A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO – JUVENIL CAPSi

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO – JUVENIL CAPSi"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO – JUVENIL CAPSi
DAYANE CALONACI KAMILLA SILVA LUANA GABRIELE THALITA GARCIA VANESSA PRISCILA

2 Saúde Mental no SUS “A saúde mental é tão importante como a saúde física para o bem-estar dos indivíduos, das sociedades e dos países. Não obstante, só uma pequena minoria dos 450 milhões de pessoas que apresentam perturbações mentais e comportamentais está a receber tratamento. Avanços na neurociência e na medicina do comportamento já mostraram que, como muitas doenças físicas, estas perturbações resultam de uma complexa interação de factores biológicos, psicológicos e sociais.” (OMS, 2001)

3 A saúde mental é um termo usado para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional, podendo incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica. (Organização Mundial da Saúde, 2001). A atenção em saúde mental é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS), através dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os Serviços Residenciais Terapêuticos, os Centros de Convivência e Cultura e as Unidades de Acolhimento. (Organização Mundial da Saúde, 2001).

4 Centro de Atenção Psicossocial Infanto–Juvenil - CAPSi
O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil é um serviço de atenção destinado ao atendimento de crianças e adolescentes entre 03 à 18 anos de idade que estejam comprometidos psiquicamente de forma grave. A partir do ano de 2002 foi proposto o funcionamento do CAPSi, nele são prestados serviços territoriais os quais são de natureza pública e são financiados de forma integral com os recursos do SUS (Sistema Único de Saúde) com o objetivo da promoção da atenção em saúde mental, baseando-se na integralidade do cuidado.

5 Atividades desenvolvidas no CAPSi:
De maneira geral as atividades desenvolvidas nos CAPSi são as mesmas ofertadas nas demais modalidades de CAPS, como por exemplo: atendimento individual, em grupo e familiar, visitas domiciliares, atividades de inserção social, oficinas terapêuticas, atividades socioculturais e esportivas e também atividades externas ao CAPSi. O tratamento no CAPSi deve sempre ter estratégias e também objetivos que sejam múltiplos, preocupando-se com a atenção integral as crianças e ou adolescentes.

6 Assim como nas demais modalidades de CAPS o tratamento no CAPSi também funciona por “regime”, podendo ser este: “Intensivo, não-intensivo, semi-intensivo” desta forma, os tratamentos são diferenciados e partem das necessidades de cada caso em específico, afim de desenvolver um trabalho diversificado de atividades terapêuticas.

7 A equipe do CAPSi é composta por:
1 médico psiquiatra ou neurologista ou pediatra com formação em saúde mental; 1 enfermeiro; 4 profissionais de nível superior entre as seguintes categorias profissionais: psicólogo, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, pedagogo ou outro profissional necessário ao projeto terapêutico; 5 profissionais de nível médio: técnico e ou auxiliar de enfermagem, técnico administrativo, técnico educacional e artesão.

8 Projeto Terapêutico Singular - PTS
O PTS é um conjunto de propostas terapêuticas. É resultado da discussão de uma equipe interdisciplinar. O projeto terapêutico é elaborado com base nas necessidades de cada usuário, não excluindo suas opiniões, sonhos e projetos de vida.

9 O PTS deve conter quatro momentos:
O diagnóstico: Deve conter uma avaliação orgânica, psicológica e social, possibilitando uma conclusão a respeito dos riscos e da vulnerabilidade do usuário. Definição de metas: Após a equipe elaborar os diagnósticos, ela faz propostas de curto, médio e longo prazo, que são negociadas com o Sujeito doente pelo membro da equipe que tiver um vínculo maior. Divisão de responsabilidades: Definição de tarefas de cada um com clareza. Reavaliação: momento em que é discutido a evolução e se serão feitas as devidas correções de rumo.

10 Acolhimento Acolhimento é a assistência do serviço de saúde que visa o acesso universal tendo com diretriz da Politica nacional da humanização (PNH). O atendimento de acolhimento deve ser realizado por qualquer profissional da saúde desde o inicio da chegada do paciente no CAPS. Nestes primeiros contatos a equipe deve realizar o ACOLHIMENTO, ESCUTA E AVALIAÇÃO para poder encaminhar para o atendimento mais especifico ao seu caso.

11 Em cada acolhimento do paciente devem-se buscar estratégias e integrações das atividades dirigidas pelo CAPS. O acolhimento também faz parte do atendimento familiar e da elaboração do paciente onde irão buscar alternativas e orientar para a integridade e autonomia do paciente.

12 Ambiente Terapêutico O CAPSi realiza um atendimento em grupo de crianças e grupos dos familiares, sendo psicoterápicos e operativos. Casos contra indicados atendidos de outras formas. Esses grupos são formados com critérios de idade, diagnósticos, comportamento e grau de desenvolvimento psíquico. Segundo Zimeman (1993) exige para casos mais regressivos a participação de dois técnicos, pois é possível um desgaste do terapeuta, o qual não deve exercer uma função de contenção física.

13 Ao mesmo tempo em que ocorre o grupo de crianças também ocorre com os seus familiares, o atendimento de grupo trabalha muito o apoio e contato, e até experiência de re-apoio de desenvolvimento psíquico para aqueles o primeiro apoio não foi o suficiente. Através do trabalho que é realizado com o grupo é formado o que não foi totalmente desenvolvido, um lugar onde abre caminhos para trabalhar o que ficou incompleto, e o resultado deste trabalho a abordagem que é feita está sendo muito eficaz e, muitas evoluções estão sendo apresentadas e até mesmo as relações familiares. (Toledo, 2004).

14 Visita Técnica

15 Sala da Equipe

16


Carregar ppt "CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO – JUVENIL CAPSi"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google