53 Escala de Proficiência - Matemática

54 Escala de Proficiência - Matemática
São os que descrevem caminhos desenhados em mapas e identificam objeto localizado dentro/fora, na frente/atrás ou em cima/embaixo.

55 Escala de Proficiência - Matemática
São os que descrevem caminhos desenhados em mapas e identificam objeto localizado dentro/fora, na frente/atrás ou em cima/embaixo. Realizam atividades que envolvem referenciais diferentes da própria posição, como, por exemplo, localizar qual objeto está situado entre outros dois. Também localizam e identificam a movimentação de objetos e pessoas em mapas e croquis.

56 Escala de Proficiência - Matemática
São os que descrevem caminhos desenhados em mapas e identificam objeto localizado dentro/fora, na frente/atrás ou em cima/embaixo. Realizam atividades que envolvem referenciais diferentes da própria posição, como, por exemplo, localizar qual objeto está situado entre outros dois. Também localizam e identificam a movimentação de objetos e pessoas em mapas e croquis. Associam uma trajetória representada em um mapa à sua descrição textual. P.E.: dada uma trajetória entre duas localidades, no mapa, o estudante verifica qual a descrição textual que representa esse deslocamento e vice-versa.

57 Escala de Proficiência - Matemática
São os que descrevem caminhos desenhados em mapas e identificam objeto localizado dentro/fora, na frente/atrás ou em cima/embaixo. Realizam atividades que envolvem referenciais diferentes da própria posição, como, por exemplo, localizar qual objeto está situado entre outros dois. Também localizam e identificam a movimentação de objetos e pessoas em mapas e croquis. Associam uma trajetória representada em um mapa à sua descrição textual. P.E.: dada uma trajetória entre duas localidades, no mapa, o estudante verifica qual a descrição textual que representa esse deslocamento e vice-versa. Conseguem realizar atividade de localização utilizando sistema de coordenadas em um plano cartesiano. P.E.: dado um objeto no plano cartesiano, o estudante identifica o seu par ordenado e vice-versa.

58 Escala de Proficiência - Matemática
São os que descrevem caminhos desenhados em mapas e identificam objeto localizado dentro/fora, na frente/atrás ou em cima/embaixo. Localizam figuras geométricas por meio das coordenadas cartesianas de seus vértices, utilizando a nomenclatura abscissa e ordenada. Realizam atividades que envolvem referenciais diferentes da própria posição, como, por exemplo, localizar qual objeto está situado entre outros dois. Também localizam e identificam a movimentação de objetos e pessoas em mapas e croquis. Associam uma trajetória representada em um mapa à sua descrição textual. P.E.: dada uma trajetória entre duas localidades, no mapa, o estudante verifica qual a descrição textual que representa esse deslocamento e vice-versa. Conseguem realizar atividade de localização utilizando sistema de coordenadas em um plano cartesiano. P.E.: dado um objeto no plano cartesiano, o estudante identifica o seu par ordenado e vice-versa.

59 Equipe Gestora 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina MT – 5º EF Abaixo do Básico No Campo Numérico, os alunos demonstram ter desenvolvido no conjunto dos números naturais a habilidade de localizar esses números na reta numérica; reconhecer o valor posicional dos algarismos; reconhecer a quarta parte de um todo; calcular adição com números de até três algarismos; além de resolver problemas envolvendo adição ou subtração, estabelecendo relação entre diferentes unidades monetárias (representando um mesmo valor ou em uma situação de troca, incluindo a representação dos valores por numerais decimais) em diversos contextos sociais. Além de associarem a escrita do algarismo romano à escrita do número no sistema de numeração Indo-Arábico.

60 Equipe Gestora 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina MT – 5º EF Básico Neste Padrão, as habilidades matemáticas que mais se evidenciam são as relativas aos significados atribuídos aos números naturais, seja em um contexto social ou escolar. Os alunos que se encontram neste Padrão demonstram reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como princípio do valor posicional, escrita por extenso de números e sua composição ou decomposição em dezenas e unidades. Além de compreender o significado do algoritmo da subtração de números de até quatro algarismos, da multiplicação com número de dois algarismos e da divisão exata por números de um algarismo, esses alunos resolvem problemas envolvendo a soma ou subtração de números racionais na forma decimal, constituídos pelo mesmo número de casas decimais e por até três algarismos. Eles também resolvem problemas envolvendo as operações, incluindo o sistema monetário brasileiro.

