A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRUPO Diogo Ferreira de Paula Oliveira Fábio Gomes Gonçalves

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRUPO Diogo Ferreira de Paula Oliveira Fábio Gomes Gonçalves"— Transcrição da apresentação:

1 GRUPO Diogo Ferreira de Paula Oliveira Fábio Gomes Gonçalves
José Felipe Filho Jôse Vanessa Taluan da Silva do Carmo Juliano Malta Leandro Henriques de Almeida Luciano Moreira Gonçalves

2 INTRODUÇÃO Materiais isolantes. Tipos de isolantes:
- Definição: Conjunto de materiais que possuem características físico-químicas capazes de propiciar barreiras ao calor, som e eletricidade. - Diversas áreas de aplicação. Tipos de isolantes: - Isolantes térmicos; - Isolantes sonoros; - Isolantes elétricos. .

3 • Isolantes elétricos:
- Materiais com poucos elétrons livres; - Resistência ao fluxo de elétrons. • Exemplos: - Plástico(resinas); - Silicone; - Borracha; - Vidro(cerâmicas); - Óleo; - Água pura deionizada.

4 SUPERISOLANTES • Uma nova classe de materiais:
- Aumentam muito sua resistência elétrica quando: - Expostos temperaturas criogênicas, - Sob ação de um campo magnético externo.

5 COMPOSIÇÃO Nitreto de titânio (TiN)
- É uma cerâmica técnica utilizada geralmente sob a forma de filme de revestimento muito fino, composto por átomos de azoto e titânio que formam estruturas cúbicas simples ou de face centrada como na figura a seguir.

6

7 Nitreto de titânio a temperatura ambiente é um supercondutor.
Pesquisadores analisando a película de TiN descobriram que: - Resfriando o TiN a temperaturas criogênicas a resistência a passagem de corrente elétrica aumenta vezes; - Essa mudança também ocorre quando os pesquisadores variam um campo magnético externo.

8 APLICAÇÕES Da mesma forma que os supercondutores, os superisolantes deverão ter aplicação em várias áreas de física, como: - Aceleradores de partículas; - Trens magnéticos; - Equipamentos de ressonância magnética; - Sistemas de proteção contra descarga de baterias, e outros.

9 Refrigerador de diluição, no interior do qual o superisolante foi descoberto, depois de ser resfriado a alguns miliKelvin.

10 ESTABELECEDORES DA TEORIA CLÁSSICA
John Bardeen, Leon Cooper e J. Robert Schrieffer. Créditos: Universidade de Warwick

11 CONCLUSÃO Os superisolantes formarão a base de novos campos de estudos. Será necessário um estudo mais aprofundado para entendimento e aplicação. • Possibilitará a geração de componentes microeletrônicos novos principalmente para uso em supercomputadores.


Carregar ppt "GRUPO Diogo Ferreira de Paula Oliveira Fábio Gomes Gonçalves"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google