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O curso de Turismo e o ENADE 2006 2006 certamente foi apontado como um ano marco na história da Educação em Turismo no Brasil. Pela primeira vez, os.

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1 O curso de Turismo e o ENADE certamente foi apontado como um ano marco na história da Educação em Turismo no Brasil. Pela primeira vez, os alunos matriculados nos cursos ligados ao Turismo participaram de uma avaliação para que se pudesse constatar seu desempenho acadêmico.

2 A inclusão do Turismo no ENADE - motivo de comemoração
Ainda que se discutam os métodos e formas de se avaliar desempenho, e que avaliados se sintam muitas vezes alvo de muita pressão, a avaliação é necessária para que se possa ter, minimamente, um elemento de comparação e balizamento.

3 A Explosão dos cursos de Turismo
Já há algum tempo temos ouvido falar da explosão dos cursos de Turismo, e do crescimento desenfreado do número de cursos. Até 1998, segundo Teixeira (2001), havia 157 cursos, dos quais 119 de Turismo e 38 de Hotelaria. Consultando os resultados dos Censos da Educação Superior realizados pelo INEP, os dados apresentados refletem um crescimento de 380% em seis anos. Ou seja, em apenas seis anos, o número de cursos da área de Turismo e Hotelaria quase quadruplicou em nosso país.

4 Isto é, acredita-se que a partir da divulgação dos resultados do ENADE, cursos com fraco desempenho tenderão a perder espaço, permitindo que as instituições que investem no tripé ensino - pesquisa - extensão e que se preocupam com a qualidade de instalações, com a formação de professores e com a composição adequada do currículo, sejam reconhecidas pelo mercado e pelos futuros estudantes da área. Por que o motivo de comemoração? Não será o ENADE o momento da exposição das fraquezas dos cursos de Turismo?

5 A formação do profissional em Turismo
Competências e Habilidades necessárias ao egresso em Turismo: Compreensão das políticas nacionais e regionais sobre turismo; Utilização de metodologia adequada para o planejamento das ações turísticas, abrangendo projetos, planos e programas, com os eventos locais, regionais, nacionais e internacionais; Positiva contribuição na elaboração dos planos municipais e estaduais de turismo; Domínio das técnicas indispensáveis ao planejamento e à operacionalização do inventário turístico, detectando áreas de novos negócios e de novos campos turísticos e de permutas culturais;

6 Competências e Habilidades necessárias ao egresso em Turismo:
Domínio e técnicas de planejamento e operacionalização de estudos de viabilidade econômico-financeira para os empreendimentos e projetos turísticos; Adequada aplicação da legislação pertinente; Planejamento e execução de projetos e programas estratégicos relacionados com empreendimentos turísticos e seu gerenciamento; Intervenção positiva no mercado turístico com sua inserção em espaços novos, emergentes ou inventariados;

7 Competências e Habilidades necessárias ao egresso em Turismo:
Classificação, sobre critérios prévios e adequados, de estabelecimentos prestadores de serviços turísticos, incluindo meios de hospedagens, transportadoras, agências de turismo, empresas promotoras de eventos e de outras áreas, postas com segurança à disposição do mercado turístico e de sua expansão; Domínios de técnicas relacionadas com a seleção e avaliação de informações geográficas, históricas, artísticas, esportivas, recreativas e de entretenimento, folclóricas, artesanais, gastronômicas, religiosas, políticas e outros traços culturais, como diversas formas de manifestação da comunidade humana; Domínio de métodos e técnicas indispensáveis ao estudo dos diferentes mercados turísticos, identificando os prioritários, inclusive para efeito de oferta adequada a cada perfil do turista;