61 Equipe Gestora 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina MT – 5º EF Adequado Neste Padrão, os alunos demonstram habilidade em calcular o resultado de uma expressão numérica envolvendo soma e subtração com uso de parênteses e colchetes; calcular o resultado de uma divisão por números de até dois algarismos, inclusive com resto e uma multiplicação cujos fatores são números de dois algarismos; identificar números naturais em um intervalo dado; reconhecer a lei de formação de uma sequência de números naturais. Há evidência também da consolidação de habilidades relativas ao conjunto dos números racionais. Constata-se, também, que esses alunos comparam números decimais com diferentes partes inteiras, localizam esses números na reta numérica, reconhecem a representação numérica de uma fração com apoio de representação gráfica, além de calcular porcentagem.

62 Equipe Gestora 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina MT – 5º EF Avançado Neste Padrão, os alunos identificam mais de uma forma de representar a mesma fração, assim como localizá-las na reta numérica; resolvem problemas que envolvem proporcionalidade requerendo mais de uma operação; reconhecem que 50% corresponde à metade; resolvem problemas utilizando a multiplicação e divisão em situação combinatória, de soma e subtração de números racionais na forma decimal envolvendo o sistema monetário brasileiro, simples de contagem envolvendo o princípio multiplicativo.

63 Equipe Gestora 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Refletir sobre o desempenho alcançado no teste e o resultado esperado pela escola: Qual o desempenho alcançado pelos estudantes e qual era o desenvolvimento esperado (das habilidades) que não foi alcançado nesta avaliação?

64 Equipe Gestora 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Relacionar o resultado alcançado com as ações/intervenções de gestão e pedagógicas implementadas na escola;

65 Equipe Gestora 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Comparar, na escola, os resultados alcançados em diferentes etapas de escolaridade: Com base nos resultados, compreender o desenvolvimento dos estudantes de uma etapa de escolaridade para outra;

66 Questionar à equipe pedagógica:
Equipe Gestora 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Questionar à equipe pedagógica: Como possibilitar que os estudantes, que chegarão a esta etapa, desenvolvam as habilidades esperadas? Como recuperar os estudantes que já passaram pela etapa avaliada para que, ao final da Educação Básica, tenham desenvolvido habilidades e competências esperadas?

67 Resultado por escola: MT 5º EF

68 Identificar o percentual de estudantes em cada padrão de desempenho:
Equipe Gestora 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; Identificar o percentual de estudantes em cada padrão de desempenho: A(s) turma(s) dessa escola é(são) homogênea(s) e todos desenvolveram as habilidades no mesmo grau de complexidade?

69 Equipe Gestora 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; O padrão de desempenho com maior percentual de estudantes é o mesmo padrão representado pela proficiência média alcançada pela escola?

70 Orientando a equipe pedagógica...

71 Etapas anteriores e/ou concomitantes à utilização dos dados
Leitura dos dados: Organização em tabelas de leitura; Interpretação e apropriação dos dados: Relacionar os dados com habilidades e competências;

72 Leitura dos dados É importante que os professores saibam identificar o que representa cada um dos dados divulgados pelo sistema: As tabelas de leitura auxiliarão nesse processo.

73 Resultado por escola: MT 5º EF

74 Organize os dados na tabela...
MT 12 70,6 205,9 Básico Os alunos demonstram ter desenvolvido no conjunto dos números naturais a habilidade de localizar esses números na reta numérica; reconhecer o valor posicional dos algarismos; reconhecer a quarta parte de um todo; calcular adição com números de até três algarismos; além de resolver problemas envolvendo adição ou subtração Os alunos demonstram reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como princípio do valor posicional, escrita por extenso de números e sua composição ou decomposição em dezenas e unidades. Além de compreender o significado do algoritmo da subtração de números de até quatro algarismos, da multiplicação com número de dois algarismos e da divisão exata por números de um algarismo, Básico

75 Organize os dados na tabela...
Abaixo do Básico Básico Adequado Avançado 16,7 66,7 16,7 MT 205,9 Básico 2 8 2

76 Resultado por aluno – hierarquia escola

77 Organize os dados na tabela...
Grandezas e medidas 7,41 Nº e Operações/ Álgebra e Funções D 22 8,33 Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas , desenhadas em malhas quadriculadas Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica D 27 Tratamento da informação 80 Ler informações e dados apresentados em tabelas D 28 Tratamento da informação 70,37 Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas).

78 Interpretação dos dados
Após conhecer e saber diferenciar cada dado, faz-se importante relacioná-los ao desempenho alcançado pelos estudantes: Saber relacionar às habilidades e competências da matriz (TCT), escala e padrões de desempenho (proficiência).

