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OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Professores

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Apresentação em tema: "OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Professores"— Transcrição da apresentação:

1 OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Professores
PROVA SALVADOR 2014

2 Momentos de formação 1º Momento: Avaliação Externa e em Larga Escala e Instrumentos da Avaliação. 2º Momento: Leitura, interpretação e Análise dos Resultados.

3 Os Sistemas de Avaliação
Um Sistema de Avaliação da Educação tem por objetivo fornecer dados sobre o desempenho dos estudantes, a fim de contribuir para o aprimoramento da educação oferecida pela rede de ensino.

4 Os Sistemas de Avaliação
As avaliações justificam-se diante do fato de que não se pode falar em qualidade da educação sem medi-la. Mas a mensuração não é, por si mesma, capaz de resolver o problema detectado, ou seja, o diagnóstico não é suficiente para implementar as mudanças necessárias à garantia do direito dos estudantes.

5 Os Sistemas de Avaliação
Pensar em políticas públicas adequadas e planos de ação eficientes requer um novo avanço nessa discussão. Para isso, podemos utilizar os resultados do sistema de avaliação como um instrumento de apoio no trabalho desenvolvido pela rede/escolas.

6 Gestão para Resultados
No sentido de buscar melhores resultados de desempenho dos estudantes ou procurar mantê- los, caso sejam bons, podemos pensar em algumas estratégias: Conhecer os resultados; Analisar e compreender os resultados; Direcionar recursos e esforços;

7 1. Conhecer os resultados
Antes de conhecer os resultados, entretanto, devemos conhecer a rede, a implementação do sistema de avaliação e onde/como esses dados estão disponíveis para consulta.

8 Um olhar para a rede e as primeiras relação com o Sistema de Avaliação...

9 Desenho próprio, adequado às necessidades da rede.
PROVA SALVADOR Desenho próprio, adequado às necessidades da rede. Definir etapas e disciplinas que serão avaliadas pela rede, de modo que esse tipo de avaliação consista em um instrumento de apoio ao trabalho escolar: escolas e professores utilizam os resultados por escolas e professores como um recurso pedagógico capaz de modificar ou aperfeiçoar o trabalho pedagógico;

10 PROVA SALVADOR Desenho próprio, adequado às necessidades da rede.
Edição/Etapa 5º EF 9º EF 2014 Língua Portuguesa e Matemática Monitoramento das atividades dos Programas executados pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) em uma parceria entre a Secretaria e o Instituto. A parceria envolve 4 programas: Acelera Brasil, Se Liga, Gestão Nota 10 e Circuito Campeão, onde atende 100% dos alunos da Rede Municipal de Ensino do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Na ocasião os técnicos da Semec realizaram uma síntese dos programas, e apresentaram como está sendo seu desenvolvimento dentro do seu objetivo, que é alfabetizar alunos com distorção idade/série do 1º ao 5º ano, para atingir a meta da secretaria que é alfabetizar 100% dos alunos atendidos pelo programa. O programa trabalha com indicadores de sucesso e com rotina organizada em sala de aula. Os indicadores são frequência de alunos, para casa não feitos, planejamentos, dias letivos, alunos abaixo da media, leitura e escrita, que são acompanhados sistematicamente através de relatórios e tomada de decisões para melhor intervir objetivando alcançar as metas propostas. Assim o programa foi desenvolvido para dar subsídios para que as escolas possam promover o trabalho pedagógico articulando com indicadores e metas, planejamentos e avaliações, gerenciados de forma eficaz e eficiente, retomando as ações em todas as escolas com foco no ciclo de alfabetiz

11 Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação.
PROVA SALVADOR Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação. Objetivos das disciplinas.

12 Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação.
SALVADOR.caedufjf.net/matriz-de-referencia/

13 Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação.
PROVA SALVADOR Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação. • Elemento base de origem dos testes utilizados na Prova Salvador; • Garante legitimidade e transparência à avaliação; • Não esgota o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula e, portanto, não pode ser confundida com propostas curriculares, estratégias de ensino ou diretrizes pedagógicas. SALVADOR.caedufjf.net/matriz-de-referencia/

14 Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação.
PROVA SALVADOR Alinhamento entre currículo, ensino e avaliação. • É formada por um conjunto de tópicos ou temas, que representam uma subdivisão, de acordo com conteúdo, competências de área e habilidades; • Cada tema apresenta um conjunto de habilidades; • Cada habilidade é descrita por um descritor; • Os descritores apresentam as habilidades consideradas básicas e possíveis de serem aferidas por meio do instrumento utilizado em avaliações em larga escala. SALVADOR.caedufjf.net/matriz-de-referencia/

