A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA CIRCULATÓRIO CIÊNCIAS NATURAIS 9º ANO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA CIRCULATÓRIO CIÊNCIAS NATURAIS 9º ANO."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA CIRCULATÓRIO CIÊNCIAS NATURAIS 9º ANO

2 Sistema Circulatório O sistema circulatório sanguíneo ou sistema cardiovascular é formado por: Coração- é o órgão que bombeia o sangue. Vasos sanguíneos – estruturas por onde circula o sangue, desde o coração até aos órgãos e destes até ao coração. Sangue – juntamente com a linfa faz parte do meio interno do organismo. O sistema circulatório sanguíneo, em conjunto com o sistema linfático, assegura a troca de substâncias entre nos diferentes órgão do corpo humano.

3 Coração O coração localiza-se na cavidade torácica entre os dois pulmões, envolvido por uma membrana, o pericárdio. O coração é constituído, principalmente, por tecido muscular cardíaco ou miocárdio.

4 Coração - Constituição
Internamente o coração está dividido em quatro cavidades: duas aurículas e dois ventrículos. As duas aurículas estão separadas pelo septo interauricular e os ventrículos pelo septo interventricular.

5 Coração – Válvulas cardíacas
Função: As válvulas cardíacas impedem o retorno do sangue. As válvulas AV separam as aurículas dos ventrículos – Válvulas auriculoventriculares. À saída dos ventrículos, no início da artéria aorta e da artéria pulmonar existem as válvulas semilunares ou arteriais.

6 Válvulas cardíacas Semilunar aberta Semilunar fechada

7 Coração - Constituição
Artéria pulmonar Veia pulmonar Artéria aorta Veia cava superior Veia cava inferior Aurícula esquerda Válvula AV bicúspide Ventrículo esquerdo Miocárdio Septo interventricular Ventrículo direito Válvula AV tricúspide Aurícula direita Válvula semilunar Prof Teresa Condeixa

8 Artéria e veias coronárias
Coração Veia cava superior Veia cava inferior Aurícula direita Ventrículo direito Aurícula esquerda Ventrículo esquerdo Artéria aorta Artéria pulmonar Veia pulmonar Artéria e veias coronárias Prof Teresa Condeixa

9 Vasos sanguíneos

10 Função vasos sanguíneos
As artérias são os vasos pelos quais o sangue sai do coração. As veias são os vasos que trazem o sangue para o coração. Os capilares são vasos muito finos que são responsáveis pelas trocas de gases e nutrientes nos tecidos.

11 Vasos sanguíneos

12 Pressão vasos sanguíneos

13 Veia

14 Sangue (Plasma e elementos celulares)
As principais funções do sangue são: o transporte, a regulação e a protecção.

15 Sangue DESIGNAÇÃO ELEMENTOS CELULARES DESCRIÇÃO
DIÂMETRO APROXIMADO EM (um) NÚMERO DE CÉLULAS POR mm3 DE SANGUE DURAÇÃO FUNÇÃO Globulos vermelhos , hemácias ou eritrócitos ampliados 600 vezes Discos bicôncavos Sem núcleo Com hemoglobina 6 a 8 a 120 dias Transporte de oxigénio e de dióxido carbono Glóbulos brancos ou leucócitos ampliados 500 vezes Formas variadas Com núcleo Núcleo com formas variadas De 7 a 20 6 000 9 000 Horas alguns anos Defesa do organismo Plaquetas, globulinas ou trombócitos ampliados 6800 vezes Córpusculos 2 a 4 8 a 12 dias Participam na coagulação sanguínea

16 Glóbulos vermelhos ou eritrócitos
Contêm hemoglobina que transporta oxigénio dos pulmões para os tecidos e dióxido de carbono em sentido inverso.

17 Glóbulos vermelhos ou eritrócitos
Hemoglobina + Oxigénio Oxi-hemoglobina (reacção instável) Hemoglobina + Dióxido de Carbono Carbo-hemoglobina (reacção instável)

18 Glóbulos vermelhos ou eritrócitos
Hemoglobina + Oxigénio Oxi-hemoglobina (reacção instável) Hemoglobina + Dióxido de Carbono Carbo-hemoglobina (reacção instável) Na presença de Monóxido de Carbono (gás venenoso que existe no tabaco, num esquentador defeituoso) a hemoglobina combina-se de uma maneira estável e irreversível. Este gás só é libertado quando o glóbulo vermelho morre.