8 Competências e Habilidades necessárias ao egresso em Turismo:
Comunicação interpessoal, intercultural e expressão correta e precisa sobre aspectos técnicos específicos e da interpretação da realidade das organizações e dos traços culturais de cada comunidade ou segmento social; Utilização de recursos turísticos como forma de educar, orientar, assessorar, planejar e administrar a satisfação das necessidades dos turistas e das empresas, instituições públicas ou privadas, e dos demais segmentos populacionais; Domínio de diferentes idiomas que ensejem a satisfação do turista em sua intervenção nos traços culturais de uma comunidade ainda não conhecida; Habilidade no manejo com a informática e com outros recursos tecnológicos; Integração nas ações de equipes interdisciplinares e multidisciplinares interagindo criativamente nos diferentes contextos organizacionais e sociais;

9 Competências e Habilidades necessárias ao egresso em Turismo:
Compreensão da complexidade do mundo globalizado e das sociedades pós-industriais, onde os setores de turismo e entretenimento encontram ambientes propícios para se desenvolverem; Profunda vivência e conhecimento das relações humanas, de relações públicas, das articulações interpessoais, com posturas estratégicas para o êxito de qualquer evento turístico; Conhecimentos específicos e adequado desempenho técnico-profissional, com humanismo, simplicidade, segurança, empatia e ética. Fonte: Ministério da Educação (

10 Dados técnicos sobre o ENADE
O objetivo do ENADE é "avaliar o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais, às habilidades e competências para a atualização permanente e aos conhecimentos sobre as realidades brasileira, mundial e sobre outras áreas do conhecimento".

11 Cursos da área de Turismo no ENADE de 2006
Área         Código        Nome do curso Turismo        812E01        Eventos Turismo        812L01        Lazer e Turismo Turismo        812P01        Planejamento e Organização do Turismo Turismo        812R01        Recreação e Lazer Turismo        812T01        Turismo Turismo        812T02        Turismo e Hotelaria Turismo        812V01        Viagens e Turismo Turismo        811H02        Hotelaria

12 A Prova A prova será divida em duas partes, sendo a primeira uma avaliação da formação geral, investigando a formação de um profissional ético, competente e comprometido com a sociedade em que vive.

13 A Prova Os temas das dez questões de formação geral da primeira etapa farão referência a: "sociodiversidade: multiculturalismo e inclusão ; exclusão e minorias; biodiversidade; ecologia; novos mapas sócio e geopolíticos; globalização; arte e filosofia; estética; políticas públicas: educação, habitação, saúde e segurança; redes sociais e responsabilidade: setor público, privado, terceiro setor; relações interpessoais (respeitar, cuidar, considerar e conviver); vida urbana e rural; inclusão/exclusão digital; cidadania; ética; direitos humanos; violência; terrorismo, avanços tecnológicos, relações de trabalho."

14 A Prova A segunda parte, específica para o Turismo, buscará, nas suas 30 questões, verificar se o aluno tem habilidades e competências para: "1. Correlacionar as políticas de Turismo e a legislação pertinente no sentido de orientar o desenvolvimento sustentável de destinos, serviços e organizações turísticas. 2. Conduzir o planejamento e a gestão de destinos, serviços e organizações turísticas, identificando sua viabilidade sócio-econômica e ambiental (natural e cultural) diante dos diferentes mercados. 3. Identificar e caracterizar a oferta e a demanda turísticas, adequando seu desenvolvimento de acordo com as especificidades dos destinos, serviços e organizações turísticas.

15 A Prova 4. Analisar e interpretar dados e informações turísticas com base em estatísticas, cartas e mapas, projeções e tendências. 5. Elaborar e implantar planos, programas e projetos voltados para o desenvolvimento turístico apoiados em métodos e técnicas específicas. 6. Reconhecer a participação da comunidade receptora no processo de desenvolvimento turístico, de forma que seus anseios e necessidades sejam respeitados pelas organizações turísticas públicas e/ou privadas. 7. Interagir em equipes multi e interdisciplinares nos diversos contextos organizacionais e sociais da área do Turismo. 8. Agir em consonância com os princípios da legalidade e da ética da área do Turismo. 9. Articular o setor de serviços ao de viagens e turismo levando em conta as mudanças estruturais e as tendências globais.