15 Conhecer o Sistema de Avaliação
Quais são as etapas do Sistema de Avaliação?

16 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação
2 Elaboração da Matriz de Referência Itens Elaboração Pré-testagem Análise estatística e pedagógica 1 Determinação da população avaliada 3 Montagem dos cadernos de testes (BIB) Elaboração dos questionários contextuais Produção dos resultados Construção e interpretação das Escalas de Proficiência Divulgação dos resultados Análise dos resultados: TCT e TRI 5 4 Aplicação dos instrumentos Processamento e constituição da base de dados da avaliação

17 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Matriz

18 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Matriz

19 ENUNCIADO SUPORTE Itens GABARITO COMANDO DISTRATORES

20 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação - Item

21 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação

22 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho

23 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho

24 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho

25 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho

26 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho
Abaixo do Básico Recuperação Básico Reforço Adequado Aprofundamento Avançado Desafio

27 Onde/Como os dados podem
ser acessados?

28 Como os dados podem ser acessados?
Revista Impressa; Acesso ao portal – PROVA SALVADOR

29 Como os dados podem ser acessados?
Acesso ao portal:

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32 Resultados: Por escola: foco na TRI; Por aluno: foco na TCT.

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34 Resultado por escola Selecione as opções: etapa e disciplina
Clique aqui para abrir o resultado!

35 Resultado por escola: LP 9º EF

36 Resultado por escola: LP 9º EF

37 Resultado por escola: LP 9º EF

38 Resultado por escola: LP 9º EF

39 Resultado por escola: LP 9º EF

40 Resultado por aluno Selecione as opções: etapa e disciplina
Selecione a turma Clique aqui para abrir o resultado!

41 Resultado por aluno

42 Resultado por aluno

43 Resultado por aluno

44 Resultado por aluno

45 Resultado por aluno ...

46 Resultado por aluno (hierarquia escola)

47 Como os resultados podem ser utilizados Professor
Projetos de intervenção pedagógica Elaboração de projetos especiais Foco nos alunos com dificuldades Planejamento das ações de sala de aula Ações de reforço escolar Visão proativa quanto ao desenvolvimento de habilidades e competências ao longo da educação básica

48 Como os resultados podem ser utilizados Aluno e família
Acompanhamento individual do desempenho escolar pelos alunos e seus familiares Informações sobre a qualidade dos serviços educacionais oferecidos

49 O trabalho da equipe pedagógica
professores e coordenadores

50 O Acesso aos Resultados
Como se dá, no ambiente escolar, o acesso e apropriação dos resultados pela equipe gestora (direção e coordenação)? Como seria esse acesso e apropriação dos resultados pela equipe pedagógica (coordenadores e professores)?

51 O Acesso aos Resultados
Equipe gestora conhecer os resultados gerais da escola; orientar a equipe pedagógica para acesso e uso dos resultados.

52 O Acesso aos Resultados
Equipe pedagógica conhecer os resultados gerais da escola, os resultados das turmas e dos estudantes; relacionar os resultados com habilidades e competências desenvolvidas pelos estudantes (TRI E TCT); reformular e implementar, sempre que preciso, metodologias e recursos pedagógicos para o melhor desenvolvimento dos estudantes;

53 Resultado por escola: MT 9º EF

54 Resultado por escola: MT 9º EF

55 Resultado por escola: LP 9º EF

56 Resultado por escola: LP 9º EF

57 Resultado por escola: LP 9º EF

58 Organize os dados na tabela...

59 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho

60 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho

61 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho

62 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho

63 Quais intervenções podem ser feitas pela equipe pedagógica da escola?
1. Etapas avaliadas e percentual de participação Observe o número de estudantes e o percentual de participação (acima ou abaixo de 80%?); Analise os resultados de participação (por que este resultado está acima ou abaixo de 80%?); Quais intervenções podem ser feitas pela equipe pedagógica da escola?

