A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TUBULAÇÃO INDUSTRIAL 11. Acoplamentos roscados para tubos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TUBULAÇÃO INDUSTRIAL 11. Acoplamentos roscados para tubos"— Transcrição da apresentação:

1 TUBULAÇÃO INDUSTRIAL 11. Acoplamentos roscados para tubos
12. Limpeza da tubulação 13. Testes de tubulação 14. Testes de tubulação com ar comprimido

2 11. Acoplamentos roscados para tubos
Um dos meios de ligação entre tubos e seus acessórios é a rosca. As roscas para tubos, chamadas roscas de vedação, devem cumprir duas funções: ligação mecânica e garantir estanqueidade.

3 11. Acoplamentos roscados para tubos
11.1. Roscas Normalizadas A ABNT normaliza os tipos de rosca para tubos de condução de fluidos Rosca BSP para tubos, conforme NBR 6414; Rosca NPT para tubos, conforme NBR Rosca BSP (paralela) para tubos Rosca NPT (cônica) para tubos

4 11. Acoplamentos roscados para tubos
11.2. Cuidados na montagem: Não permitir nas roscas dos tubos e conexões falhas, oxidações, filetes imperfeitos; Obedecer critérios de aperto à mão e aperto à chave; Observar que não é o aperto excessivo que garante a vedação; Utilizar vedante adequado ao uso e aplicação de modo correto; Mau alinhamento no acoplamento das roscas provoca deformações e vazamentos; Verificar qualidade e estado das roscas (deformações, ferrugem); Verificar compatibilidade entre roscas (BSP/NPT) em cada ponto de utilização para evitar vazamentos; No aperto de rosca, nunca retroceder porque isso pode comprometer a vedação; Realizar inspeção visual em tubos e conexões antes da utilização.

5 12. Limpeza da tubulação Antes da entrada em operação do sistema, é necessária a limpeza interna das tubulações para remover detritos de todos os tipos com o objetivo de evitar que componentes possam ser danificados Essa limpeza pode ser executada primeiramente com água. É recomendável a instalação de filtros provisórios de tela na entrada das bombas, compressores, medidores e outros equipamentos; Nos casos de sistemas onde a presença de água ou umidade não seja admissível, a limpeza deverá ser feita apenas com ar comprimido. Nas tubulações ligadas a compressores, deve-se fazer uma segunda limpeza com ar comprimido após ter sido executada a limpeza com água. Outros tipos de limpeza são a mecânica e a química; Em tubulação de água potável, após a limpeza deve ser feita a desinfecção do sistema;

6 12. Limpeza da tubulação 12.1. Limpeza da tubulação com uso de PIG
PIG é um dispositivo inserido em um duto que viaja livremente através dele, impulsionado pelo fluxo do produto para fazer uma tarefa específica dentro da tubulação (limpeza, identificação de defeitos, etc.) Durante o seu percurso, remove as incrustações, depósitos orgânicos, ou qualquer material aderido.

7 12. Limpeza da tubulação 12.1. Limpeza da tubulação com uso de PIG

8 12. Limpeza da tubulação 12.1. Limpeza da tubulação com uso de PIG

9 13. Testes de tubulação O sistema de tubulações deve ser testado para a verificação de sua estanqueidade. Esse teste pode ser: - hidrostáticos (com pressão de água); - por ar comprimido; Os testes podem ser realizados com o auxílio de bombas de teste manual, bombas elétricas e pneumáticas) A pressão de testes deve ser superior à pressão de trabalho da tubulação, sendo que o menor valor para tubulações industriais, a ser adotado é de 1kgf/cm².

10 13. Testes de tubulação 13.1. Bombas de teste
São bombas hidráulicas utilizadas para testar linhas de produção ou equipamentos de processo. Tipos de bombas de teste - pistão; - axial; - manual; - elétrica; - pneumática;

11 13. Testes de tubulação 13.1.2. Bombas de teste hidrostático manual
- São produzidas de material metálico, e empregadas para testar tubulações quando em término de fabricação ou em manutenção.

12 13. Testes de tubulação 13.2.1. Preparação do teste
Os seguintes procedimentos devem ser adotados antes do teste de pressão: • Manter em posição aberta todas as válvulas, exceto as válvulas de bloqueio de instrumentos que devem permanecer fechadas. • Retirar ou substituir por dispositivos adequados todos os instrumentos ou equipamentos que não possam receber a pressão de teste, inclusive válvulas de segurança e de alívio. • Soldas e roscas devem ficar expostas, sem isolamento térmico ou pintura. • Executar a expurga do ar do sistema. • Verificar se as condições dos suportes são adequadas para suportar o peso da água do teste. • A introdução da pressão de teste deve ser lenta e controlada, e mantida no seu valor máximo durante uma hora no mínimo. • Se constatado vazamento, o ponto defeituoso deve ser reparado e, após, repetir o teste. • teste deve ser efetuado em todas as situações em que a tubulação sofrer qualquer serviço ou manutenção.

13 14. Testes de tubulação com uso de ar comprimido
Esse teste consiste na colocação de pressão na parte interna da tubulação, utilizando-se uma bomba ou compressor, para verificar a existência de vazamento. 14.1. Processo de execução: 1º passo: fechamento de pontos.

14 14. Testes de tubulação com uso de ar comprimido
2º passo: Ligue a mangueira do compressor a um ponto da tubulação;

15 14. Testes de tubulação com uso de ar comprimido
3º passo: Abrir a válvula do compressor; Injetar ar até que seja atingida a pressão do teste previamente estabelecida. Em seguida, fecha-se a válvula do compressor, mantendo-se a pressão na tubulação durante 30 minutos aproximadamente;

16 14. Testes de tubulação com uso de ar comprimido
4º passo: Verifique a pressão no manômetro A queda de pressão é um indicativo da existência de vazamento. O mesmo deve ser localizado.

17 14. Testes de tubulação com uso de ar comprimido
5º passo: Após identificados, os pontos de vazamento devem ser reparados, e o teste deve ser repetido, seguindo-se a mesma sequencia de passos descrita.


Carregar ppt "TUBULAÇÃO INDUSTRIAL 11. Acoplamentos roscados para tubos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google