16 A Prova Os conteúdos específicos abordados serão:
1. Fundamentos Teóricos do Turismo e da Hotelaria 2. Sistema de Turismo 3. Evolução da Hospitalidade e seus Reflexos no Turismo 4. Componentes, Tipologias e Segmentação do Mercado Turístico 5. Organizações Turísticas das Áreas de Hospedagem, Alimentos e Bebidas, Transportes, Agenciamento, Eventos, Entretenimento e afins

17 A Prova 6. Políticas Públicas em Turismo
7. Planejamento e Gestão de Organizações e Destinos Turísticos 8. Desenvolvimento e Formatação de Destinos e Produtos Turísticos 9. Sustentabilidade e Competitividade no Turismo Global e Local 10. Responsabilidade social dos agentes no processo de desenvolvimento turístico (turista, comunidade, empresários, governantes e prestadores de serviços) 11. Gestão da Informação em Turismo 12. Mudanças e Tendências do Turismo no Mundo e no Brasil

18 A Prova Os conteúdos básicos abordados serão:
1. Fundamentos Geográficos do Turismo; 2. Meio Ambiente Natural e Turismo; 3. Patrimônio Histórico-Cultural frente ao Turismo; 4. Fundamentos da Administração em Turismo; 5. Aspectos Psicossociológicos do Turismo; 6. Estudos Econômicos do Turismo; 7. Marketing Turístico; 8. Ética e Legislação do Turismo; 9. Fundamentos Metodológicos da Pesquisa em Turismo.

19 Considerações e Expectativas
A expectativa por parte do ENADE é que se tenha um resultado surpreendente. Que os alunos tenham: - o comprometimento, não só com seus objetivos pessoais, mas com a sociedade, e com o mundo, por meio de projetos e ações coerentes, que realmente visem melhorar as condições atuais; - a capacidade crítica, para não aceitar simplesmente que as coisas "são assim". As coisas são do jeito que as fazem, e sempre é possível fazer melhor. Mais que isso, é necessário fazer diferente; - a reflexão, para que os pensamentos não sejam simplesmente transformados em palavras, jogadas ao ar sem fundamento. Que o que seja dito, ou escrito, seja resultado de um exercício de busca de referencias, crítica e ordenação, de modo que o que se fale seja novo, contribuindo com o avanço do pensamento sobre o Turismo;

20 Considerações e Expectativas
- a atualização, pois, já que é tão fácil se adequar a novas tecnologias de celulares e Internet, é necessário se valer delas para ampliar suas fontes de informação, saber como anda o pensamento e a produção em outros lugares do info-mundo, usando os dados coletados como referenciais para novas propostas em terras brasileiras; - e finalmente, a consciência, no sentido do saber-se (conhecer-se) como parte de um todo maior, o TURISMO BRASILEIRO, mas cujo funcionamento depende sim, da contribuição de cada um dos futuros Turismólogos, para que sejamos profissionais valorizados, reconhecidos e respeitados.

21 Referências Bibliográficas
INEP. Enade Portaria número 603 de 07 de março Acessado em 27/08/2006 MEC/CNE (Ministério da Educação / Conselho Nacional de Educação). Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Direito, Ciências Econômicas, Administração, Ciências Contábeis, Turismo, Hotelaria, Secretariado Executivo, Música, Dança, Teatro e Design. Parecer CES/CNE 0146/2002 Aprovado em 03/04/ TEIXEIRA, Rivanda Meira. Ensino Superior em Turismo e Hotelaria no Brasil: Um Estudo Exploratório. In: Turismo em Análise - volume 12 (2) páginas São Paulo: ECA-USP, 2001. TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. A importância da educação para o Turismo. In: LAGE, Beatriz Turismo - Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 2000. Acessado em 10 de julho de 2009


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