64 Observe a proficiência média;
Equipe Pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Observe a proficiência média; Vamos alocar esse dado na escala de proficiência;

65 Escala de Proficiência – Matemática

66 Escala de Proficiência – Matemática

67 Escala de Proficiência - Matemática

68 Escala de Proficiência - Matemática

69 Escala de Proficiência - Matemática

70 Escala de Proficiência - Matemática

71 Escala de Proficiência - Matemática

72 Escala de Proficiência - Matemática
São os que descrevem caminhos desenhados em mapas e identificam objeto localizado dentro/fora, na frente/atrás ou em cima/embaixo.

73 Escala de Proficiência - Matemática
São os que descrevem caminhos desenhados em mapas e identificam objeto localizado dentro/fora, na frente/atrás ou em cima/embaixo. Realizam atividades que envolvem referenciais diferentes da própria posição, como, por exemplo, localizar qual objeto está situado entre outros dois. Também localizam e identificam a movimentação de objetos e pessoas em mapas e croquis.

74 Escala de Proficiência - Matemática
São os que descrevem caminhos desenhados em mapas e identificam objeto localizado dentro/fora, na frente/atrás ou em cima/embaixo. Realizam atividades que envolvem referenciais diferentes da própria posição, como, por exemplo, localizar qual objeto está situado entre outros dois. Também localizam e identificam a movimentação de objetos e pessoas em mapas e croquis. Associam uma trajetória representada em um mapa à sua descrição textual. P.E.: dada uma trajetória entre duas localidades, no mapa, o estudante verifica qual a descrição textual que representa esse deslocamento e vice-versa.

75 Escala de Proficiência - Matemática
São os que descrevem caminhos desenhados em mapas e identificam objeto localizado dentro/fora, na frente/atrás ou em cima/embaixo. Realizam atividades que envolvem referenciais diferentes da própria posição, como, por exemplo, localizar qual objeto está situado entre outros dois. Também localizam e identificam a movimentação de objetos e pessoas em mapas e croquis. Associam uma trajetória representada em um mapa à sua descrição textual. P.E.: dada uma trajetória entre duas localidades, no mapa, o estudante verifica qual a descrição textual que representa esse deslocamento e vice-versa. Conseguem realizar atividade de localização utilizando sistema de coordenadas em um plano cartesiano. P.E.: dado um objeto no plano cartesiano, o estudante identifica o seu par ordenado e vice-versa.

76 Escala de Proficiência - Matemática
São os que descrevem caminhos desenhados em mapas e identificam objeto localizado dentro/fora, na frente/atrás ou em cima/embaixo. Localizam figuras geométricas por meio das coordenadas cartesianas de seus vértices, utilizando a nomenclatura abscissa e ordenada. Realizam atividades que envolvem referenciais diferentes da própria posição, como, por exemplo, localizar qual objeto está situado entre outros dois. Também localizam e identificam a movimentação de objetos e pessoas em mapas e croquis. Associam uma trajetória representada em um mapa à sua descrição textual. P.E.: dada uma trajetória entre duas localidades, no mapa, o estudante verifica qual a descrição textual que representa esse deslocamento e vice-versa. Conseguem realizar atividade de localização utilizando sistema de coordenadas em um plano cartesiano. P.E.: dado um objeto no plano cartesiano, o estudante identifica o seu par ordenado e vice-versa.

77 Observe a proficiência média;
Equipe Pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Observe a proficiência média; Vamos alocar esse dado na escala de proficiência;

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82 Escala de Proficiência – Língua Portuguesa
Identificam o tema em textos menos familiares que exijam a realização de inferências. Esses estudantes já consolidaram essa habilidade. Ainda não desenvolveram a habilidade. Começam a desenvolver a competência. Identificam o tema de textos curtos, de linguagem simples, cujo tema vem indicado no título. Identificam o tema de um texto valendo-se de pistas textuais. Identificam o tema a partir da conjugação das pistas textuais e do conhecimento de mundo do leitor, desde que seja em textos de temática e gênero familiares.

83 Observe a proficiência média;
Equipe Pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Observe a proficiência média; Relacione a proficiência média com o padrão desempenho; Identifique habilidades e competências desenvolvidas (com base nesse padrão de desempenho);

84 Equipe Pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Reflita sobre o desempenho alcançado no teste e o resultado esperado pela escola: Qual o desempenho alcançado pelos estudantes em relação ao esperado? Quais habilidades e competências devem ser trabalhadas com o objetivo de alcançar o desenvolvimento esperado dos estudantes?

