A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Senso Comum Prof Rodrigo Bueno.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Senso Comum Prof Rodrigo Bueno."— Transcrição da apresentação:

1 Senso Comum Prof Rodrigo Bueno

2 Conceito O senso comum descreve as crenças e proposições que aparecem como normal, sem depender de uma investigação detalhada para alcançar verdades mais profundas como as científicas.

3 Um tipo de conhecimento que se acumula no nosso cotidiano e é chamado de senso comum, baseado na tentativa e no erro. O senso comum que nos permite sentir uma realidade menos detalhada, menos profunda e imediata e vai do hábito de realizar um comportamento até a tradição que, quando instalada, passa de geração para geração.

4 Exemplos de senso comum
Chá de camomila acalma Gatos de três cores são sempre fêmeas Chá de boldo cura problemas no fígado Futebol , religião e política não se discutem

5 Pensamento Crítico Senso crítico significa a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente. Através do senso crítico, o homem aprende a buscar a verdade questionando e refletindo profundamente sobre cada assunto.

6 Pensamento crítico A capacidade de refletir sobre os assuntos está relacionada com a educação recebida por cada indivíduo. Existe uma ideologia dominante (conjunto de crenças, valores e opiniões) veiculada na política, religião, meios de comunicação ou outros grupos, que procura manipular as pessoas para que não questionem; para que aceitem o que lhes for imposto sem ponderar ou investigar a verdade.

7 Pensamento crítico Usar uma determinada noticia sem pesquisar a fonte é um claro exemplo da falta do senso crítico.

8 Pensamento crítico na Enfermagem
O pensamento crítico constitui uma ferramenta de trabalho na prática da enfermagem.

9 Diagnóstico de Enfermagem e pensamento crítico
O objetivo deste tipo de diagnóstico é padronizar a terminologia utilizada por enfermeiros, tais como descrições de doenças, intervenções e resultados. Proponentes do uso de diagnósticos de Enfermagem argumentam que o uso destes diagnósticos tornam o processo de cuidado mais científico e baseado em evidência.

10 O diagnóstico de enfermagem é definido como um julgamento clínico sobre as respostas do indivíduo, família ou comunidade aos problemas de saúde reais ou potenciais ou aos processos vitais. Para que o profissional tenha exito no diagnóstico é necessario que o mesmo pratique o senso crítico. E o mesmo deve começar agora, no inicio da vida acadêmica.

11 Na enfermagem, o pensamento crítico é considerado um componente essencial da responsabilidade profissional e da qualidade da assistência de enfermagem.

12 Os pensadores críticos apresentam estes hábitos mentais: confiança, perspectiva contextual, criatividade, flexibilidade, curiosidade, integridade intelectual, intuição, compreensão, perseverança e reflexão.

13 Eles praticam as habilidades cognitivas de análise, de aplicação de padrões, de discernimento, de busca de informações, de raciocínio lógico, de predição e de transformação de conhecimentos.


Carregar ppt "Senso Comum Prof Rodrigo Bueno."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google