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Disciplina: Controladoria

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Apresentação em tema: "Disciplina: Controladoria"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Controladoria

2 Definição de contabilidade gerencial
IMA – Instituto of Management Accounting define contabilidade gerencial como o processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação de informações financeiras usadas pela administração para planejar, avaliar e controlar dentro de uma empresa e assegurar uso apropriado e responsável de seus recursos.

3 Análise Comparativa Contabilidade vs
Análise Comparativa Contabilidade vs. Contabilidade Gerencial – Adaptado de Nilton Cano (2002) Contabilidade Financeira Voltada para Dentro Verificável Custos Manutenção do capital Voltada para o Passado Objetividades Somente o realizado Tangível Regime de certeza Controladoria Voltada para Fora Julgamental Criação de valor Retorno adequado Voltada para o Futuro Previsões Potencial Intangível Regime de risco

4 Análise Comparativa Contabilidade vs
Análise Comparativa Contabilidade vs. Contabilidade Gerencial – Adaptado de Nilton Cano (2002) Contabilidade Financeira Demonstrativos Financeiros para fins Externos Passiva Padronizada Descritiva Precisão Desempenho exclusivamente financeiro Insensível ao Ambiente de Negócios Controladoria Planejamento & Controle de Desempenho Proativa Específica Analítica e investigativa Relevância Desempenho competitivo na dupla produção de valor Consciência Estratégica

5 O que Devemos Medir? Fatores de Eficiência e eficácia
Fatores críticos de sucesso Informação estratégica Procura medir a atividade operacional Elementos que geram lucratividade de longo prazo para as empresas, como qualidade, prazo, redução de custos, inovação, atendimento ao cliente e desempenho do produto Informação que orienta a tomada de decisão de longo prazo. Podendo conter lucratividade dos produtos, serviços e clientes; comportamento e desempenho dos concorrentes; preferências e tendências dos clientes; oportunidades e ameaças do mercado e inovação tecnológica.

6 Instrumento de implementação da estratégia

7 Necessidade da Informação
Peter Drucker (1995) as empresas devem ser dirigidas como organismos vivos, como entidades em continuidade, cujo objetivo é a criação de riqueza. Para tanto, os executivos necessitam de informações que os capacitem a exercer julgamentos esclarecidos. Isso exige quatro grupo de ferramentas de diagnóstico: informações básicas, informações sobre produtividade, informações competências e informações sobre alocação de recursos.

8 Funções da Informação Gerencial
Controle operacional Custeio do produto e do cliente Controle administrativo Controle estratégico Fornece informação (feedback) sobre a eficiência e a qualidade das tarefas executadas; Mensura os custos dos recursos para se produzir, vender e entregar um produto ou serviço ao cliente Fornece informações sobre o desempenho de gerentes e de unidades operacionais Fornece informações sobre o desempenho financeiro e competitivo de longo prazo, condições de mercado, preferência dos clientes e inovações tecnológicas.

9 Discussões sobre Informação
Discussões importantes a serem efetuadas: Tipo de informação? Quem deve receber as informações? Em qual nível? Quais os problemas que temos sobre estes aspectos? Benefícios: Identificar as oportunidade de redução de custos significativa de custos; Estabelecer prioridade para melhorar os projetos; Manter equilíbrio entre meios e alternativas de melhorar as operações; Avaliar os investimentos propostos para melhorar as operações; Aquilatar as conseqüências de suas melhorias nas atividades.

10 Novas Demandas das Informação Contábil Gerencial
Ajudar engenheiros a projetarem produtos que podem ser fabricados eficientemente; Avisar onde são necessários melhorias em qualidade, eficiência e rapidez nas operações de produção; Orientar as decisões sobre mix de produtos; Escolher entre fornecedores alternativos; Negociar com clientes sobre preço, especificações do produto, qualidade, entrega e serviços. (Atkinson, Banker e Kaplan – 2000)

11 Discussão sobre Sistemas de Medição
ABC e ABM; Sistemas de Custeio Tradicionais; Orçamento baseado em atividades; BSC


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