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A vanguarda europeia Língua Portuguesa e Literatura

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Apresentação em tema: "A vanguarda europeia Língua Portuguesa e Literatura"— Transcrição da apresentação:

1 A vanguarda europeia Língua Portuguesa e Literatura
3º ano do Ensino Médio Professora: Lisandra

2 ATIVIDADE Dividir a sala em cinco grupos;
Cada grupo deverá ficar responsável por um movimento de vanguarda, escolhido por sorteio; Os integrantes terão a tarefa de apresentar a análise de uma pintura ou um desenho, e um poema com as características do movimento de vanguarda pelo qual ficaram responsáveis; Cada grupo apresentará o trabalho, detalhando, primeiramente, as características do movimento e, depois, o trabalho que elaboraram.

3 Entende-se VANGUARDA como um movimento que discute um conhecimento ideológico na arte. As Vanguardas europeias anunciavam e deliberavam uma subversão radical da cultura e dos costumes sociais. As Vanguardas surgem, no início do século XX, atravessando a I Guerra Mundial e finda com o início da II Guerra Mundial, momento em que as produções artísticas cessam diante do terror nazista.

4 O FUTURISMO A ARTE DA DESTRUIÇÃO
O Manifesto Futurista, de autoria do poeta italiano Filippo Tommaso Marinetti ( ), é publicado em Paris em 1909.

5 O Manifesto Futurista, de autoria do poeta italiano Filippo Tommaso Marinetti ( ), é publicado em Paris em 1909. PROPOSTAS: o Futurismo propunha a ruptura com o passado. Mais que isso: destruir o passado. Exaltavam: a velocidade, o progresso; a coragem, a audácia e a revolta; o soco e a bofetada; a guerra – única higiene do mundo; pregava a demolição de bibliotecas e museus, além de combater o moralismo, o feminismo e todas as covardias oportunistas e utilitárias.

6 Em 1912, surge um Manifesto Técnico da Literatura Futurista, propondo “a destruição da sintaxe”, eliminando os adjetivos, advérbios. Usar os substantivos como nascem. Trocar sinais de pontuação por símbolos matemáticos e notas musicais. É relevante salientar a total identificação entre o movimento e seu líder, a ponto de virarem sinônimos FUTURISMO/MARINETTI e, a partir de 1919, as evidentes afinidades do movimento com Fascismo de Mussolini.

7 Humberto Boccioni

8 A rua entra na casa (1911)

9 O EXPRESSIONISMO A EXPRESSÃO DA DOR HUMANA
Na França e na Alemanha, no início do século XX, surge um grupo de pintores chamados expressionistas, na Alemanha, e fauvistas, na França. O objetivo era expor a subjetividade do mundo interior do artista, e isto implicava no distanciamento da beleza, seja pela “caricatura” (resultado da distorção da imagem), seja pela expressão do sofrimento humano como pobreza, violência, paixão, visão da morte e outros sofrimentos humanos.

10 O MORCEGO Augusto dos Anjos
Meia-noite. Ao meu quarto me recolho. Meu Deus! E este morcego! E, agora, vede: Na bruta ardência orgânica da sede, Morde-me a goela ígneo e escaldante molho. “Vou mandar levantar outra parede…” - Digo. Ergo-me a tremer. Fecho o ferrolho E olho o teto. E vejo-o ainda, igual a um olho, Circularmente sobre a minha rede! Pego de um pau. Esforços faço. Chego A tocá-lo. Minh’alma se concentra. Que ventre produziu tão feio parto?! A Consciência Humana é este morcego! Por mais que a gente faça, à noite, ele entra Imperceptivelmente em nosso quarto!