79 Interpretação dos dados Exemplo
Relacione a proficiência média da escola ao nível de proficiência da escala: é importante que a equipe pedagógica saiba alocar a(s) proficiência(s) alcançadas na escala e relacionar às habilidades e competências desenvolvidas (representadas por cada nível).

80 Interpretação dos dados
Exemplo Relacione a proficiência média da escola com o padrão de desempenho (na escala) e identifique habilidades e competências desenvolvidas, considerando, neste caso, um conjunto de níveis (e, consequentemente, um grupo maior de estudantes);

81 Utilização dos dados pela equipe pedagógica Exemplo:
Reflita sobre o desempenho alcançado no teste e o resultado esperado pela escola: Qual o desempenho alcançado pelos estudantes em relação ao esperado? Quais habilidades e competências devem ser trabalhadas com o objetivo de alcançar o desenvolvimento esperado dos estudantes?

82 Aspectos Contextuais Ligados ao Desempenho

83 Melhor Desempenho Escolar
Atitudes e Práticas Positivas Contexto Institucional Favorável

84 Fatores Contextuais O processo de ensino-aprendizagem é mediado por diversos fatores.

85

86 Fatores Contextuais Extraescolares Política Educacional Cultura Institucional Nível Socioeconômico Entorno da Escola

87 Clima Escolar Gestão Democrática Práticas Pedagógicas
Fatores Contextuais Intraescolares Clima Escolar Gestão Democrática Práticas Pedagógicas Hábitos de Leitura

88 Constatamos As relações entre fatores contextuais e os resultados de desempenho são similares nos diversos sistemas de avaliação com os quais trabalhamos e se sustentam em diferentes circunstâncias.

89 Possibilidades com a implementação da PROVA SALVADOR
Monitoramento da qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. Proficiente

90 Possibilidades com a implementação da PROVA SALVADOR
Monitoramento da qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade.

91 Possibilidades com a implementação da PROVA SALVADOR
Monitoramento da qualidade da educação pública ofertada e a promoção da equidade. Um recorte do padrão... Abaixo do Básico – 10,2%

92 Utilização dos resultados, com foco na identidade escolar.
Possibilidades com a implementação da PROVA SALVADOR Utilização dos resultados, com foco na identidade escolar. . Um exemplo de LP - 5º EF Proficiência Média Padrão de Desempenho Desvio Padrão 209,6 Proficiente 47,0 Projeto Proficiência Média Padrão de Desempenho Desvio Padrão 291,9 Avançado 21,0 Escola

93 Utilização dos resultados, com foco na identidade escolar.
Possibilidades com a implementação da PROVA SALVADOR Utilização dos resultados, com foco na identidade escolar. . Um exemplo de LP - 5º EF N° de Alunos Previstos N° de Alunos Avaliados % de Participação 8.411 7.688 91,4 Projeto Escola N° de Alunos Previstos N° de Alunos Avaliados % de Participação 17 16 94,1

94 Possibilidades com a implementação da PROVA SALVADOR
Estabelecimento de Padrões de Desempenho estudantis e metas educacionais Do mais básico... RECUPERAÇÃO: Os estudantes demonstram um desenvolvimento ainda incipiente das principais habilidades associadas à sua etapa de escolaridade. REFORÇO: Os estudantes respondem itens com habilidades mais complexas, quando comparados com o verificado no padrão anterior. APROFUNDAMENTO: Esses estudantes demonstram atender às condições mínimas para que avancem em seu processo de escolarização. DESAFIO: Esses estudantes costumam responder corretamente a um maior quantitativo de itens, o que sugere a sistematização do processo de aprendizagem de forma consolidada para aquela etapa de escolaridade. Estabelecimento e monitoramento das metas de qualidade educacional Caracterização do desempenho escolar Grau de realização das ações educacionais Políticas públicas voltadas à promoção da equidade Identificação do percentual de alunos em risco pedagógico (evasão, reprovação ou abandono) Ao mais avançado...

95 Quais os Desafios? Maior participação dos gestores e professores nas discussões sobre apropriação e utilização dos resultados pelas escolas. Melhor alinhamento entre as propostas curriculares e avaliação e participação dos professores na definição dos Padrões de Desempenho. Canais de comunicação efetivos e constantes com gestores, professores, pais, alunos e sociedade sobre a qualidade da educação e responsabilidade de todos.

96 Avaliação em larga escala Escola e Comunidade

97


Carregar ppt "OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Coordenadores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google