A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

15/05/2015 (Arquivo editado pelos alunos).  Moralidade e costumes  Valores morais: são convenções construídas em situações concretas, ou seja, não nascemos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "15/05/2015 (Arquivo editado pelos alunos).  Moralidade e costumes  Valores morais: são convenções construídas em situações concretas, ou seja, não nascemos."— Transcrição da apresentação:

1 15/05/2015 (Arquivo editado pelos alunos)

2  Moralidade e costumes  Valores morais: são convenções construídas em situações concretas, ou seja, não nascemos com uma programação do que é certo e do que é errado.  Origem dos valores morais: paixões  Somos motivados pelo modo como as coisas nos afetam, não pela racionalidade. Virtude/bom = É aquilo que é percebido como agradável ou benéfico. Vício / mau = É aquilo que é percebido como desagradável ou prejudicial.

3  Moralidade e costumes  Exemplos: Justiça e Benevolência. A Justiça foi um conceito criado para ajudar na distribuição de bens limitados, se houvesse fartura absoluta ou carência extrema, seria abandonado. A Benevolência, enquanto atitude de gentileza, da mesma forma, só existe em certos contextos. Só fazem sentido pela utilidade em contextos determinados Em situações extremas, deixam de ser seguidos e de fazer sentido Ex: Metrô Pavuna às 18h, situações de escassez de água

4  Moralidade e costumes  Entendimento, por si mesmo, não mobiliza ações (distingue o verdadeiro e o falso, mas não orienta quanto ao certo e errado): Ex: Pessoas deprimidas sabem racionalmente que devem sair da cama, mas não conseguem porque não têm motivação; Explicar racionalmente a um serial killer que matar é errado não adianta.  Melhor fundamento moral: Simpatia - Capacidade de sentir junto com o outro Antes de ser pensada, é sentida Podemos inferir, portanto, que uma sociedade que quer ser mais moral deve investir mais na sensibilização, não em discursos.

5  A questão do gosto Gosto é subjetivo, mas é possível refiná-lo.  Belo/ beleza = A beleza não é uma propriedade do objeto, depende do sujeito.  Belo subjetivo: O que é belo é o que percebemos como agradável.  Beleza como experiência: A beleza está relacionada à experiência do sujeito.

6  A questão do gosto:  Beleza como experiência subjetiva e relativa Ex:  Padrão de gosto = 1) Cultural 2) Coincidência? Arte não seria mais do que entretenimento?!

7  A questão do gosto:  Refinamento do gosto: Menos refinado – ex: Mais refinado – ex: Correlação entre o refinamento moral (simpatia) e de gosto (sensibilidade estética)

8  Para acessar o arquivo da aula e conteúdos relacionados: https://abordagemfilosofica.wordpress.com


Carregar ppt "15/05/2015 (Arquivo editado pelos alunos).  Moralidade e costumes  Valores morais: são convenções construídas em situações concretas, ou seja, não nascemos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google