A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA"— Transcrição da apresentação:

1 PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
EDUCAÇÃO DO CAMPO 4ª FORMAÇÃO 12 A 14 de NOVEMBRO de 2013

2 Educação do Campo

3 PROPOSTA DE ATIVIDADES
Exibição do vídeo – Contrastes na Educação Urbana x Rural no Brasil (10 min.) Apresentação dos objetivos dos cadernos 07 e 08

4 Caderno 07 – Alfabetização para o Campo: Respeito aos diferentes percursos de vida
Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento, considerando o fenômeno da heterogeneidade como intríseco aos processos educativos. Criar um ambiente alfabetizador, que favoreça a aprendizagem, considerando a heterogeneidade de conhecimentos dos aprendizes no processo de alfabetização e as especificidades da escola no campo. Compreender a importância de organizar diferentes agrupamentos em sala de aula, considerando a hetrogeneidade de aprendizagens, e adequando os modos de organização da turma aos objetivos pretendidos e ás especificidades da escola no campo.

5 Construir, coletivamente, o que se espera em relação aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento no ciclo de alfabetização, considerando os diferentes níveis de conhecimento dos alunos e as especificidades da escola no campo Compreender a importância da avaliação no ciclo de alfabetização, refletindo sobre a função do diagnóstico no acompanhamento das aprendizagens realizadas pelos alunos e na (re) organização do ensino a eles proposto Planejar projetos didáticos para turmas de alfabetização, considerando as especificidades da escola no campo, de forma a contemplar crianças que tenham diferentes conhecimentos sobre a escrita.

6 Caderno 07 – Alfabetização para o Campo: Respeito aos diferentes percursos de vida
GRUPO 7 Fazer a leitura do texto 01 - Heterogeneidade e direitos de aprendizagem na alfabetização: a valorização das singularidades identitárias dos povos do campo. (pág. 08 a 16)

7 Caderno 08 – Organizando a ação didática em escolas do Campo
Planejar o ensino na alfabetização. Compreender a importância da avaliação no ciclo de alfabetização, analisando e construindo instrumentos de avaliação e de registros de aprendizagem. Aprofundar a compreensão sobre o currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental e sobre os direitos de aprendizagem e desenvolvimento nas difrentes áreas de conhecimento.

8 Caderno 08 – Organizando a ação didática em escolas do Campo
Texto 02 – Ciclo de Alfabetização na educação do campo: reflexões sobre os processos de avaliação e a progressão escolar. (pág. 08 a 19)

9 Em grupo elaborem uma notícia/nota para o Jornal do PACTO :
Explore o que foi lido nos textos das unidades 07 e 08. O que foi trabalhado nos momentos de formação com o grupo de OE’s e com as professoras alfabetizadoras, as aprendizagens construídas, os trabalhos realizados, os cadernos, os vídeos, as músicas, imagens e poemas utilizados por nós.

10 BOM FINAL DE ANO E BOAS FESTAS!!!


Carregar ppt "PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google