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Psicopatologia II – DEPSI-UFPR Profª Melissa Rodrigues de Almeida

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Apresentação em tema: "Psicopatologia II – DEPSI-UFPR Profª Melissa Rodrigues de Almeida"— Transcrição da apresentação:

1 Psicopatologia II – DEPSI-UFPR Profª Melissa Rodrigues de Almeida
PROCESSO DIAGNÓSTICO Psicopatologia II – DEPSI-UFPR Profª Melissa Rodrigues de Almeida

2 Diagnóstico Origem grega: ‘reconhecimento’.
Sinais e sintomas são agrupados em SÍNDROMES NECESSIDADE DO DIAGNÓSTICO: Diferentes doenças têm manifestação em um mesmo quadro sindrômico Preferência por síndromes às entidades nosológicas Preferência por ‘transtornos’ a ‘doenças’

3 Diagnóstico Propósitos principais: definir entidades clínicas
constituir-se em instrumento de comunicação possibilitar uma previsão (prognóstico) determinar o tratamento e orientar condutas terapêuticas obter dados epidemiológicos e definir políticas de saúde Deve dar informações úteis para intervenção

4 Diagnóstico Confiabilidade e Validade
CONFIABILIDADE: qualidade de uma classificação com a qual dois diagnosticadores chegam ao mesmo diagnóstico e que esse apresente resultados consistentes em circunstâncias variadas VALIDADE: qualidade ou força que um instrumento/ sistema tem de reportar ao que de fato está acontecendo Diversos estudos mostram baixa confiabilidade do diagnóstico psiquiátrico: Discordância em relação aos sintomas apresentados Discordância em relação aos critérios diagnósticos empregados Alguns questionários sistematizados são formulados

5 Diagnóstico Não basta para determinar estratégia de intervenção
Considerar as variáveis extra-clínicas Considerar o sujeito em seu território PROCESSUAL E MULTIFATORIAL Informações sobre a evolução da enfermidade e a estratégia de intervenção a ser adotada Equipes multiprofissionais: importância da integralidade

6 Exame das funções mentais INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA
Avaliação Psíquica ENTREVISTA Anamnese Exame das funções mentais Exames complementares Queixa principal Antecedentes pessoais Antecedentes familiares Desenvolvimento psicológico Interações familiares Interações sociais Antecedentes mórbidos Consciência neurológica Consciência reflexiva Atenção Orientação Memória Sensopercepção Humor Emoções e sentimentos Pensamento Linguagem Instinto-impulso-vontade Psicomotricidade Inteligência Testes psicológicos Exames laboratoriais Exames neurofisiológicos Exame físico geral Entrevista com familiares DIAGNÓSTICO CLÍNICO INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA

7 CID-10 E DSM-IV-TR CID: Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas relacionados à Saúde. 10ª Revisão (1992). OMS. instrumento legal e internacional doenças e problemas de saúde em geral DSM: Manual de Diagnóstico e Estatística das perturbações Mentais. 4ª edição, texto revisado (2000). APA. utilizado como fonte de estudo e pesquisa, diagnóstico diferencial mais completo, comorbidades transtornos mentais

8 Antecedentes históricos
Necessidade da classificação é antiga poucos consensos Coleta de informações estatísticas EUA 1840 (idiotismo e insanidade); 1880 (mania, melancolia, monomania, paresia, demência, dispsomania, epilepsia). II Guerra Mundial: reações emocionais dos soldados – novas sintomatologias Farmacologia DSM I (1952) contrapõe-se à CID 6 (1948) DSM II e CID 8 – semelhantes às versões anteriores. DSM III e CID 9 (1980/1978) DSM III: neutralidade sobre teorias etiológicas, enfoque descritivo e sistema multiaxial, critérios diferenciais. CID 9, sem critérios diagnósticos e sistema multiaxial: muito criticada. CID 10 (1992) e DSM IV (1995) Trabalho de estreita colaboração Diagnósticos podem ser múltiplos (principal) e provisórios APA x OMS DSM V e CID 11