19 Glóbulos vermelhos ou eritrócitos
Numa região de elevada altitude o número de glóbulos vermelhos é muito superior ao normal cerca de (a quantidade de oxigénio que cada hemácia é capaz de fixar varia em função da concentração de oxigénio no ambiente Os efeitos da altitude

20 Glóbulos brancos ou leucócitos
Defesa do organismo contra tumores, micoorganismos e toxinas.

21 Glóbulos brancos Pseudópodes

22 Glóbulos brancos Prof Teresa Condeixa

23  As plaquetas são constituídas essencialmente por proteínas e desempenham um papel muito importante na coagulação do sangue. Plaquetas As plaquetas desempenham um papel muito importante na coagulação do sangue. O processo de coagulação decorre da seguinte forma: As plaquetas aderem ao local da lesão e formam um agregado que diminui a perda de sangue. As plaquetas juntamente com a células lesadas produzem uma substância que transforma o fibrinogénio em fibrina. A fibrina forma uma rede onde ficam aprisionadas as células sanguíneas. Decorridas umas horas, o coágulo ou crosta retrai e liberta um líquido diferente do plasma, o soro (plasma sem fibrinogénio).

24 Formação de células sanguíneas
Os elementos figurados do sangue derivam de células indiferenciadas (stem cells ou células estaminais) na medula óssea vermelha.

25 Sistema Linfático O sistema linfático é constituído pela linfa, vasos linfáticos, tecido linfático, gânglios linfáticos, amígdalas baço e timo. Desempenha um papel fundamental no equilíbrio do meio interno, na defesa do organismo e na absorção de gorduras resultantes da digestão.

26 Formação da linfa

27 Ciclo cardíaco Sístole- Contracção do músculo cardíaco.
Diástole-Relaxamento. Prof Teresa Condeixa

28 Circulação sanguínea

29 Sangue venoso/arterial
Sangue arterial (rico em oxigénio) Sangue venoso (rico em dióxido de carbono)

30 Circulação sistémica Sangue arterial Ventrículo esquerdo Artéria aorta
Todo o organismo Sangue venoso Sangue venoso Aurícula direita Veias cavas

31 Circulação pulmonar Sangue venoso Ventrículo Direito Artéria pulmonar
Pulmões Sangue arterial Sangue arterial Aurícula esquerda Veia pulmonar

32 Pressão ventrículos Prof Teresa Condeixa

33 Pressão arterial Prof Teresa Condeixa

34 Doenças cardiovasculares
Estas doenças são indicadores de saúde pois são responsáveis por elevadas taxas de morbilidade, invalidez e mortalidade. As doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte em Portugal.

35 Aterosclerose Aterosclerose é uma doença da parede das artérias. Há perda da elasticidade e deposição de placas de gordura na camada interna das. O resultado é o entupimento das artérias prejudicando a circulação. Essas placas de gordura são formadas por colesterol e recebem o nome de placas de ateroma, daí o nome da doença.

36 Enfarte do miocárdio O enfarte do miocárdio é um processo de necrose (morte do tecido) de parte do músculo Cardíaco por falta sangue, se as artérias coronárias entupirem.

37 AVC O AVC (Acidente Vascular Cerebral)decorre do entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos no encéfalo (hemorragia).

38 Hipertensão Quando o sangue exerce demasiada pressão sobre a parede das artérias , a pressão arterial é alta. Consideram-se hipertensos os indivíduos que mantêm continuamente uma pressão arterial acima de 140 por 90 mmHg ou 14x9. Esta situação inspira cuidados e atenção médica pelo risco cardiovascular.

39 Varizes

40 Pacemaker Um pacemaker é um pequeno dispositivo que produz impulsos eléctricos que estimulam o músculo cardíaco com o intuito de manter ou regular o ritmo cardíaco.

41 Doenças cardiovasculares
A prevenção das doenças cardiovasculares está directamente relacionada com estilos de vida saudáveis.

42 Dar sangue A partir dos 18 anos…

43 POEMA DO CORAÇÃO Eu queria que o Amor estivesse realmente no coração, e também a Bondade, e a Sinceridade, e tudo, e tudo o mais, tudo estivesse realmente no coração. Então poderia dizer-vos: "Meus amados irmãos, falo-vos do coração", ou então: "com o coração nas mãos". Mas o meu coração é como o dos compêndios Tem duas válvulas (a tricúspide e a mitral) e os seus compartimentos (duas aurículas e dois ventrículos). O sangue a circular contrai-os e distende-os segundo a obrigação das leis dos movimentos. Por vezes acontece ver-se um homem, sem querer, com os lábios apertados, e uma lâmina baça e agreste, que endurece a luz dos olhos em bisel cortados. Parece então que o coração estremece. Mas não. Sabe-se, e muito bem, com fundamento prático, que esse vento que sopra e que ateia os incêndios, é coisa do simpático. Vem tudo nos compêndios. Então, meninos! Vamos à lição! Em quantas partes se divide o coração? ANTÓNIO GEDEÃO ( )


Carregar ppt "SISTEMA CIRCULATÓRIO CIÊNCIAS NATURAIS 9º ANO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google