11 O GRITO Edvard Munch

12 Os retirantes Portinari

13 O CUBISMO: A REALIDADE EM FORMAS GEOMÉTRICAS
“A arte é uma mentira que nos faz perceber a verdade” Pablo Picasso

14 O Cubismo nasceu das experiências de Pablo Picasso e Georges Braque em A pintura cubista, valorizando as formas geométricas (cones, esferas, cilindros, etc.), objetivava revelar o objeto em seus variados ângulos. Na literatura, o Cubismo viveu seu primeiro momento com um manifesto-síntese assinado por Guillaume Apollinaire e publicado em 1913 e, neste caso, buscava-se aproximar, ao máximo, as várias manifestações artísticas (pintura, música, literatura, escultura), ressaltando a importância dos espaços em branco e em preto da folha de papel e da impressão tipográfica. Propunha ainda as “palavras em liberdade”, “invenção de palavras” e a “destruição da sintaxe já condenada pelo uso”

15 Poema concreto de Guillaume Apollinaire
1908

16 Os três músicos Pablo Picasso

17 O DADAÍSMO: A arte que não é arte, mas é arte...

18 Em 1916, em plena guerra, quando tudo fazia supor uma vitória alemã, um grupo de refugiados em Zurique, na Suíça, inicia o mais radical movimento de Vanguarda Europeia: o Dadaísmo. Este movimento foi iniciado por TRISTAN TZARA, em seu manifesto DADÁ, em 1918. Embora a palavra DADA em francês signifique cavalo de madeira, sua utilização marca o non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem (como na fala de um bebê). Para reforçar esta ideia, foi estabelecido o mito de que o nome foi escolhido aleatoriamente, desta forma, abrindo-se uma página de um dicionário e inserindo-se um estilete sobre ela. Isso foi feito para simbolizar o caráter antirracional do movimento.

19 Características - Objetos comuns do cotidiano são apresentados de uma nova forma e dentro de um contexto artístico; - Irreverência artística; - Combate às formas de arte institucionalizadas; - Crítica ao capitalismo e ao consumismo; - Ênfase no absurdo, nos temas e nos conteúdos sem lógica; - Uso de vários formatos de expressão (objetos do cotidiano, sons, fotografias, poesias, músicas, jornais, etc.) na composição das obras de artes plásticas; - Forte caráter pessimista e irônico, principalmente com relação aos acontecimentos políticos do mundo.

20 Para fazer um poema dadaísta
Pegue um jornal, Pegue uma tesoura, Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar ao seu poema. Recorte o artigo. Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam este artigo e meta-os no saco. Agite suavemente, Tire em seguida cada pedaço um após o outro. Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tirada do saco. O poema se parecerá com você. E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público. Tristan Tzara

21 DUCHAMP A Fonte, 1917

22 O SURREALISMO A arte do sonho, do subconsciente, da não razão, da influência Freudiana

23 O Manifesto Surrealista foi lançado em Paris, em 1924, por André Breton, um ex-participante do Dadaísmo que rompera com Tristan Tzara. É importante salientar que o Surrealismo é um movimento iniciado num período entre guerras – entre as cinzas da I Guerra Mundial e as experiências acumuladas de todos os outros movimentos. O movimento recebe forte influência das teorias psicanalíticas de Sigmund Freud. A partir daí, os surrealistas proclamam que a arte nunca pode ser produzida pela razão inteiramente desperta. É influenciado também pelo Expressionismo, sondando o mundo interior, em busca do homem primitivo, da libertação do inconsciente, da valorização do sonho.

24 Os escritores do surrealismo rejeitaram o romance e a poesia em estilos tradicionais e que representavam os valores sociais da burguesia. As poesias e textos deste movimento são marcados pela livre associação de ideias, frases montadas com palavras recortadas de revistas e jornais e muitas imagens e ideias do inconsciente.

25 O livro MACUNAÍMA de Mário de Andrade é um bom exemplo do surrealismo na literatura brasileira. Ele foi escrito em apenas seis dias, possuindo uma narrativa mágica, quase automática, o autor reelabora temas de mitologia indígena e visões folclóricas.

26 Salvador Dalí O maior nome do Surrealismo
Desmaterilização próximo à rosa de Nero Salvador Dalí

27 Galatea das esferas Salvador Dalí


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