85 Equipe Pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Relacione o resultado alcançado com as ações/intervenções pedagógicas implementadas na escola;

86 Equipe Pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Observe, na escola, os resultados alcançados em diferentes etapas de escolaridade; Com base nesses resultados, elabore possíveis ações de intervenção para cada etapa, com o objetivo de recuperar alunos com desempenho abaixo do esperado, de acordo com as possibilidades da escola.

87 Com base nesse resultado, podemos fazer as seguintes inferências:
Equipe Pedagógica 2. Etapas avaliadas e proficiência média em cada disciplina Com base nesse resultado, podemos fazer as seguintes inferências: Como possibilitar que os estudantes que chegarão à esta etapa desenvolvam as habilidades esperadas? Como recuperar os estudantes que já passaram pela etapa avaliada para que, ao final da Educação Básica, tenham desenvolvido habilidades e competências esperadas?

88 Resultado por escola: LP 9º EF

89 Organize os dados na tabela...

90 Identifique o percentual de estudantes em cada padrão de desempenho;
Equipe Pedagógica 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; Identifique o percentual de estudantes em cada padrão de desempenho; A(s) turma(s) dessa escola é(são) homogênea(s) e todos desenvolveram as habilidades no mesmo grau de complexidade?

91 Equipe Pedagógica 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; O padrão de desempenho com maior percentual de estudantes é o mesmo padrão representado pela proficiência média alcançada pela escola?

92 Calcule o número de estudantes em cada padrão de desempenho;
Equipe Pedagógica 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; Calcule o número de estudantes em cada padrão de desempenho; Conseguimos identificar quem são os estudantes alocados em cada padrão, na escola?

93 Equipe Pedagógica 3. Etapas avaliadas, proficiência média e distribuição por padrão de desempenho em cada disciplina; Apresente as habilidades e competências desenvolvidas por cada grupo de estudantes (observar, em relação às habilidades e às competências, o desempenho alcançado por alunos que estão alocados em padrões de desempenho diferentes).

94 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho

95 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho

96 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho

97 Etapas básicas dos Sistemas de Avaliação Padrões de Desempenho

98 Resultado por aluno

99 Resultado por aluno – hierarquia escola

100 Organize os dados na tabela...

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102 Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe o percentual de acerto geral da escola em cada disciplina e etapa de escolaridade;

103 Relacione cada habilidade (descritor) com o percentual de acerto;
Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Relacione cada habilidade (descritor) com o percentual de acerto; Observe a relação existente entre descritores (habilidades de uma mesma competência ou habilidades trabalhadas no desenvolvimento de um determinado conteúdo);

104 Observe descritores menos acertados :
Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe descritores menos acertados : Estão relacionados a um mesmo tema/domínio/tópico? Estão relacionados às habilidades com grau de complexidade mais alto para aquela etapa de escolaridade?

105 Observe descritores menos acertados :
Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe descritores menos acertados : São habilidades desenvolvidas naquela etapa avaliada ou são desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental? Qual a relação de cada habilidade com os conteúdos trabalhados em sala de aula? Quais as práticas pedagógicas adotadas pelos professores da escola em relação a cada um desses conteúdos?

106 Observe descritores menos acertados:
Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe descritores menos acertados: Como possibilitar a compreensão dos estudantes em relação a cada uma dessas habilidades: Modificar por outras ações pedagógicas? Pesquisar/estudar outras formas de abordagem do conteúdo? Utilizar outros recursos pedagógicos? Outros...

107 Observe os descritores mais acertados:
Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Observe os descritores mais acertados: Estão relacionados a um mesmo tema/domínio/tópico? Estão relacionados às habilidades com grau de complexidade menor para essa etapa de escolaridade? Podem auxiliar no desenvolvimento de descritores menos acertados? Como?

108 Equipe Pedagógica 4. Etapa de escolaridade e percentual de acerto por descritor Dentre os temas apresentados, quais são aqueles com os menores percentuais de acerto por descritor? Qual a relação desse resultado com o trabalho feito pelo professores em sala de aula? Este trabalho é adequado e suficiente para alcançar os resultados esperados? O que pode ser modificado? O que deve continuar?

109 Equipe Pedagógica 5. Avaliação externa e interna Os resultados da avaliação interna são comparáveis àqueles extraídos da avaliação externa: As habilidades avaliadas pelos professores são as mesmas avaliadas pelo programa de avaliação externa? Os conteúdos desenvolvidos pelos professores da escola, com base no currículo, estão relacionados com as habilidades da matriz de referência?

110 Avaliação em larga escala Escola e Comunidade

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