9 DSM-IV-TR DSM-IV-TR (2000) Cinco eixos: 365 transtornos em 17 seções
Divisão em grandes categorias: não há limites absolutos separando as diferentes categorias. Indivíduos que compartilham um diagnóstico são heterogêneos Cinco eixos: Eixo 1: Transtornos clínicos Eixo 2: Personalidade e Retardo mental Eixo 3: Condições médicas gerais Eixo 4: Problemas psicossociais e ambientais Eixo 5: Avaliação Global do Funcionamento

10 EIXO I: Transtornos clínicos/ Outras condições que podem ser foco de atenção clínica (DSM)
Transtornos geralmente diagnosticadas pela 1ª vez na infância ou adolescência Delirium, Demência, Transtornos amnéticos e outros transtornos cognitivos Transtornos mentais devido a uma condição médica geral Transtornos relacionados a substâncias Esquizofrenia e outros transtornos psicóticos Transtornos do Humor Transtornos de Ansiedade Transtornos Somatoformes Transtornos Factícios Transtornos Dissociativos Transtornos Sexuais e da Identidade de gênero Transtornos Alimentares Transtornos do Sono Transtornos do controle dos impulsos não classificados em outro local Transtornos de Ajustamento Outras condições que podem ser um foco de atenção clínica

11 EIXO II: Transtornos da Personalidade/ Retardo mental (DSM)
Transtorno da Personalidade Paranóide Transtorno da Personalidade Esquizóide Transtorno da Personalidade Esquizotípica Transtorno da Personalidade Anti-social Transtorno da Personalidade Borderline Transtorno da Personalidade Histriônica Transtorno da Personalidade Narcisista Transtorno da Personalidade Dependente Transtorno da Personalidade Obsessivo-Compulsiva Transtorno da Personalidade sem outra especificação Transtorno da Personalidade Esquiva Retardo mental EIXO III: Condições Médicas Gerais (DSM) Relato de condições médicas gerais potencialmente relevantes para entendimento ou manejo do transtorno. Pode ser “Nenhum” ou “Protelado” Quando houver, deve ser indicado, conforme CID.

12 EIXO IV: Problemas psicossociais e ambientais
Relato dos problemas psicossociais e ambientais que podem afetar o diagnóstico, tratamento e prognóstico dos transtornos mentais. Problemas com o grupo de apoio primário Problemas relacionados ao ambiente social Problemas educacionais Problemas ocupacionais Problemas de moradia Problemas econômicos Problemas com o acesso aos serviços de cuidado à saúde Problemas relacionados à interação com o sistema legal/ criminal Outros problemas psicossociais e ambientais EIXO V: Avaliação Global do Funcionamento Considerar funcionamento psicológico, social e ocupacional Escala AGF: 0 a 100, relativas preferencialmente ao período atual 

13 CID 10 Três volumes: Volume 1: Lista tabular
22 capítulos – agrupamentos – categorias – subcategorias Volume 2: Manual de instruções Volume 3: Índice alfabético Disponível online:

14 CID 10 Capítulo V: Transtornos Mentais e Comportamentais
F00-F09 Transtornos mentais orgânicos, inclusive os sintomáticos F10-F19 Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa F20-F29 Esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e transtornos delirantes F30-F39 Transtornos do humor [afetivos] F40-F48 Transtornos neuróticos, transtornos relacionados com o “stress” e transtornos somatoformes F50-F59 Síndromes comportamentais associadas a disfunções fisiológicas e a fatores físicos F60-F69 Transtornos da personalidade e do comportamento do adulto F70-F79 Retardo mental F80-F89 Transtornos do desenvolvimento psicológico F90-F98 Transtornos do comportamento e transtornos emocionais que aparecem habitualmente durante a infância ou a adolescência F99 Transtorno mental não especificado


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