A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caminho de Santiago de Compostela

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caminho de Santiago de Compostela"— Transcrição da apresentação:

1 Caminho de Santiago de Compostela
e facebook: grupo bhgrinos

2 O Caminho surgiu a partir da descoberta, no século IX, do túmulo do apóstolo São Tiago no que viria a ser a cidade de Santiago de Compostela. Não demorou para que devotos de toda a Europa começassem a empreender longas viagens para chegar ao corpo do homem que foi discípulo de Jesus Cristo. O Caminho de Santiago de Compostela foi proclamado em 1987 pelo Conselho da Europa como sendo o primeiro itinerário cultural europeu; o Caminho de Santiago foi reconhecido pela UNESCO - Organizações das Nações Unidas para a Educação e Ciências e Cultura - como Patrimônio da Humanidade em 1993 e o Caminho Francês recebeu o título em 1998 (UNESCO, 2007).

3 Símbolos do Caminho O Cajado As Pedras A Vieira
Na Idade Média, a vieira era usada como amuleto contra pragas e maldições e também para comer e beber água. O Cajado É imprescindível principalmente nas descidas por caminhos de pedras. Feitos de galhos de árvores na Idade Média, o cajado tinha um significado: representava o báculo, símbolo da fé. As Pedras É tradição entre os peregrinos depositar pedras de seu país na Cruz de Ferro, no alto do Monte Irago, em León. Estas pedras simbolizam os problemas, as coisas negativas que o peregrino deixa ali e daí pra frente passa a ter uma nova atitude perante a vida. Portanto, não esqueça de levar uma pedrinha.

4 ROTAS MAIS PERCORRIDAS
Caminho Francês, iniciando em Saint Jean Pied de Port, na França. Caminho Aragonês, partindo de Somport, na fronteira franco-espanhola. Caminho do Norte acompanha o litoral norte da Espanha, atravessando o País Basco. Caminho da Prata ("Via de la Plata") - com saída em Sevilha, é o mais longo e segue uma antiga estrada romana. Caminho Primitivo - com saída em Oviedo. Caminho Português, com várias alternativas a partir de Lisboa - 600 km e a partir do Porto 250Km. De todos, sem dúvida o preferido dos peregrinos é o Caminho Francês.

5 CAMINHO FRANCÊS

6 Por que fazer o Caminho? Muitas são as razões que a milhares de anos movem peregrinos a percorrer o Caminho de Santiago: desafio pessoal, busca por autoconhecimento, motivos espirituais, interesses por história, arte, natureza e esporte. Isso torna a experiência apaixonante e inesquecível.

7 Esta é a consagração do esforço e atesta a conquista.
DOCUMENTAÇÃO Passaporte Passagem (ida e volta) Seguro-saúde Schenge Cartão de crédito internacional - opcional Cartão travel money – opcional Guia do Caminho de Santiago Credencial do Peregrino A credencial de peregrino é um documento indispensável que dá direito ao portador de pernoitar em albergues ao longo de todo Caminho de Santiago. É indispensável percorrer no mínimo cem quilômetros para obter a Compostelana. Esta é a consagração do esforço e atesta a conquista.

8 COMO CONSEGUIR A CREDENCIAL DE PEREGRINO
O BHgrinos é uma representação da AACS – Associação Brasileira dos Amigos do Caminho de Santiago do Rio de Janeiro - portanto é necessário o preenchimento de um formulário de Solicitação de Credencial , no site da Associação: Após este procedimento os peregrinos poderão receber a credencial em nossas reuniões mensais, sempre nas ultimas quartas-feiras do mês, aqui na ACMinas. Ela é fornecida mediante o pagamento de uma taxa de 12 reais e não é necessário ser um associado para receber a credencial.

9 SUGESTÃO DO QUE LEVAR NA MOCHILA
MEDICAMENTOS ( Além dos que são de uso constantes) Analgésico e relaxante muscular; Comprimidos e pomada antiinflamatórios; Micropore ou esparadrapo ou band-aid; Vaselina/gel protetor de calos e bolhas; Agulha e linha para furar e passar nas bolhas.

10 ROUPA 2 Camisas tipo dry fit manga curta;
2 Camisas tipo dry fit manga comprida; 1 Blusa tipo fleece; 1 Blusa e calça segunda pele ( se estiver frio); 2 Calças estilo bermudas; 3 Peças intimas; 3 Top ou soutiens; 1 par de luvas para cajado ou frio.

11 HIGIENE PESSOAL Sabonete; Creme dental, escova, fio dental e desodorante; Xampu e cremes; Cortador de unha, tesoura e lixa; Papel higiênico ou lenços de papel ou lenços umedecidos; Filtro solar; Óculos de sol; Protetor labial.

12 OUTROS Mochila - é recomendável é que o peso da mochila não ultrapasse 10% da massa corporal do peregrino. Saco de dormir; Bota ou tênis e chinelo; Capa de chuva tipo camelo; Toalha pequena ou fralda de neném; Protetores de ouvidos; Adaptador de tomada; Cajado ou stick; Canivete com talher; Câmera fotográfica/celular; Sacos plásticos para proteção de roupas contra a chuva.

13 OUTRAS DICAS A melhor época
A melhor época para percorrer o Caminho de Santiago é entre abril e outubro, quando o clima está propício para longas caminhadas. Como: a pé, de bicicleta ou a cavalo. Quanto levar: em torno de 800 a 1000 euros. O pernoite em um albergue varia de 5 a 10 euros e uma refeição – menu de peregrino – em torno de 12 a 15 euros. Estimativa, pois é uma decisão pessoal. Existem nos albergues, locais para lavar a roupa e, em muitos, cozinha, para o peregrino preparar e compartilhar sua comida.

14 O Caminho de Santiago de Compostela
Uma meditação ativa Cada dia se aprende algo novo sobre si mesmo. Caminhar em silêncio, caminhar conversando... tanto faz. O importante é caminhar. O Caminho provê o que cada pessoa precisa naquele momento da vida, como se fosse algo místico. Esteja aberto a todo tipo de cultura Peregrinos de todas as partes do mundo e de diferentes culturas, buscam a rota de Compostela como forma de reflexão e aprendizado. Controle a ansiedade Tente evitar a ansiedade, pois ela torna a etapa mais longa e cansativa. Lembre-se que o Caminho é também um grande exercício de paciência.

15 IMPORTANTE Após incidentes, como o sumiço da americana Denise, em abril/2015, é recomendado andar em grupos e aproveitar ao máximo a luz do dia.  O caminho é seguro, porém, todo cuidado é pouco.

16 AGRADECIMENTOS BUEN CAMINO PEREGRINO! ACMINAS Turismo, Cultura e Moda
CONSELHOS EMPRESARIAIS: Turismo, Cultura e Moda Frei Cláudio Van Balen Eugênio Britto AACS – Rio de Janeiro BUEN CAMINO PEREGRINO!


Carregar ppt "Caminho de Santiago de Compostela"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google